Não há como pensar os objetivos do ensino fundamental desvinculados da LDB (lei n° 9.394/1996). Em seu art. 32, a lei prevê que o ensino fundamental tem como objetivo a formação básica do cidadão mediante determinados critérios. Sobre a interpretação desses critérios para cumprir os objetivos do ensino fundamental é correto afirmar que:
Sobre o ato de pintar enquanto atividade educativa, pode-se afirmar que:
A classe gramatical a que pertence a palavra destacada em "Criadas pelos homens, palavras são do humano. Intriga sejam justamente as que dizem o mais humano do humano a perderem o sentido ou morrerem. OU será que estamos perdendo o prazer da convivência? [...]” é:
No fragmento "Cabe indagar: que sociedade é essa QUE SEPULTA O CAVALHEIR ISMO, A DELICADEZA, A CORDIALIDADE E A COMPAIXÃO [ .. . ]", em relação à forma pronominal ESSA, a sequência em destaque apresenta valor de:
Um usuário do MS Windows 7 em português deseja utilizar um programa para copiar, excluir, organizar e movimentar todas as pastas e arquivos que estão na máquina desse usuário. O programa adequado para essa operação é o:
Sobre currículo, leia as seguintes afirmativas.
I. O "currículo como fato" precisa ser considerado não como mera ilusão, camada superficial da prática escolar de alunos e professores, mas como uma realidade social, historicamente específica, expressando relações de produção particulares entre pessoas.
II. A ideia de "currículo como prática" pode se constituir em um elemento que favorece a distorção da realidade, uma vez que: reduz a realidade social de "curriculum" às intervenções e ações subjetivas de docentes e discentes, impedindo de entender o surgimento e persistência históricos de determinados conceitos, conhecimento e convenções (como, por exemplo, as matérias escolares).
III. A ideia de um currículo em permanente elaboração, que necessita ser renegociado e reconceitualizado em conformidade com as necessidades exclusivas da escola a qual está submetido, nos conduz à compreensão de que a composição curricular é pedagógica.
Está correto apenas o que se afirma em:
A concepção de protagonismo infanto-juvenil pressupõe:
Na relação entre professores e alunos, cabe ao docente:
Utilizar jogos e brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor infantil é essencial na escola. Segundo Loureiro (2002, p.40), "O trabalho psicomotor privilegia o ato físico, mas leva-o ao trabalho mental, no qual se aprende a escutar, interpretar, imaginar, organizar, representar, passar da ideia ao ato, do abstrato ao concreto, bases imprescindíveis da aprendizagem formal." Brincadeiras como o jogo de estátua, onde os alunos precisam "congelar" o movimento quando um som é suspenso, mais precisamente:
Para estimular a aprendizagem através da brincadeira de forma adequada, é preciso planejar atividades que estejam de acordo com o estágio do brincar da criança. Não podemos trabalhar atividades de regras complexas com crianças em estágio de desenvolvimento que ainda não as compreendem. Nesse campo, a teoria de Piaget nos auxilia a identificar o grau de compreensão da criança sobre a aplicação das regras. Segundo seus estágios do brincar, em sua grande maioria, crianças dos 5 aos 11 ou 12 anos:
Se uma família tem uma renda total de R$ 954,00, ou seja, o salário mínimo fixado no ano de 2018 pelo Governo Federal, e gasta R$ 600,00 em um supermercado para comprar alimento, qual dentre as alternativas abaixo apresenta a razão entre o gasto com alimentos da família com relação ao salário mínimo fixado pelo Governo Federal para o ano de 2018?
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, referente a organização curricular, é correto afirmar sobre a parte diversificada do currículo:
Sobre a gestão da sala de aula no processo de aprendizagem das séries iniciais do ensino fundamental, observe as assertivas que seguem.
I. Em uma perspectiva democrática, sob uma situação de conflito, busca- se, pela argumentação, uma solução que se adeque às necessidades do grupo.
II. Uma sala ruidosa, necessariamente, não é sinal de indisciplina ou desmotivação. Uma sala que valoriza a interação e incentiva a troca de ideias favorece o desenvolvimento.
III. No caso de agressão em sala, é preciso fazer com que os alunos compreendam que nem toda regra é negociada, é preciso controle e diálogo por parte do docente.
IV. A prática da afetividade e do ensino individualizado influenciam negativamente a aprendizagem e devem ser evitadas em sala para não gerar conflitos entre os alunos.
Quais assertivas estão corretas?
Uma família, constituída por 4 pessoas, usa de forma racional a água. Utiliza 3/10 e água da chuva, que é armazenada em uma cisterna, e 7/10 de água tratada fornecida por uma distribuidora. Se a família usa 1000 litros de água por semana, dentre as alternativas abaixo, qual é aquela que apresenta o valor de água utilizado pela família de água da chuva e da distribuidora por mês, em litros, respectivamente?
Leve em consideração que um mês tem quatro semanas.
A autora do texto admite, nas primeiras linhas de sua análise, que "Criadas pelos humanos, as palavras são suscetíveis ao tempo, como os humanos. Algumas mudam de significado, outras vão desbotando aos poucos, e há as que morrem na inanição do silêncio." A comparação estabelecida pela autora indica que: