No Espírito Santo, a Lei Complementar Nº 248, de 28 de junho de 2002, criou o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), sendo uma de suas competências ‘estabelecer diretrizes e orientar de forma compartilhada com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) as atividades técnicas e administrativas de informação, comunicação, mobilização social e demais ações relacionadas com a Política Estadual de Educação Ambiental’.”
(Disponível em: https://iema.es.gov.br/educacao_ambiental/historico, acessado em: 19/05/2024.)
Por meio do Iema, o estado do Espírito Santo concentrou esforços em ações sobre os impactos do chamado DESASTRE DO RIO DOCE, em 2015. O que foi o DESASTRE DO RIO DOCE?
João, Maria, Pedro e Ana são uma família. Considere o conjunto de informações a seguir sobre as relações de parentesco dessa família:
• João é pai de Pedro.
• Maria é mãe de Pedro.
• Pedro e Ana possuem os mesmos pais.
Com base nessas informações, qual é o parentesco de Ana com João e Maria?
“Os rápidos avanços tecnológicos trazem uma revolução no campo e no agronegócio brasileiro, transformando os sistemas produtivos e o cotidiano das áreas de agricultura por todo o País.” Em que consiste a Agricultura Digital (AD)?
O IBGE apresenta Itaguaçu/ES com uma taxa de escolarização de 98,7% entre os 6 e 14 anos de idade (dados de 2010).
(Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/es/itaguacu/panorama, acessado em: 19/05/2024.)
Qual o nível de escolarização nesta faixa etária?
Complete a frase corretamente: “O rio _______________ no mar.”
A legislação sobre águas no Brasil é uma estrutura abrangente que visa a gestão, conservação e proteção dos recursos hídricos do país. Com base na Constituição Federal de 1988, o gerenciamento dos recursos hídricos é descentralizado, com a responsabilidade compartilhada entre os governos federal, estaduais e municipais, bem como a participação da sociedade civil organizada. A Lei nº 9.433/1997, conhecida como Lei das Águas, estabelece princípios, diretrizes e instrumentos para a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos. Além disso, o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) coordena as ações e políticas relacionadas à água em todo o território nacional, promovendo a utilização racional e equitativa dos recursos.
Assinale a alternativa que contenha o principal instrumento estabelecido pela Lei nº 9.433/1997 para a gestão dos recursos hídricos no Brasil.
O que é água?
A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de hidrogênio (símbolo H) e uma parte de oxigênio (símbolo O). Sua fórmula química é H2O.
A água pode ser doce ou salgada. A água do mar é salgada porque os rios carregam para o mar cloro e sódio que se desprendem na erosão das rochas dos seus leitos. Como os rios recebem mais água doce das chuvas que evaporam, sua água continua doce.
Com o mar é diferente: ele perde mais água por meio da evaporação do que ganha com a chuva. Assim, como o sal não evapora com a água, essa substância vai se acumulando e se concentrando no mar. A repetição desse fenômeno durante centenas de milhões de anos aumentou a concentração de cloreto de sódio nos oceanos, tornando-os salgados como são hoje.
A água pode se apresentar em diversos estados: líquido, sólido (gelo) e gasoso (vapor d’água).
(GARCEZ, Lucília; GARCEZ, Cristina. Água. São Paulo: Callis, 2010. p. 5. Coleção Planeta sustentável. Disponível em: https://acessaber.
com.br/atividades/atividade-de-ciencias.)
O texto pode ser classificado em:
Paulo precisou comprar uma máquina de lavar. Pesquisou o preço em três lojas diferentes. Na primeira loja, o valor do produto era 20% mais caro que na segunda loja e 10% mais barato que na terceira loja. Sabe-se que o valor do produto na terceira loja era de R$ 500,00. Qual o valor do produto na primeira loja?
Marcia comprou um carro por R$ 50.000,00. Após um ano, o preço do carro abaixou em 10%. Ao descobrir que seu carro estava valendo 10% a menos na tabela oficial de preços, Márcia ficou nervosa e bateu o carro, que acabou amassando. Ela ficou chateada, foi vender o carro e acabou perdendo mais 10% do valor da tabela oficial. Após a batida, quanto ficou valendo o carro de Márcia?
Um dos maiores desafios do Brasil é a substituição de veículos antigos e altamente poluentes por aqueles mais modernos e sustentáveis. Qual a fonte de energia, considerada poluente, que move os veículos, ainda em maior número circulando no Brasil?
