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Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. Embora partindo de ideias do homem em estado de natureza, Rousseau não partilha da tese de que a natureza humana é má ou egoísta. Os homens não são inimigos por natureza, mas são naturalmente bondosos. Na base do conflito humano, quando este acontece, situa-se a propriedade privada; esta é a fonte geradora de atritos entre os homens.

II. Se há um estado de guerra, este é produto da relação entre as coisas e não entre os homens. Como em estado de natureza não há propriedade privada, a guerra originada pela propriedade também não reflete o estado de natureza. Rousseau define a guerra como uma relação de Estado a Estado, na qual os homens particulares tornam-se inimigos apenas por acidente.

III. Com essa ideia Rousseau se contrapõe às concepções que defendem de alguma forma o direito à escravidão. Em nenhum momento o escravo pode ser produto da guerra, porque esta não é uma relação de homem a homem. A guerra não concede nenhum direito que não seja necessário a seus fins, e os fins nunca são particulares; logo, para os particulares nenhuma consequência pode resultar após o fim da guerra da qual participam.

IV. Em Rousseau o homem é definido como livre e igual por natureza. Renunciar à liberdade equivale a renunciar à própria condição de homem. O princípio da liberdade é inalienável; a norma o imperativo da ação. O homem que Rousseau define como livre e igual por natureza, porém, revela-se numa existência bastante distante da natural. “o homem nasce livre e por toda parte encontra-se a ferros".

Estão corretas as afirmativas:

“[...] que uns sertanistas da mesma comarca [de São Paulo] tinham feito um descobrimento no sertão que dava esperanças de grandezas de ouro e que este era em um sítio muito perto do Paraguai..." (CANAVARROS, Otávio. O poder metropolitano em Cuiabá (1727-1752). Cuiabá: UFMT, 2004, p. 168).

Tal trecho é encontrado nas cartas trocadas entre o conselho ultramarino e o rei D. João V e se referem aos anos iniciais da atual cidade de Cuiabá. Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

I. As minas do Coxipó – Mirim, reconhecidas inicialmente por bandeirantes paulistas e os chamados “reinóis", deu inicio em 1722 ao Arraial Senhor Bom Jesus de Cuiabá, e em 1727 foi nomeada Vila.

II. É sabido que a constituição populacional do Arraial Senhor Bom Jesus de Cuiabá, e posteriormente, da Vila Real de mesmo nome, se caracterizava pela mescla entre indígenas, africanos escravizados, portugueses, e imigrantes de diversas áreas da colonia, principalmente da capitania de São Paulo.

III. Após a nomeação da Vila Real Senhor Bom Jesus de Cuiabá inúmeras outras Vilas foram fundadas na Capitania de Mato Grosso devido a mineração, caracterizando-se como uma das mais populosas regiões da Colônia.

Estão corretas as afirmativas:

Considerando as disposições da Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, assinale a alternativa correta sobre a Educação Física.

A abordagem, atualmente intitulado de “Approach", é considerado um termo mais abrangente que Método (ensino) e engloba os pressupostos teóricos acerca da língua e da aprendizagem, apresentando variações na medida que os pressupostos variam. Neste caso, seria correto afirmar que a Abordagem da Gramática e da tradução, metodologia com mais tempo de uso historicamente:

I. Surgiu no renascimento e perdura até hoje, com diversas adaptações.

II. Surgiu pelo interesse das Culturas gregas e já não existe, pois possuía apenas finalidades específicas.

III. Basicamente, a AGT consiste no ensino da segunda língua pela primeira, as explicações assim são dadas através de explicações na língua materna do estudante.

IV. É uma abordagem dedutiva, partindo sempre da regra para o exemplo

V. Seu objetivo final era ou ainda é, levar o estudante a cultura e literatura da língua aprendida (L2) adquirindo um conhecimento mais profundo de seu próprio idioma, desenvolvendo inteligência e raciocínio. Assinale a alternativa correta:

Existem “palavras cliché", que em sentido figurado se tornaram sinônimos de tudo que já foi objeto de repetição excessiva, perdendo assim a sua essência, ou seja, com o passar do tempo acabou tendo vários significados, perdendo sua originalidade. Isso também pode ocorrer com ideias que ao longo do seu uso se tornaram “chavão". O verbo “Hacer" pode ter vários entendimentos, dependendo sempre do contexto no qual está inserido; coloque V para as orações em que seu significado está correto e F para falso:

( ) Hacer una película – Ir al cine

( ) Hacer una festa - Organizar una cita con invitados

( ) Hacer un compromiso – Contraer un compromiso

( ) Hacer amistad – Cultivar amigos

Assinale a alternativa correta:

Afirmamos que os pronomes pessoais sujeitos devem estar explícitos quando:

I. Deseja-se dar ênfase ao pronome, ou a sua omissão puder provocar algum tipo de confusão, equivoco ou ambiguidade.

II. Quando se quer substituir o pronome “YO" por um substantivo ou um pronome indefinido.

III. Quando se quer estabelecer um contraste entre sujeitos ou destacá-los.

IV. Quando citamos o nome da pessoa ou nos dirigimos a ela para identifica-la.

V. Quando há elipse do verbo.

Assinale a alternativa correta:

O ensino através das Novas Tecnologias de Informação ( TICs ) vem ganhando destaque como ferramenta de trabalho, principalmente como ferramenta do processo ensino-aprendizagem da língua estrangeira, a dizer o espanhol, tendo um significativo impacto positivo. Neste processo já não tão inovador, principalmente em outros países, dizemos com relação ao papel do professor:

I. Produtor de conhecimento diante da utilização de um leque de possibilidades de compartilhamento de conhecimento, com gerenciamento adequado das informações obtidas.

II. Conhecer e compreender quais as potencialidades das tecnologias disponíveis deverão ser aplicadas em sala de aula para um ensino-aprendizagem adequado.

III. Demonstrador e introdutor do uso das TICs como recurso pedagógico para facilitar e alargar horizontes educacionais.

IV. Introdutor da linguagem de informática para a utilização da comunicação, ou seja, habilidade comunicativa de uma maneira bem mais ampla e específica.

V. Manipulador dos novos canais de comunicação a serem explorados para o aproveitamento adequado das informações, obtendo ao final uma maior capacidade de raciocínio.

Assinale a alternativa correta:

A língua espanhola nos apresenta traços únicos e marcantes, principalmente na língua falada, um desses traços mais importantes é a repetição de complementos dentro da mesma frase. Quando essa repetição ocorre com dois complementos na mesma frase, exemplo, “La historia se la contaron toda a ella” damos o nome de :

Seguindo as intruções da RAE, analise a construção e a grafa das frases abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Cuando se entere del accidente se pondrás muy triste.

II. Venció mediante mucho esfuerzo e dedicación.

III. Nuestro computador es mucho viejo.

IV. La compré una blusa a mi madre.

V. Le conozco a Oscar desde hace mucho.

Assinale a alternativa correta:

Leia atentamente o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

“Estamos, segundo inúmeros teóricos, na plenitude da ___________ e a afirmação definitiva de um único modelo econômico/político. Fala-se, inclusive, no fim da história e a instauração definitiva do último “ismo" (__________). Estamos, também, na iminência de um novo século e de um novo milênio e, mesmo assim, boa parte da humanidade aguarda ainda por uma resposta ética/política/ social, capaz de lhe garantir uma vida digna e plena de paz. Apesar disso, muitos ainda insistem na ideia de que o espaço da política é um espaço reservado apenas para alguns, os denominados “políticos". há ainda um amplo movimento de _______________ e descrença na política e nas possibilidades que a ação política pode produzir em termos da construção de uma sociedade mais justa (ética) e adequada ao bem-viver humano".

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