Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 27 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O fracasso escolar é uma resposta insuficiente do aluno a uma exigência ou demanda da escola. Os aspectos que diretamente estão relacionados ao fracasso escolar são:

A preocupação com os problemas de aprendizagem teve origem em:

As dificuldades de aprendizagem e os distúrbios de aprendizagem podem ocorrer basicamente por três formas:

Como um planejamento histórico e contextualizado de todas as ações da escola, o PP- Projeto Político-Pedagógico - "envolve etapas que se complementam e que são interligadas, realimentando todo o processo." Essas etapas são, respectivamente:

Os diversos autores que tratam da Psicopedagogia, enfatizam o seu caráter interdisciplinar. Nesse sentido, é correto afirmar que:

Para fins de realização da Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), o material a ser utilizado:

No curso do processo de investigação do diagnóstico psicopedagógico, o objetivo principal deve levar em consideração a compreensão global das formas de aprendizagens e seus desvios. Desta forma, alguns aspectos são indispensáveis à prática diagnóstica:

De acordo com Weiss (2012), na utilização de testes psicométricos, a única opção que NÃO corresponde aos cuidados indispensáveis do terapeuta é:

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n° 9.396/2006), o público da educação especial são educandos que apresentam:

Com o objetivo de desenvolver um acompanhamento responsável, ético e propositivo do processo educativo na escola, e visando uma educação emancipadora, o Conselho Escolar deve estar atento a alguns aspectos extremamente relevantes desse processo, compreendendo que:

1- O projeto de educação que a escola vai desenvolver, dando sentido às suas ações, deve ser discutido, deliberado e seguido portados.

2- O sentido de pluralidade nas relações sociais da escola, com respeito às diferenças existentes entre os sujeitos sociais, deve ser a marca do processo educativo.

3- A unidade do trabalho escolar deve ser garantida utilizando-se o Projeto Político-Pedagógico da escola como instrumento para impedir a fragmentação das ações.

4- O sentido de qualidade na educação não pode ser uma simples transposição deste conceito do mundo empresarial para a escola, isto é, na educação, esse sentido necessita estar referenciado no social e não no mercado.

5- A aprendizagem é decorrente da construção individual do conhecimento e se basta à transmissão de informações.

Estão corretos apenas os itens:

O artigo 214 da Constituição Federal de 1988 afirma que a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder público que conduzam à:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282