Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Durante a gastrulação, as células totipotentes da blástula iniciam a diferenciação em grupos celulares chamados de folhetos germinativos ou embrionários. Na maioria dos grupos animais irão surgir três folhetos germinativos ou embrionários: a ectoderme, a mesoderme e a endoderme. O fígado, o sistema urinário e a córnea se originam, respectivamente, da:

O enunciado a seguir, deverá ser utilizado na questão.

A célula 1 é um tipo de leucócito, bastante ativo na fagocitose de elementos estranhos no organismo e é denominado:

Texto para responder à questão.


Sobre o mundo interno e o mundo externo, conforme a declaração do narrador, leia as afirmativas. I. O mundo externo se caracteriza pela experiência solitária da reflexão e da recordação. II. O mundo interno se caracteriza no movimento de interação com os outros, na vida em relação com os amigos e com o mundo. III. Na juventude, vive-se o mundo externo, enquanto na velhice vive-se o mundo interno. Está correto apenas o que se afirma em:

Texto para responder à questão.


A partir da narrativa de um episódio pessoal, o autor elabora reflexões que vão além desse contexto, generalizando-o. Essa generalização pode ser observada no seguinte trecho:

Vygotsky foi um dos primeiros autores a diferenciar o processo de aprendizagem da criança e a formalização escolar. Para este autor, a aprendizagem começa no ingresso à escola. Nessa afirmação, fica claro que, para este teórico, o processo de formalização do conhecimento proposto pela escola:

A formação de educadores e professores assenta nos seguintes princípios: 1- formação que, em referência à realidade social, estimule uma atitude simultaneamente crítica e atuante. 2- formação que favoreça e estimule a inovação e a investigação, nomeadamente em relação com a atividade educativa. 3- formação participada que conduza a prática reflexiva e continuada de informação e aprendizagem acadêmicas. 4- aquisição de competências relativas à especialização exigida pela diferenciação e permanência do sistema educativo. Está correto apenas o que se indica em:

A presença de barbas, em certas cabras, é uma característica condicionada por um alelo autossômico, que será denominado de B1. Esse a leio atua como dominante nos machos e recessivo nas fêmeas. O alelo B2 faz par com o alelo B1.

Que resultados podem ser esperados, considerando o cruzamento de um macho com barba, filho de uma cabra sem barba e homozigota, com uma fêmea com barba?

Encontra-se o mesmo tipo de relação ecológica, como o que é mostrado na charge, entre:

Duas espécies de pássaros, que habitam uma mesma região, não conseguem se cruzar porque seus ciclos reprodutivos ocorrem em diferentes períodos do ano. Nessa situação, está ocorrendo um mecanismo de isolamento reprodutivo do tipo:

A glicose e a frutose são oses que possuem a mesma fórmula molecular: C6H1206. A diferença entre essas duas oses é que os grupos funcionais são diferentes, conforme mostrado em suas fórmulas estruturais.

A partir das fórmulas estruturais dessas oses é possível concluir que são isômeros de função, pois a glicose é uma:

Na Educação Infantil, a literatura infantil traz reflexões de fortalecimento identitário que auxiliam na construção da identidade da criança e na socialização. Sobre o tema leia as afirmativas. I. Acredita-se que, quando as referências das literaturas infantis são semelhantes à da criança, na qual esta percebe suas características físicas e/ou fenotípicas aparecem nas tramas de forma positiva, contribui expressivamente para o aumento da autoestima, na formação da identidade social e individual, na construção de conceitos e na interação como o outro. II. A Literatura Afro-Brasileira, se usada de forma comprometida, tendo como princípio básico a desconstrução de estereótipos e preconceitos racistas, arrigados no seio da sociedade brasileira pode ser uma grande aliada no despertar da subjetividade infantil; na formação da identidade étnica-racial. III. Trabalhar com a literatura infantil afro-brasileira, onde os heróis são referências em histórias como protagonistas negros, pode contribuir, tanto para a construção da identidade e da autoestima de crianças negras como para a desvalorização da convivência na diversidade com a criança branca. Está correto apenas o que se apresenta em:

Na teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, há três estruturas que correspondem a três estádios do desenvolvimento intelectual, a saber: I. Inteligência sensório-motora: conhecimento prático dos objetos. II. Inteligência sensório-motora: reflexão, abstração, pensamento formal, operações sobre (os resultados das) operações. III. Inteligência operatória formal: conhecimento prático dos objetos. Está correto apenas o que se afirma em:

De acordo com a legislação vigente, cabe aos sistemas de ensino regulamentar a gestão democrática por meio de instrumentos fundamentais ao incremento da participação indicados a seguir: I. Projeto Político-Pedagógico da escola, elaborado por profissionais da educação. II. Conselhos escolares que incluam membros da comunidade escolar e local. III. Diretrizes, objetivos e metas a serem implementadas nas diversas etapas e modalidades da educação básica e superior. Está correto apenas o que se indica em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282