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Sobre a avaliação formativa, assinale a alternativa INCORRETA.

Antônio Flávio Barbosa Moreira (2002), no seu artigo “Currículo, Diferença Cultural e Diálogo", discorre sobre o

multiculturalismo como temática obrigatória nas discussões sobre educação, destacando que a cultura “tem adquirido

crescente centralidade nos fenômenos sociais contemporâneos (p.16), [... trazendo] à luz a sensível diversidade de

culturas" (p. 17) e “a associação das diferenças culturais às relações de poder" (p.17). O autor propõe responder “às

condições do mundo contemporâneo por meio de um multiculturalismo crítico" (p.18). Para ele, “reconhecer a diferença

cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma

perspectiva monocultural, da postura que Stoer e Cortesão (1999) denominam de daltonismo cultural" (p.25). Tendo em

vista ser imperativo, em sala de aula, o “esforço de se entender o modo ou os pressupostos de interpretação a partir

dos quais cada grupo elabora seus significados" (Moreira, ibid, p. 25), assinale a alternativa que descreve corretamente as

ações docentes que caracterizam uma postura multicultural na educação.

Ao selecionar conhecimentos, as teorias de currículo agem intencionalmente; pensam na formação do ser humano

para uma determinada sociedade. A escolha de um currículo é sempre intencional. Silva (2005) classificou as teorias do

currículo em teorias:

1.tradicionais;

2.críticas;

3.pós-críticas.

Relacione-as adequadamente com as afirmativas apresentadas a seguir.

( ) Enfatizam ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos.

( ) Enfatizam identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação

cultural, gênero, raça, sexualidade e multiculturalismo.

( ) Enfatizam ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção,

conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência.

A sequência está correta em

Acerca da análise sobre a escola pública feita por Anísio Teixeira, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em “a

escola pública universal e gratuita" (1956), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Com a chegada da democracia e a consciência da emancipação política, atingida pelo povo brasileiro, deve-se

repensar os problemas de organização e, entre eles, o de educação.

( ) Deve-se reestabelecer o verdadeiro conceito de educação.

( ) Uma das sugestões apresentadas para o fortalecimento de algumas tendências e correção de outras da expansão

educacional é a padronização das escolas, independentemente das suas condições locais.

( ) A escola primária é o fundamento, a base da educação de toda a nação.

( ) A escola primária, visando a formação de hábitos de trabalho, de convivência social, de reflexão intelectual, de

gosto e de consciência, deve e precisa ser de tempo parcial para que as atividades não fiquem extensas.

A sequência está correta em

Segundo Cortella (2011, p.43), que lida com “processos pedagógicos na sua modalidade intencional", é necessário

reforçar a consciência de que valores e conhecimentos são resultantes de uma sucessão de ocorrências existenciais e

não determinações de natureza humana imóvel. Nessa perspectiva, esses processos pedagógicos estão imersos no

tecido social, tendo a responsabilidade de educar para a vida coletiva, devendo ser enfocados e compreendidos

“A cheia dos rios Madeira e Purus, que deixaram sete municípios em estado de emergência, preocupam os donos de

embarcações que transportam cargas para Porto Velho, em Rondônia. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas

de Navegação, Claudomir Carvalho, a enchente atípica do rio Madeira está fazendo com que a viagem para Porto Velho

que era feita em 8 dias, esteja demorando 11 dias para ser concluída."

(Vasconcelos, Jéssica. Enchente anormal do rio Madeira afeta economia do Amazonas. A Crítica.com. em 27/02/2014).

Sobre a navegabilidade do rio Madeira, assinale a alternativa INCORRETA.

O Porto de Porto Velho começou a ser construído em 20 de abril de 1973, pelo Departamento Nacional de Portos e

Vias Navegáveis do Ministério dos Transportes. Hoje, as operações no principal Porto do estado são realizadas pelos 3

terminais deste Porto, que é administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH),

“Considerando a empresa essencialmente como um espaço educativo, estruturado como uma associação de pessoas

em torno de uma atividade com objetivos específicos e, portanto, como um espaço também aprendente, cabe à

pedagogia buscar estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem/apropriação de informações e

conhecimentos." Acerca dessa afirmativa e das atividades de um pedagogo na empresa, analise.

I.Promove a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e autonomia emocional e

cognitiva.

II.Ocupa-se basicamente com os conhecimentos, as competências, as habilidades e as atitudes diagnosticadas como

indispensáveis/necessárias à melhoria da produtividade.

III.Qualifica o pessoal da organização, cada um em sua área, seja a administrativa, a operacional, buscando a dedicação

exclusiva a uma só atividade.

IV.Implementa programas de qualificação, difundindo o conhecimento, traçando estratégias e metodologias que

asseguram uma melhor aprendizagem dos funcionários.

Estão corretas as afirmativas

Provas: IDECAN - 2014 - DETRAN-RO - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

“Partindo do reconhecimento de que o homem não pode ser apreendido como objeto ou produto, já que ao mesmo tempo, é sujeito e produtor das relações sociais, Vygotsky marcou uma etapa diferenciada no estudo da determinação sócio-histórica do psiquismo.” Considerando a afirmativa e a teoria de Vygotsky, analise. I.Define que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser encontradas nas relações sociais que o indivíduo estabelece com o mundo exterior. II.Considera que os processos psicológicos humanos se realizavam inicialmente no social enquanto processos intrapessoais ou intrapsicológicos. III.Define as concepções que consideram que o comportamento social deriva-se do individual. IV.Afirma que o indivíduo sofre influências sociais de forma passiva e que se fundamentam em um conceito de “ambiente” no sentido estrito de um conjunto de circunstâncias ou contingências que, de acordo com suas características, podem ou não fornecer elementos que facilitem o desenvolvimento. Estão corretas as afirmativas

Segundo Luckesi (2011), a prática que caracteriza a aferição do aproveitamento escolar pode ser descrita em três

procedimentos sucessivos: “a medida do aproveitamento escolar, a transformação da medida em nota ou conceito e

a utilização dos resultados identificados".

Não obstante essa constatação, o autor defende que “a avaliação é um mecanismo subsidiário do planejamento e da

execução [...]. Ela só faz sentido na medida em que serve para o diagnóstico da execução e dos resultados que estão

sendo buscados e obtidos. A avaliação é um instrumento auxiliar da melhoria dos resultados". (Luckesi, 2011, p. 150.)

Com base nas informações a respeito da avaliação escolar, é correto afirmar que o professor deverá

O estado da arte sobre formação continuada, feito for Ortega (citado por Gatti e outros, 2001, p. 232), constata que este tipo

de programa só produz efeitos sobre as aprendizagens dos alunos quando combinado com outras variáveis de

contexto e, ainda, que boa parte das condições que dão sustentabilidade às práticas docentes efetivas está fora do

controle dos professores. Diante dessas afirmações, depreende-se que um programa de formação continuada

empreendido por uma instituição dificultará a melhoria da qualidade da educação quando

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