“A expressão, desenvolvimento sustentável, designa um modelo de desenvolvimento que visa a articular o progresso econômico, social e político dos Estados nacionais com a preservação ambiental, levando em consideração a finitude da maioria dos recursos naturais de que a sociedade faz uso.”
(Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/desenvolvimento-sustentavel.htm.)
Assinale a alternativa que apresenta exemplos de ações sustentáveis.
A legislação sobre águas no Brasil é uma estrutura abrangente que visa a gestão, conservação e proteção dos recursos hídricos do país. Com base na Constituição Federal de 1988, o gerenciamento dos recursos hídricos é descentralizado, com a responsabilidade compartilhada entre os governos federal, estaduais e municipais, bem como a participação da sociedade civil organizada. A Lei nº 9.433/1997, conhecida como Lei das Águas, estabelece princípios, diretrizes e instrumentos para a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos. Além disso, o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) coordena as ações e políticas relacionadas à água em todo o território nacional, promovendo a utilização racional e equitativa dos recursos.
Assinale a alternativa que tenha o principal objetivo da legislação brasileira sobre águas.
A operação de equipamentos para a dosagem de produtos químicos no tratamento de água é essencial para garantir a qualidade da água tratada. Produtos como coagulantes, floculantes, cloro e outros desinfetantes são fundamentais para os processos de coagulação, floculação e desinfecção. A dosagem correta desses produtos é crucial para evitar tanto a subdosagem, que pode resultar em tratamento inadequado, quanto a superdosagem, que pode causar desperdício e problemas de saúde pública. Para assegurar a dosagem precisa e contínua, são utilizados equipamentos como bombas dosadoras, tanques de armazenamento e sistemas de controle automático. Estes equipamentos são projetados para manter a concentração ideal dos produtos químicos, assegurando a eficiência dos processos de tratamento e a segurança do sistema. Com isso, marque a alternativa que contenha a principal função dos equipamentos utilizados na dosagem de produtos químicos no tratamento da água.
O que é água?
A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de hidrogênio (símbolo H) e uma parte de oxigênio (símbolo O). Sua fórmula química é H2O.
A água pode ser doce ou salgada. A água do mar é salgada porque os rios carregam para o mar cloro e sódio que se desprendem na erosão das rochas dos seus leitos. Como os rios recebem mais água doce das chuvas que evaporam, sua água continua doce.
Com o mar é diferente: ele perde mais água por meio da evaporação do que ganha com a chuva. Assim, como o sal não evapora com a água, essa substância vai se acumulando e se concentrando no mar. A repetição desse fenômeno durante centenas de milhões de anos aumentou a concentração de cloreto de sódio nos oceanos, tornando-os salgados como são hoje.
A água pode se apresentar em diversos estados: líquido, sólido (gelo) e gasoso (vapor d’água).
(GARCEZ, Lucília; GARCEZ, Cristina. Água. São Paulo: Callis, 2010. p. 5. Coleção Planeta sustentável. Disponível em: https://acessaber.
com.br/atividades/atividade-de-ciencias.)
O termo “FENÔMENO” que se encontra no texto é uma palavra:
O que é água?
A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de hidrogênio (símbolo H) e uma parte de oxigênio (símbolo O). Sua fórmula química é H2O.
A água pode ser doce ou salgada. A água do mar é salgada porque os rios carregam para o mar cloro e sódio que se desprendem na erosão das rochas dos seus leitos. Como os rios recebem mais água doce das chuvas que evaporam, sua água continua doce.
Com o mar é diferente: ele perde mais água por meio da evaporação do que ganha com a chuva. Assim, como o sal não evapora com a água, essa substância vai se acumulando e se concentrando no mar. A repetição desse fenômeno durante centenas de milhões de anos aumentou a concentração de cloreto de sódio nos oceanos, tornando-os salgados como são hoje.
A água pode se apresentar em diversos estados: líquido, sólido (gelo) e gasoso (vapor d’água).
(GARCEZ, Lucília; GARCEZ, Cristina. Água. São Paulo: Callis, 2010. p. 5. Coleção Planeta sustentável. Disponível em: https://acessaber.
com.br/atividades/atividade-de-ciencias.)
De acordo com o texto, no primeiro parágrafo: a água é “transparente, sem sabor e odor”. Mas, podemos dizer que a água pode ser, de acordo com sua leitura: