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Considerando-se a Resolução nº 26, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, de 05 de abril de 2016. De acordo com o Art. 2º da referida resolução, um câmpus do IFSP tem como uma de suas finalidades e características:

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa INCORRETA:

A Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). No Art. 28 da referida lei há o detalhamento das responsabilidades do poder público no que tange ao direito à educação e inclusão da pessoa com deficiência. Com relação àquilo exposto neste artigo, assinale a alternativa INCORRETA, quanto a incumbências do poder público.

A variedade linguística encontrada no texto retrata

Terêncio, servidor público federal lotado na Reitoria do IFSP, pretende atuar como procurador de Aristóteles, filho de seu irmão Nicômaco, pleiteando benefício assistencial estudantil a que faz jus. Contudo, diante do rol de proibições que abarcam a carreira federal, o servidor dirigiu-se à Coordenadoria Sociopedagógica do campus onde Aristóteles estuda, para o esclarecimento de dúvidas. Considerando a hipótese aventada, e nos termos da Lei nº 8.112/90, Terêncio:

Considere a seguinte situação hipotética: Na data de 01.04.2018, Heráclito, servidor público federal, acredita ter completado o interstício necessário para Progressão por Mérito Profissional na Carreira, já que o termo inicial desde a última progressão ocorreu em 01.10.2016. Contudo, ao consultar o departamento de gestão de pessoas da repartição federal em que se encontra lotado, recebeu a informação de que, durante tal interstício, gozou de licença para capacitação por um período de 3 (três) meses, não obstante, ter obtido resultados suficientes em programa de avaliação de desempenho. Com base na Lei nº 11.091/2005, Heráclito:

Dez servidores de uma instituição recebem R$ 4.000,00 de remuneração por 5 dias de trabalho. Considerando que os servidores recebem o mesmo salário diário, qual seria o valor gasto com a remuneração de quinze servidores durante oito dias de trabalho?

Considere as seguintes assertivas a respeito da Lei nº 11.892/2008: I. Os Institutos Federais possuem a natureza jurídica de autarquia, exceto o Colégio Pedro II. II. Os Institutos Federais não possuem autonomia para registrar diplomas dos cursos por eles oferecidos. III. Estimular o empreendedorismo é uma das finalidades e características dos Institutos Federais. IV. O Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior são órgãos superiores dos Institutos Federais, e ambos possuem o caráter consultivo e deliberativo. Está correto o que se afirma APENAS em:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia tem como um de seus focos formativos a Educação Profissional Técnica em Nível Médio e, neste sentido, o documento base “Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio" (2007), apresenta “como síntese alguns pressupostos que os sistemas e instituições devem considerar para a elaboração do projetopolítico pedagógico do ensino médio integrado à formação profissional destes cursos". Dentre alguns pressupostos apresentados no referido documento analise as afirmações:

I – Considerar as necessidades materiais dos estudantes, bem como proporcionar condições didático-pedagógicas às escolas e aos professores.

II – Resgatar a escola como um lugar de memória.

III – Priorizar a formação a partir das necessidades estabelecidas pelo mercado de trabalho, estabelecendo como foco as demandas apresentadas localmente aos sujeitos.

IV – Construir e contar com a adesão de gestores e educadores responsáveis pela formação geral e pela formação específica, bem como da comunidade em geral.

V – Transformar o projeto de formação integrada em uma experiência de democracia participativa e de recriação permanente.

Estão CORRETOS de acordo com o referido documento, os pressupostos indicados na alternativa:

Uma Pedagoga da Coordenadoria Sociopedagógica de um câmpus do IFSP está orientando um docente ingressante sobre os tipos de avaliações existentes.

Considerando o que dispõe a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a avaliação no ambiente educacional compreende 3 (três) dimensões básicas. Faça a correspondência adequada das dimensões de avaliação com suas respectivas características:

1- avaliação da aprendizagem;

2- avaliação institucional;

3- avaliação de redes de Educação Básica.

( ) baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político;

( ) rever o conjunto de objetivos e metas a serem concretizados, mediante ação dos diversos segmentos da comunidade educativa, o que pressupõe delimitação de indicadores compatíveis com a missão da escola, além de clareza quanto ao que seja qualidade social da aprendizagem e da escola;

( ) os resultados dessa avaliação sinalizam para a sociedade se a escola apresenta qualidade suficiente para continuar funcionando como está;

( ) de caráter formativo predominando sobre o quantitativo e classificatório, adota uma estratégia de progresso individual e contínuo que favorece o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Considere o trecho abaixo, extraído do livro “Educação escolar: políticas, estrutura e organização" (LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA João Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. 10ª. ed. São Paulo: Cortez, 2012):

“No âmbito dos sistemas de ensino e das escolas, procura-se reproduzir a lógica da competição e as regras do mercado, com a formação de um mercado educacional. Busca-se a eficiência pedagógica por meio da instalação de uma pedagogia da concorrência, da eficiência e dos resultados (da produtividade)". (LIBÂNEO; OLIVEIRA; TOSCHI, 2012, p. 126)

Dentre as informações apresentadas abaixo, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE um dos elementos conforme é defendido pelos autores. “Essa pedagogia tem sido levada a efeito, em geral, mediante":

Segundo Veiga (2011), no que se refere ao Projeto Político-Pedagógico, é correto afirmar que:

I - É um agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas voltadas para os estudantes.

II- É construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.

III- Tem o professor como protagonista de sua construção, uma vez que ele é o responsável pelo processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

IV- Busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade.

Estão CORRETAS as afirmativas:

João é discente em uma única instituição de ensino, onde realiza o Ensino Médio no período matutino e o Curso Técnico em Informática no período noturno, possuindo duas matrículas distintas. Nesse caso, considerando o disposto no artigo 4º, § 1º, inciso II, do Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, o discente está realizando a educação profissional técnica de nível médio articulada na forma:

“Se a escola é o lugar da construção da autonomia e da cidadania, a avaliação dos processos, sejam eles das aprendizagens, da dinâmica escolar ou da própria instituição, não deve ficar sob a responsabilidade apenas de um ou de outro profissional, é uma responsabilidade tanto da coletividade, como de cada um, em particular". (FREITAS; FERNANDES, 2008, p. 18)

Com base nas concepções sobre o processo avaliativo, apresentadas pelos autores, considere:

I- A avaliação é uma atividade que envolve legitimidade técnica e legitimidade política na sua realização.

II- A avaliação formativa é aquela que orienta os estudantes para a realização de seus trabalhos e de suas aprendizagens, ajudando-os a localizar suas dificuldades e suas potencialidades, redirecionando-os em seus percursos.

III- Do ponto de vista educacional, avaliar a aprendizagem dos estudantes perpassa, necessariamente, pela atribuição de uma nota ou conceito sobre o conhecimento adquirido.

IV- A avaliação da aprendizagem, da instituição e do sistema escolar tem o protagonismo central do professor, do coletivo de profissionais e do poder público, respectivamente. Esses três níveis de avaliação apresentam sua autonomia e são independentes entre si.

Estão INCORRETAS as afirmações:

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