Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O termo “currículo" assume vários significados em diferentes contextos da pedagogia.
( ) O termo “parâmetro" visa comunicar a ideia de que, ao mesmo tempo em que se pressupõem e se respeitam as diversidades regionais, culturais, políticas, existentes no país, se constroem referências nacionais que possam dizer quais os “pontos comuns" que caracterizam o fenômeno educativo em todas as regiões brasileiras.
( ) De acordo com os PCN, currículo pode significar também a expressão de princípios e metas do projeto educativo, que precisam ser flexíveis para promover discussões e reelaborações quando realizado em sala de aula, pois é o professor que traduz os princípios elencados em prática didática.
( ) A abrangência nacional dos Parâmetros Curriculares Nacionais visa criar condições nas escolas para que se discutam formas de garantir, a toda criança ou jovem brasileiro, o acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania, para deles poder usufruir.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Um usuário acessa o endereço eletrônico do site http://www.coronelfabriciano.mg.gov.br.
Para a informática qual a definição da sequência de caracteres 'http':
Conforme previsto na Lei Orgânica do Município de Coronel Fabriciano, são situações que farão com que o vereador perca seu mandato, EXCETO:
Sobre os mecanismos de avaliação do ensino no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
Magda professora da rede municipal de Fabriciano está utilizando o MS Word 2010, construindo o texto de sua próxima prova e seleciona algumas palavras do texto e em seguida utiliza a tecla de atalho “Ctrl + K".
Magda utilizou essa tecla de atalho porque esta tem a função de:
Observe o infográfico a seguir:
A partir da interpretação do infográfico e do Texto 1, analise as afirmativas a seguir:
I- O infográfico explora, além do discurso verbal, a mensagem visual – um funil, para representar imageticamente o comportamento de filtragem de fake news que se espera de uma interpretação crítica.
II- Os verbos do infográfico encontram-se, em sua maioria, no imperativo, estimulando o leitor a adotar os comportamentos veiculados pela campanha de conscientização.
III- Segundo o Texto 1, a educação pode contribuir para criar o comportamento representado no infográfico.
IV- Segundo o Texto 1, é dever do poder legislativo criar mecanismos legais para impedir a produção e difusão de fake news nas redes sociais.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Sobre as definições presentes no Plano de Carreira dos Servidores da Educação do Município de Coronel Fabriciano, assinale a que estiver INCORRETA.
Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 (nove) estabelecidas pelos dispostos na CNE/CEB nº 07/2010, é INCORRETO afirmar que:
Considerando a CNE/CEB nº 4/2010, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I- As etapas e as modalidades do processo de escolarização estruturam-se de modo orgânico, sequencial e articulado, de maneira complexa.
EMBORA
II- Permaneçam individualizadas ao logo do percurso do estudante, apesar das mudanças por que passam.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A didática foi instituída no século XVI como ciência reguladora do ensino. A partir do significado atribuído à didática no campo educacional, é comum ouvir que o professor x ou y é um bom professor porque tem didática. Nos dias atuais, a definição de didática ganhou contornos mais amplos e deve ser compreendida enquanto um campo de estudo que discute as questões que envolvem os processos de ensino.
Nesse sentido, sobre a didática, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Se propõe como princípios, forma e diretrizes que são comuns ao ensino de algumas áreas de conhecimento, buscando compreender a relação que estabelece entre professores, alunos e matéria a ser ensinada.
( ) É o ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de finalidades educativas e que tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem.
( ) Trata das relações que se estabelecem entre o ato de ensinar do professor e o ato de aprender do aluno.
( ) É o ramo da ciência pedagógica que aborda o ensino ou a arte de ensinar como um trabalho de mediação de ações pré-definidas destinadas à aprendizagem, criando condições e estratégias que assegurem a construção do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Carlos, está trabalhando em uma planilha no MSExcel 2010, em sua configuração padrão, e pretende incluir um comentário nesta planilha.
Assinale a alternativa que apresenta a guia do MSExcel 2010, que contém a opção para inserir um novo comentário.
Releia um trecho da matéria.
Sobre o termo em destaque, assinale a alternativa INCORRETA.
O sentido contextual dos vocábulos em destaque NÃO foi corretamente identificado em:
Levando em consideração a Lei Orgânica do Município de Coronel Fabriciano, assinale a alternativa INCORRETA.