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Leia o texto abaixo para responder à questão

Na alteração da estruturação sintática de “autor defunto” (linha 3) para “defunto autor” (linha 3), o narrador de Memórias Póstumas utilizou-se de um recurso linguístico de natureza 

Leia o excerto abaixo, retirado do capítulo segundo da obra Raízes do Brasil, escrita pelo sociólogo Sergio Buarque de Holanda, para responder à questão.

“A indolência é vício que partilhamos com naturais de
algumas terras quentes, mas não com qualquer outro
povo do norte da Europa”

Com base nos pressupostos linguísticos em significação das palavras, pode-se afirmar que o signo “indolência” significa, no texto apresentado, 

Leia os textos abaixo para responder à questão.


TEXTO I

EPÍLOGO

Vocês, melhor aprenderem a ver, em vez de apenas
Arregalar os olhos, e a agir, em vez de somente falar.
Uma coisa dessas quase chegou a governar o mundo!
Os povos conseguiram dominá-la, mas ainda
Émuito cedo para sair cantando vitória:
O ventre que gerou a coisa imunda continua fértil!
(Bertolt Brecht)


TEXTO II


    Esse texto é o epílogo, muito célebre, da peça teatral A
resistível ascensão de Arturo Ui, no qual o dramaturgo se dirige
aos espectadores. Escrita nos anos de 1940 e revista durante a
década de 1950, a peça tem como referências históricas a ascensão
do nazifacismo na Europa e a Segunda Guerra Mundial. Assim, a
“coisa” que “quase chegou a governar o mundo”, de que fala o texto,
remete ao projeto nazifacista de dominação, do qual são parte
inseparável, além da mencionada guerra mundial, também os
programas de perseguição e de extermínio de minorias étnico-
religiosas, de dissidentes políticos e de minorias sexuais, entre
outros grupos. Essa conjugação característica de violência e
preconceito, gangsterismo e terror, regressão e barbárie é que o
autor designou como “a coisa imunda”.

Com base em seus conhecimentos sobre funções comunicativas da linguagem, pode-se afirmar que o TEXTO II procura estabelecer com o TEXTO I a relação de

Sobre as disposições constitucionais relativas ao meio ambiente, assinale a alternativa incorreta.

Leia o texto abaixo para responder à questão

O texto acima, por ter sido escrito no século XIX, possui algumas peculiaridades linguísticas que chamam a atenção do leitor contemporâneo. Entre elas, a sentença “Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento...” (linha 2). Caso tal sentença fosse reescrita no português culto brasileiro, ter-se-ia a seguinte frase: 

Leia o texto abaixo, retirado de uma campanha interna de uma indústria de refrigerantes, e responda à questão:

A associação dos signos linguísticos “Cola-Cola” e “Fanta” confirmam a pretensão comunicativa do gênero em questão. Para o entendimento desse texto, tal pretensão exige do leitor um conhecimento 

Leia o texto abaixo, retirado de uma sentença, e responda à questão.

Oficie-se à Ouvidoria Judiciária, encaminhando-se cópia da
presente sentença.

Sem prejuízo, cumpra o cartório o determinado à fl. 480, 4º
parágrafo, procedendo-se o traslado e desapensamento
necessários.

Publique-se. Registre-se. Intime-se.
X
Juiz de Direito

No gênero textual sentença, apresentado acima, a utilização das partículas “se” possui função textual de indicar 

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Neologismo

Beijo pouco, falo menos ainda.
Mas invento palavras
Que traduzem a ternura mais funda
E mais cotidiana.
Inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Intransitivo:
Teadoro, Teodora.

(Manuel Bandeira)

Com base no poema de Manuel Bandeira e em seus conhecimentos sobre sintaxe, gênero poético e ortografia, podese afirmar que 

Sobre a Ordem Social, analise as afirmativas abaixo.

  1.  O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público
    subjetivo.
  2. O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público,
    ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade
    competente.
  3. Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no
    ensino fundamental e na educação infantil.

Assinale

De acordo com a Lei nº 8.112/90, as penalidades disciplinares
serão aplicadas:

  1. Pelo Presidente da República, pelos Presidentes das Casas
    do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo
    Procurador-Geral da República, quando se tratar de demissão
    e cassação de aposentadoria ou disponibilidade de servidor
    vinculado ao respectivo Poder, órgão, ou entidade.
  2. Pelo chefe da repartição e outras autoridades na forma dos
    respectivos regimentos ou regulamentos, nos casos de
    advertência ou de suspensão de até 30 (trinta) dias.
  3. Pela autoridade que houver feito a nomeação, quando se tratar
    de destituição de cargo em comissão.

Assinale

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