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Leia o texto abaixo para responder à questão

Conquanto a obra de Machado de Assis seja permeada da variante linguística culta da língua portuguesa, observam-se algumas marcas de oralidade, tais como em “Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte.” (linhas 1 e 2). A principal marca de oralidade presente no texto, do ponto de vista do emprego das categorias gramaticais, é a utilização 

Leia o texto abaixo para responder à questão

Na alteração da estruturação sintática de “autor defunto” (linha 3) para “defunto autor” (linha 3), o narrador de Memórias Póstumas utilizou-se de um recurso linguístico de natureza 

Leia o excerto abaixo, retirado do capítulo segundo da obra Raízes do Brasil, escrita pelo sociólogo Sergio Buarque de Holanda, para responder à questão.

“A indolência é vício que partilhamos com naturais de
algumas terras quentes, mas não com qualquer outro
povo do norte da Europa”

Com base nos pressupostos linguísticos em significação das palavras, pode-se afirmar que o signo “indolência” significa, no texto apresentado, 

Leia os textos abaixo para responder à questão.


TEXTO I

EPÍLOGO

Vocês, melhor aprenderem a ver, em vez de apenas
Arregalar os olhos, e a agir, em vez de somente falar.
Uma coisa dessas quase chegou a governar o mundo!
Os povos conseguiram dominá-la, mas ainda
Émuito cedo para sair cantando vitória:
O ventre que gerou a coisa imunda continua fértil!
(Bertolt Brecht)


TEXTO II


    Esse texto é o epílogo, muito célebre, da peça teatral A
resistível ascensão de Arturo Ui, no qual o dramaturgo se dirige
aos espectadores. Escrita nos anos de 1940 e revista durante a
década de 1950, a peça tem como referências históricas a ascensão
do nazifacismo na Europa e a Segunda Guerra Mundial. Assim, a
“coisa” que “quase chegou a governar o mundo”, de que fala o texto,
remete ao projeto nazifacista de dominação, do qual são parte
inseparável, além da mencionada guerra mundial, também os
programas de perseguição e de extermínio de minorias étnico-
religiosas, de dissidentes políticos e de minorias sexuais, entre
outros grupos. Essa conjugação característica de violência e
preconceito, gangsterismo e terror, regressão e barbárie é que o
autor designou como “a coisa imunda”.

Com base em seus conhecimentos sobre funções comunicativas da linguagem, pode-se afirmar que o TEXTO II procura estabelecer com o TEXTO I a relação de

Sobre as disposições constitucionais relativas ao meio ambiente, assinale a alternativa incorreta.

Leia o texto abaixo para responder à questão

O texto acima, por ter sido escrito no século XIX, possui algumas peculiaridades linguísticas que chamam a atenção do leitor contemporâneo. Entre elas, a sentença “Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento...” (linha 2). Caso tal sentença fosse reescrita no português culto brasileiro, ter-se-ia a seguinte frase: 

Leia o texto abaixo, retirado de uma campanha interna de uma indústria de refrigerantes, e responda à questão:

A associação dos signos linguísticos “Cola-Cola” e “Fanta” confirmam a pretensão comunicativa do gênero em questão. Para o entendimento desse texto, tal pretensão exige do leitor um conhecimento 

Leia o texto abaixo, retirado de uma sentença, e responda à questão.

Oficie-se à Ouvidoria Judiciária, encaminhando-se cópia da
presente sentença.

Sem prejuízo, cumpra o cartório o determinado à fl. 480, 4º
parágrafo, procedendo-se o traslado e desapensamento
necessários.

Publique-se. Registre-se. Intime-se.
X
Juiz de Direito

No gênero textual sentença, apresentado acima, a utilização das partículas “se” possui função textual de indicar 

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Neologismo

Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
Que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo:
Teadoro, Teodora.

(Manuel Bandeira)

Com base no poema de Manuel Bandeira e em seus conhecimentos sobre sintaxe, gênero poético e ortografia, podese afirmar que 

Sobre a Ordem Social, analise as afirmativas abaixo.

  1.  O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público
    subjetivo.
  2. O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público,
    ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade
    competente.
  3. Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no
    ensino fundamental e na educação infantil.

Assinale

De acordo com a Lei nº 8.112/90, as penalidades disciplinares
serão aplicadas:

  1. Pelo Presidente da República, pelos Presidentes das Casas
    do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo
    Procurador-Geral da República, quando se tratar de demissão
    e cassação de aposentadoria ou disponibilidade de servidor
    vinculado ao respectivo Poder, órgão, ou entidade.
  2. Pelo chefe da repartição e outras autoridades na forma dos
    respectivos regimentos ou regulamentos, nos casos de
    advertência ou de suspensão de até 30 (trinta) dias.
  3. Pela autoridade que houver feito a nomeação, quando se tratar
    de destituição de cargo em comissão.

Assinale

Entendendo que considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, analise os exemplos a seguir:

  1. Aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino.
  2. Levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e à expansão do ensino.
  3. Formação de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive diplomáticos.
  4. Realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino.

Estão compreendidas entre as despesas mencionadas

O Brasil é reconhecido mundialmente como um dos países que possui um aparato de marcos legais dos mais completos, com importantes políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos individuais e coletivos para a efetiva inclusão social das pessoas com deficiência. Contudo, se perfilha a ideia de que ainda não se tenha completado a transição de medidas assistencialistas para aquelas de caráter emancipatório. Sendo assim é correto afirmar que ações afirmativas são políticas sociais de apoio e promoção de grupos socialmente fragilizados, visando a promover sua integração social e, consequentemente, a igualdade material, exceto

Com relação às finalidades, características e objetivos em nível de educação superior do Instituto Federal da Paraíba, analise as afirmativas a seguir.

  1. Cursos superiores de tecnologia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia.
  2. Cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas à formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional.
  3. Cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento.

Assinale

Com o uso das tecnologias da informação e da comunicação no trabalho pedagógico, o professor precisa se dar conta que pode potencializar a comunicação e a aprendizagem utilizando interfaces da Internet. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

  1. A ferramenta está para a sociedade industrial como instrumento de fabricação, de manufatura. A interface está para a cibercultura como espaço on-line de encontro e de comunicação entre duas ou mais faces. É mais do que um mediador de interação ou tradutor de sensibilidades entre as faces. Isso sim seria "ferramenta", termo inadequado para exprimir o sentido de "ambiente", de "espaço" no ciberespaço ou "universo paralelo de zeros e uns.
  2. II. O professor pode lançar mão das interfaces para a co-criação da comunicação e da aprendizagem em sua sala de aula presencial e on-line. Elas favorecem integração, sentimento de pertença, trocas, crítica e autocrítica, discussões temáticas, elaboração, colaboração, exploração, experimentação, simulação e descoberta.
  3. Apenas de forma mediada, o chat permite discussões temáticas e elaborações colaborativas que estreitam laços e impulsionam a aprendizagem. O texto das participações é quase sempre telegráfico, ligeiro, não linear e próximo da linguagem oral, efervescente e polifônico.

Assinale

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