Nesta teoria, o adulto é considerado um homem acabado, "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado. Nela o ensino é centrado no professor, enquanto o aluno apenas executa prescrições que lhe são fixadas por autoridades exteriores. As características apresentadas pertencem a que abordagem de ensino?
O fracasso escolar é uma resposta insuficiente do aluno a uma exigência ou demanda da escola. Os aspectos que diretamente estão relacionados ao fracasso escolar são:
A preocupação com os problemas de aprendizagem teve origem em:
As dificuldades de aprendizagem e os distúrbios de aprendizagem podem ocorrer basicamente por três formas:
Como um planejamento histórico e contextualizado de todas as ações da escola, o PP- Projeto Político-Pedagógico - "envolve etapas que se complementam e que são interligadas, realimentando todo o processo." Essas etapas são, respectivamente:
Os diversos autores que tratam da Psicopedagogia, enfatizam o seu caráter interdisciplinar. Nesse sentido, é correto afirmar que:
Para fins de realização da Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), o material a ser utilizado:
No curso do processo de investigação do diagnóstico psicopedagógico, o objetivo principal deve levar em consideração a compreensão global das formas de aprendizagens e seus desvios. Desta forma, alguns aspectos são indispensáveis à prática diagnóstica:
De acordo com Weiss (2012), na utilização de testes psicométricos, a única opção que NÃO corresponde aos cuidados indispensáveis do terapeuta é:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n° 9.396/2006), o público da educação especial são educandos que apresentam:
Com o objetivo de desenvolver um acompanhamento responsável, ético e propositivo do processo educativo na escola, e visando uma educação emancipadora, o Conselho Escolar deve estar atento a alguns aspectos extremamente relevantes desse processo, compreendendo que:
1- O projeto de educação que a escola vai desenvolver, dando sentido às suas ações, deve ser discutido, deliberado e seguido portados.
2- O sentido de pluralidade nas relações sociais da escola, com respeito às diferenças existentes entre os sujeitos sociais, deve ser a marca do processo educativo.
3- A unidade do trabalho escolar deve ser garantida utilizando-se o Projeto Político-Pedagógico da escola como instrumento para impedir a fragmentação das ações.
4- O sentido de qualidade na educação não pode ser uma simples transposição deste conceito do mundo empresarial para a escola, isto é, na educação, esse sentido necessita estar referenciado no social e não no mercado.
5- A aprendizagem é decorrente da construção individual do conhecimento e se basta à transmissão de informações.
Estão corretos apenas os itens:
O artigo 214 da Constituição Federal de 1988 afirma que a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder público que conduzam à: