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Princípios são leis ou fundamentos gerais de uma determinada racionalidade, dos quais derivam leis ou questões mais específicas. No caso do trabalho como princípio educativo, a afirmação remete à relação entre o trabalho e a educação, no qual se afirma o caráter formativo do trabalho e da educação como ação humanizadora por meio do desenvolvimento de todas as potencialidades do ser humano. Portanto, identifique a alternativa correta que trata do seu campo específico de discussão teórica em que se parte do trabalho como produtor dos meios de vida, tanto nos aspectos materiais como culturais, ou seja, de conhecimento, de criação material e simbólica, e de formas de sociabilidade.

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Em relação a verificação do rendimento escolar na educação básica, é incorreto afirmar:

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O profissional que é o grande responsável para que a inclusão ocorra na escola, abrindo espaços e promovendo trocas de experiências importantes, desenvolvendo uma gestão democrática e participativa dentro, é claro, de suas possibilidades e de acordo com o contexto em que atua na comunidade, favorecendo a formação e a consolidação de equipes de trabalho é o

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Leia os textos abaixo para responder à questão.


TEXTO I

EPÍLOGO

Vocês, melhor aprenderem a ver, em vez de apenas
Arregalar os olhos, e a agir, em vez de somente falar.
Uma coisa dessas quase chegou a governar o mundo!
Os povos conseguiram dominá-la, mas ainda
Émuito cedo para sair cantando vitória:
O ventre que gerou a coisa imunda continua fértil!
(Bertolt Brecht)


TEXTO II


    Esse texto é o epílogo, muito célebre, da peça teatral A
resistível ascensão de Arturo Ui, no qual o dramaturgo se dirige
aos espectadores. Escrita nos anos de 1940 e revista durante a
década de 1950, a peça tem como referências históricas a ascensão
do nazifacismo na Europa e a Segunda Guerra Mundial. Assim, a
“coisa” que “quase chegou a governar o mundo”, de que fala o texto,
remete ao projeto nazifacista de dominação, do qual são parte
inseparável, além da mencionada guerra mundial, também os
programas de perseguição e de extermínio de minorias étnico-
religiosas, de dissidentes políticos e de minorias sexuais, entre
outros grupos. Essa conjugação característica de violência e
preconceito, gangsterismo e terror, regressão e barbárie é que o
autor designou como “a coisa imunda”.

Com base nas relações de coesão textual, pode-se afirmar que, no TEXTO I, o remissivo “la”, em “dominá-la” possui referente textual

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Leia o texto abaixo para responder à questão

O gênero textual romance possui características predominantemente narrativas. No excerto acima, a sentença linguística que não consigna essa afirmação, e que - por isso - possui natureza mais descritiva, predominantemente, é: 

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Leia o texto abaixo para responder à questão

O título “ÓBITO DO AUTOR" possui locução (do autor) ligada ao substantivo (óbito). Caso tal relação fosse analisada sob a ótica da sintaxe, ter-se-ia que a locução (do autor) exerceria a mesma função sintática que o termo sublinhado exerce na sentença abaixo:

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Leia o texto abaixo para responder à questão

No recorte textual, “(...) por onze amigos. Onze amigos!” (linha 8), a repetição do signo linguístico “amigos”, relacionada à sequência do texto, bem como à sentença “Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei.” (linha 14), sugere 

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Com base nas disposições do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas abaixo.

  1. É vedado ao servidor público permitir que perseguições,
    simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem
    pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados
    administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou
    inferiores.
  2. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se
    por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato
    ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza
    permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem
    retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente
    a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as
    fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas
    públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer
    setor onde prevaleça o interesse do Estado.
  3. É vedado ao servidor público ligar o seu nome a
    empreendimentos de cunho esportivo ou religioso.

Assinale

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Analisando as relações entre gestão escolar e a educação inclusiva, relacione as colunas abaixo.

  1. Declaração Universal dos Direitos Humanos
  2. Declaração Mundial sobre Educação para Todos
  3. Declaração de Salamanca
  4. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

( ) Estabelece que a educação especial deve ser oferecida no ensino regular para os alunos com necessidades educacionais especiais, sendo necessária a reorganização social para atendimento das pessoas com igualdade, quanto às mais complexas e diversas diferenças, físicas ou cognitivas.

