Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 50 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Um projeto, "refere-se a uma organização prévia de uma ação (...]" (Ribeiro, 2008, p.121). Dentre as diversas etapas de um projeto, há um momento em que é de fundamental importância para o sucesso do mesmo, identificar o que se pretende de forma tanto ampla, como específica. Esse momento refere-se a(ao):

O processo de ensino que utiliza organizadores prévios como "ponte cognitiva", ou seja, que parte de materiais introdutórios já conhecidos pelo aluno, fazendo desses uma ponte para uma nova aprendizagem, está baseado na teoria de aprendizagem:

Diferente de Piaget, para Vygotsky, é fundamental ao desenvolvimento cognitivo de todo indivíduo o(a):

Observe o título da reportagem que segue.

Como é possível observar, a relação entre tecnologia e práticas educativas ainda é um desafio. Sobre a utilização das redes sociais na educação é preciso:

A classe gramatical a que pertence a palavra destacada em "Criadas pelos homens, palavras são do humano. Intriga sejam justamente as que dizem o mais humano do humano a perderem o sentido ou morrerem. OU será que estamos perdendo o prazer da convivência? [...]” é:

No fragmento "Cabe indagar: que sociedade é essa QUE SEPULTA O CAVALHEIR ISMO, A DELICADEZA, A CORDIALIDADE E A COMPAIXÃO [ .. . ]", em relação à forma pronominal ESSA, a sequência em destaque apresenta valor de:

Um usuário do MS Windows 7 em português deseja utilizar um programa para copiar, excluir, organizar e movimentar todas as pastas e arquivos que estão na máquina desse usuário. O programa adequado para essa operação é o:

Sobre currículo, leia as seguintes afirmativas.

I. O "currículo como fato" precisa ser considerado não como mera ilusão, camada superficial da prática escolar de alunos e professores, mas como uma realidade social, historicamente específica, expressando relações de produção particulares entre pessoas.

II. A ideia de "currículo como prática" pode se constituir em um elemento que favorece a distorção da realidade, uma vez que: reduz a realidade social de "curriculum" às intervenções e ações subjetivas de docentes e discentes, impedindo de entender o surgimento e persistência históricos de determinados conceitos, conhecimento e convenções (como, por exemplo, as matérias escolares).

III. A ideia de um currículo em permanente elaboração, que necessita ser renegociado e reconceitualizado em conformidade com as necessidades exclusivas da escola a qual está submetido, nos conduz à compreensão de que a composição curricular é pedagógica.

Está correto apenas o que se afirma em:

A concepção de protagonismo infanto-juvenil pressupõe:

Na relação entre professores e alunos, cabe ao docente:

"Trabalhar em equipe pressupõe entender que a cooperação é um valor profissional." (Ribeiro, 2008, p.34). Ao gerir uma equipe no desenvolvimento de projetos, é preciso compreender que cada participante possui suas particularidades, exercendo maior ou menor influência sobre as atividades e decisões. Para realizar a manutenção da equipe e garantir o sucesso do trabalho, o responsável deve exercer a regulação, que consiste em:

Organizar e pôr em prática um projeto educativo interdisciplinar nos espaços educativos formais, envolve:

I. Realizar reuniões pedagógicas de planejamento.

II. Verificar a pertinência entre o tema do projeto e o projeto pedagógico da escola.

III. Planejar como cada área de conhecimento irá avaliar os alunos.

IV. Trabalhar em equipe, tanto os agentes educativos, quanto os alunos.

V. Estabelecer quais serão os recursos e cronograma do projeto.

Está correto o que se afirma em:

Segundo Moreira (1999, p.118), "para Vygotsky, o único bom ensino é aquele que está à frente do desenvolvimento cognitivo e o dirige." Com base nessa afirmativa e na teoria de Vygotsky, é correto afirmar sobre o processo de aprendizagem na escola que:

Nos processos de aprendizagem, seja em espaços formais de educação ou em organizações, na aplicação de capacitações para o serviço, é importante que o formador domine a prática de avaliar. Segundo Luckesi (2011, p.171), "Ao desvendar a qualidade da realidade, a avaliação oferecerá ao gestor de uma ação ou de uma instituição bases consistentes para as suas decisões e o seu agir." Dentre as diversas formas de avaliar, uma em específico auxilia na assertividade do planejamento e a especificar o nível prévio de conhecimento dos alunos sobre o que será trabalhado, podendo ser aplicada no início de uma disciplina, curso ou módulos. Trata-se da avaliação:

Há um formato de educação que vem sendo adotado cuja sua característica principal é ser semipresencial; ou seja, parte presencial e parte online. Propõe um aprendizado mais interativo, autônomo, dinâmico e flexível, propiciando também nova organização de espaço e tempo. Esse formato é chamado de ensino:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282