Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 47 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Contrapondo o típico ensino tradicional, cabe ao professor despertar interesses, fomentar atitude reflexiva, apoiar o desenvolvimento, estimular o ambiente rico em experiências ou interações e promover a ação pedagógica facilitadora para a elaboração de novas ide ias, concepções e hipóteses. Nessa perspectiva, é possível estabelecer algumas frentes de trabalho pedagógico não exclusivas, todas elas fundamentais para a conquista da língua escrita, por exemplo:

Piaget descreveu estádios de desenvolvimento cognitivo da seguinte forma:

1- a inteligência permanece inalterada ao longo do desenvolvimento.

2- o sujeito passa por períodos de reorganização profunda seguidos de períodos de integração, durante os quais um novo estádio é alcançado e as mudanças são assimiladas.

3- a cada estádio de desenvolvimento corresponde um sistema cognitivo específico, que determina todo o funcionamento do sujeito.

4- os estágios são independentes e têm base no desenvolvimento biológico e na racionalização dos dados.

Estão corretos apenas os itens:

Com base nos direitos e nas relações humanas, a Lei n° 12.796, de 04 de abril de 2013, no art. 3°, que trata dos princípios em cuja base o ensino será ministrado, inclui o seguinte item:

Para Vygotsky é a interação do adulto com a criança que estabelecerá as bases da constituição do vínculo afetivo, da confiança e do sentimento de segurança, sendo estes os promotores das descobertas do mundo pela criança. Desse modo, o professor tem o papel de:

São atividades que contemplam o eixo do Movimento:

Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil têm por objetivo:

Segundo os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil, o projeto, a edificação e as reformas das unidades de Educação Infantil devem buscar a(o):

Oferecer brinquedos que sejam divertidos, interessantes, desafiadores e instigantes é dever do adulto que respeita a criança como sujeito com direito ao brincar. Ao escolher um brinquedo, é preciso atentar para:

A qualidade do processo de integração das crianças que apresentam necessidades educacionais especiais depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que considerem: I. idade cronológica e capacidade cognitiva apresentada pela criança para absorção dos conteúdos. II. grau de deficiência e as potencialidades de cada criança. III. estágio de desenvolvimento dos serviços de educação especial já implantado nas unidades federadas. IV. disponibilidade de recursos humanos e materiais existentes na comunidade. Estão corretas apenas as considerações:

Ao abordar as práticas pedagógicas no ambiente escolar, depara-se com dilemas entre o educar e cuidar. De acordo com os documentos atuais que norteiam o trabalho na Educação Infantil, pode-se considerar que:

As crianças têm e podem ter várias experiências com o universo matemático e outros que lhes permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente. Assinale a alternativa que trabalha com a criança a noção de grandezas e medidas.

Uma das metas estabelecidas para as instituições de Educação Infantil está em divulgar, permanentemente, padrões mínimos de infraestrutura para o funcionamento adequado das instituições públicas e privadas, que, respeitando as diversidades regionais, assegurem o atendimento das características das distintas faixas etárias e das necessidades do processo educativo quanto a:

São considerados professores capacitados para atuar em classes comuns com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, aqueles que comprovem que, em sua formação de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos ou disciplinas sobre educação especial e desenvolvidas competências para: I. perceber as necessidades educacionais especiais dos alunos. II. flexibilizar as ações pedagógicas nas diferentes áreas de conhecimento. III. avaliar através de testes normativos a eficácia do processo educativo. IV. atuar em equipe, inclusive com professores especializados em educação especial. Sobre competências necessárias na formação do professor, estão corretas apenas:

No campo da aprendizagem humana dentro do espaço escolar, há três importantes etapas no trabalho pedagógico: a observação, a avaliação e a mediação. A etapa da observação se refere a:

Ler os números, compará-los e ordená-los são procedimentos indispensáveis para a compreensão do significado da notação numérica. Pensando em uma concepção de criança como sujeito histórico-cultural e não apenas executoras de instruções, para ler e produzir escritas numéricas, é necessário que o professor planeje atividades nas quais a:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282