( ) A proposta de universalização do ensino com qualidade e redução da desigualdade, tornam-se fatores seminais à educação: o combate da discriminação, o comprometimento com os excluídos, a satisfação das necessidades básicas de aprendizagem das pessoas com deficiência e a garantia do acesso ao sistema educativo regular.

( ) A educação é um direito de todos; deve ser gratuita; o ensino fundamental (elementar) obrigatório; o ensino técnico e profissional generalizado e o ensino superior aberto a todos em plena igualdade.

( ) Reafirma o compromisso com a educação para todos e reconhece a necessidade de alterações nos sistemas de ensino e nas escolas para que a educação inclusiva se efetive.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

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Assinale abaixo a única definição legal do crime de condescendência criminosa.

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Leia o excerto abaixo, retirado do capítulo segundo da obra Raízes do Brasil, escrita pelo sociólogo Sergio Buarque de Holanda, para responder à questão.

“A indolência é vício que partilhamos com naturais de algumas terras quentes, mas não com qualquer outro povo do norte da Europa”

Com base em seus conhecimentos sobre sintaxe de harmonia entre verbo e sujeito (concordância verbal), pode-se afirmar que o sujeito

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Leia os textos abaixo para responder à questão.


TEXTO I

EPÍLOGO

Vocês, melhor aprenderem a ver, em vez de apenas
Arregalar os olhos, e a agir, em vez de somente falar.
Uma coisa dessas quase chegou a governar o mundo!
Os povos conseguiram dominá-la, mas ainda
Émuito cedo para sair cantando vitória:
O ventre que gerou a coisa imunda continua fértil!
(Bertolt Brecht)


TEXTO II


    Esse texto é o epílogo, muito célebre, da peça teatral A
resistível ascensão de Arturo Ui, no qual o dramaturgo se dirige
aos espectadores. Escrita nos anos de 1940 e revista durante a
década de 1950, a peça tem como referências históricas a ascensão
do nazifacismo na Europa e a Segunda Guerra Mundial. Assim, a
“coisa” que “quase chegou a governar o mundo”, de que fala o texto,
remete ao projeto nazifacista de dominação, do qual são parte
inseparável, além da mencionada guerra mundial, também os
programas de perseguição e de extermínio de minorias étnico-
religiosas, de dissidentes políticos e de minorias sexuais, entre
outros grupos. Essa conjugação característica de violência e
preconceito, gangsterismo e terror, regressão e barbárie é que o
autor designou como “a coisa imunda”.

Com base em seus conhecimentos sobre funções comunicativas da linguagem, pode-se afirmar que o TEXTO II procura estabelecer com o TEXTO I a relação de

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Sobre as disposições constitucionais relativas ao meio ambiente, assinale a alternativa incorreta.

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Relacione as colunas abaixo.

  1. Integração pelas competências e habilidades a serem formadas
    nos alunos. 
  2. Integração de conceitos das disciplinas mantendo a lógica dos
    saberes disciplinares de referência.
  3. Integração via interesses dos alunos e buscando referência nas
    questões sociais e políticas mais amplas (via disciplinas
    escolares)

( ) Constitui os processos interdisciplinares. Por vezes, mesmo que seja uma proposta interessante por ensinar os princípios das disciplinas de forma mais coerente com matrizes disciplinares de referência, permanece em uma lógica acadêmica. As questões do cotidiano só aparecem como “contextualização” das disciplinas, visando a dinamizar a aula e motivar o aluno. Por exemplo, o aluno não precisa entender o cotidiano em sua complexidade para atender às avaliações.

( ) Perspectiva instrumental. O que importa é formar o aluno para “saber fazer” uma ação, sendo os saberes integrados na ação. É inegável que muitos de nossos saberes se expressam e precisam se expressar em um “saber fazer” – uma habilidade ou um comportamento –, mas reduzir os saberes ao saber fazer é uma perspectiva limitada e coercitiva da prática pedagógica. Um exemplo de aplicação dessa modalidade pode ser encontrado em princípios curriculares das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

( ) Pode-se situar nessa modalidade, sob perspectivas diversas, o currículo por projetos, mais na linha progressivista, distanciada de questões sócio-políticas mais amplas; o currículo por temas geradores, mais na linha da valorização dos saberes populares, dentre outros.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

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Provas: IDECAN - 2019 - IF-PB - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Currículo

Planejamento Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares. Sobre o tema, é incorreto afirmar que

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) E
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) A
  •  
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