Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 31 a 45 de 49 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 45
Questões por página:
Q781770

Leia o texto abaixo, retirado de uma sentença, e responda à questão.

 

 

Nesse excerto de sentença, há predominância do tipo textual

Carregando...
Q781756

Leia o texto abaixo para responder à questão

No excerto acima, a sentença linguística “Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.” (linhas 4 e 5) é reproduzida pelo narrador por meio do seguinte mecanismo:

Carregando...
Q782007

A corrupção pública é a prática do uso do poder do cargo público para a obtenção de ganho privado, à margem das leis e regulamentações em vigor. Trata-se de processos que envolvem relações ilegais entre agentes privados e agentes públicos (políticos ou burocratas). São causas da corrupção:

Carregando...
Q782019

Levando em conta a quantidade de fatores que podem interromper a comunicação, faz-se necessário que as lideranças recorram a técnicas variadas para aumentar a eficiência dessa comunicação. Entre essas técnicas, está a habilidade de ouvir (a escuta) (Griffin, 2007). Um líder é considerando um ouvinte mais eficaz quando

Carregando...
Q782014

A teoria comportamental, segundo Chiavenato (2003), é caracterizada por ser decorrência da teoria das relações humanas. Sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém ela leva em consideração o contexto organizacional, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações. Dentre os principais fatores que caracterizam o surgimento da teoria comportamental, destacamse:

Carregando...
Q781782

Com base nas disposições da Lei nº 8.112/90, assinale abaixo o que se entende por inassiduidade habitual: 

Carregando...
Q782021

A obrigatoriedade da realização de licitações públicas encontra seu imperativo normativo no inciso XXI do art. 37 da CRFB de 1988. Com efeito, a obrigação de licitar abrange todos os órgãos administrativos dos Poderes Legislativo e Judiciário e dos Tribunais de Contas, o que foi objeto de expressa menção pelo art. 117 da Lei no 8.666/1993. Sobre quem está obrigado a licitar, analise a relação abaixo:

I. Órgãos da administração pública direta;
II. Administração pública indireta;
III. autarquias (incluindo as agências reguladoras e executivas);
IV. Conselhos profissionais (autarquias especiais);
V. Fundações públicas;
VI. Empresas públicas;
VII. Sociedades de economia mista;
VIII. Sindicatos Patronais;
IX. Entidades do sistema “S”, por meio de regulamentos próprios, observados os princípios da Administração Pública;
X. Organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP, Lei no 9.790/1999);
XI. Organizações sociais (OS, Lei no 9.637/1998).

Assinale

Carregando...
Q781775

Acerca da acumulação remunerada de cargos públicos e o exercício de mandato por servidor público, assinale a alternativa incorreta

Carregando...
Q781768

Leia os textos abaixo, retirados do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, para responder à questão.

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é responsável pelo direcionamento de grande parte da Ortografia Oficial. O TEXTO II, excerto de verbete extraído do Dicionário Houaiss, prevê um signo cuja ortografia foi modificada pelo Novo Acordo Ortográfico. Assinale a alternativa em que o signo também foi alterado pelo Novo Acordo.

Carregando...
Q781762

Leia o texto abaixo para responder à questão

Na sentença linguística “Acresce que chovia — peneirava uma chuvinha miúda (...)” (linhas 8 e 9), sintática e estilisticamente, pode-se afirmar que 

Carregando...
Q781774

Com base nas disposições constitucionais relativas aos direitos e garantias fundamentais, analise as afirmativas abaixo.

I. A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática de tortura, o racismo, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos.
II. As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindose, no primeiro caso, o trânsito em julgado.
III. É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

Assinale

Carregando...
Q782006

A preocupação com as ações éticas na administração pública tem crescido cada vez mais, e a publicidade dos atos públicos gera um controle maior, também, por parte da sociedade. Considera-se que a corrupção pública é, provavelmente, o melhor exemplo de falta de ética dentro da administração pública. São tipos de corrupção pública:

Carregando...
Q782013

A teoria estruturalista utilizou a técnica indutiva no estudo das organizações. Para esta teoria, a eficiência de uma organização é determinada pela medida em que esta atinge seus objetivos e o homem organizacional é aquele que desempenha papeis em diferentes organizações. Como as organizações são diferenciadas, elas exigem de seus participantes, determinadas características de personalidade, como

Carregando...
Q781779

Acerca do direito de petição do servidor público, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...
GABARITO:

  • 31) E
  • 32) C
  • 33) E
  • 34) D
  • 35) D
  • 36) D
  • 37) A
  • 38) D
  • 39) C
  • 40) B
  • 41) E
  • 42) C
  • 43) A
  • 44) C
  • 45) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282