Ao elaborar sua crítica, o autor do texto destacou a relação de sentido entre os adjetivos femininos: velha e boa, os quais projetam uma apreciação positiva à palavra lâmpada. Nesse fluxo de adjetivações, ao finalizar seu texto, faz referência à palavra "melhor", um adjetivo em seu grau de comparação de superioridade. Sendo assim, dentre as alternativas a seguir, assinale a opção em que a palavra em destaque recebe a mesma classificação:
Assinale a alternativa que contém um verbo cujo valor semântico é equivalente ao apresentado pela forma verbal destacada na oração "Por que tão alto LUZIA?":
Considere a seguinte planilha feita no MS Excel 2010 em português.
A execução da fórmula
=SOMA(C3:D4) +SE(SOMA(B2:C4)>4; 0;1)
produz como resultado o valor:
Entre os quatros pilares da Educação do século XXI, há um no qual o domínio da aprendizagem atua no campo das atitudes e dos valores e envolve uma consciência e ações contra o preconceito e as rivalidades diárias que se apresentam no desafio cotidiano. Esse domínio é denominado aprender a:
A Educação Especial é definida, a partir da LDBEN nº 9.394/1996, como uma modalidade de educação escolar que permeia:
Para organizar o projeto político-pedagógico da escola, faz-se necessário pensar nas finalidades cultural, política, social, profissional e humanística que a escola se propõe, como alcançá-las e quais ações devem ser priorizadas. A finalidade humanística tem como objetivo:
Sobre construir o conhecimento a partir da necessidade das organizações, observe as assertivas que seguem.
I. É preciso planejar a aprendizagem de acordo com o diagnóstico da realidade institucional.
II. O importante é aplicar o máximo de métodos diferenciados em uma mesma capacitação.
III. É importante o foco no desenvolvimento de competências para resolução de problemas.
IV. Com base na Andragogia, é importante promover o aprendizado através da experiência prática.
V. O capital humano é dispensável na manutenção do conhecimento organizacional.
Quais assertivas estão corretas?
O papel do professor e do aluno nos projetos pedagógicos interdisciplinares que ocorrem nos espaços educativos, exigem uma quebra de paradigma com o modelo tradicional de ensino. É preciso que, nesse processo de aprendizagem, professor e aluno assumam, respectivamente, uma postura:
A prática pedagógica, seja em projetos pedagógicos ou disciplinas, que parte da apresentação de problemas que se tornam complexos gradualmente, desafiando e provocando a investigação, incentivando o agir sobre o tema proposto e proporcionando a reestruturação cognitiva por parte do aluno, tem bases na teoria de:
Sob a perspectiva sociointeracionista é possível afirmar que a utilização das tecnologias da comunicação e informação (TICs), na forma de diversas mídias em educação, como por exemplo, cursos mediados a distância, propiciam a prática de uma aprendizagem:
No poema de Manuel Bandeira, observa-se a presença de uma figura de linguagem recorrente em sua poética: a metáfora, uma vez que a estrela pode sugerir o inalcançável ou inatingível. Bandeira explora um universo melancólico em seu poema e, por meio de recursos expressivos, dá voz à estrela nos últimos versos, configurando, assim, a utilização de mais uma figura de linguagem, a que se denomina:
Um usuário do MS Word 2010 em português deseja colocar em negrito um texto de um documento usando, para isso, teclas de atalho. As teclas de atalho a serem utilizadas para essa situação são:
Um usuário deseja instalar em sua máquina, que possui um sistema operacional MS Windows 7 em português, um programa antivírus. O programa a ser instalado é o:
Para se promover uma ação interdisciplinar escolar, pode(m) ser adotado(s) o(s) desafio(s) a seguir:
1- manter viva a ideia de que a interdisciplina é etapa superior das disciplinas e não negação supostamente superadora delas.
2- definir os temas socialmente mais relevantes em que o interdisciplinar possa operar e buscar vias institucionais para colocá-las em prática.
3- criar uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas a fim de embasar procedimentos que favorecem a aprendizagem.
4- promover transposição de métodos de análise, permanecendo circunscrita à condição de pesquisa disciplinar.
Estão corretos apenas os itens:
A concepção interpretativa de gestão caracteriza-se por considerar como elementos prioritários na análise dos processos de organização: