Ferreiro e Teberosky afirmam em suas pesquisas que as crianças constroem hipóteses sobre a linguagem escrita. Essas hipóteses passam por alguns níveis. No nível de hipótese pré-silábico a leitura é realizada de modo:
Alunos que se encontram em hipótese de escrita de nível silábico:
Ao utilizar-se de sequências didáticas o educador deve estar ciente de que elas:
Dada a natureza dinâmica dos projetos, a interação entre alunos x docentes e alunos x alunos no processo de aprendizagem precisa ser:
"É por ISSO que eu nunca poderia ser poeta."
O uso da forma destacada do demonstrativo, no contexto, se justifica em razão de:
No contexto, o sentido das palavras destacadas em "No meu caso, não, a AUSÊNCIA me deixa SUBMERSA, sem acesso a mim.", fazendo-se as alterações necessárias a seu uso na frase, equivale, correta e respectivamente, ao de:
As seguintes proposições lógicas formam um conjunto de premissas de um argumento:
- Se João não é físico, então Carlos é matemático.
- Se Carlos é matemático, então José não é químico.
- José é químico.
Pode-se afirmar que:
Determine o menor ângulo formado pelos ponteiros, que marcam a hora e os que marcam os minutos, de um relógio analógico quando ele marca exatamente 14h e 30min:
Um usuário do sistema operacional MS Windows 7 digitou a tecla de atalho F3 em uma janela ativa. Isso significa que ele deseja:
Software livre é entendido como qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído de forma gratuita por qualquer usuário. Um exemplo de software livre é o:
Como um planejamento histórico e contextualizado de todas as ações da escola, o PP- Projeto Político-Pedagógico - "envolve etapas que se complementam e que são interligadas, realimentando todo o processo." Essas etapas são, respectivamente:
Diante das diferentes hipóteses de escrita, em turmas de alfabetização heterogêneas, pode-se utilizar estratégias de aprendizagem com foco interativo, baseando-se na teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky, como, por exemplo, o agrupamento produtivo. Esse agrupamento pode ser trabalhado:
Davis e Oliveira (2010, p. 112) afirmam que "a visão interacionista de desenvolvimento traz importantes contribuições para a prática pedagógica." Assim, uma escola de base interacionista têm sua ênfase:
Ao trabalhar um projeto com os alunos o professor precisa ter consciência de que deve assumir uma postura:
Com o objetivo de desenvolver um acompanhamento responsável, ético e propositivo do processo educativo na escola, e visando uma educação emancipadora, o Conselho Escolar deve estar atento a alguns aspectos extremamente relevantes desse processo, compreendendo que:
1- O projeto de educação que a escola vai desenvolver, dando sentido às suas ações, deve ser discutido, deliberado e seguido portados.
2- O sentido de pluralidade nas relações sociais da escola, com respeito às diferenças existentes entre os sujeitos sociais, deve ser a marca do processo educativo.
3- A unidade do trabalho escolar deve ser garantida utilizando-se o Projeto Político-Pedagógico da escola como instrumento para impedir a fragmentação das ações.
4- O sentido de qualidade na educação não pode ser uma simples transposição deste conceito do mundo empresarial para a escola, isto é, na educação, esse sentido necessita estar referenciado no social e não no mercado.
5- A aprendizagem é decorrente da construção individual do conhecimento e se basta à transmissão de informações.
Estão corretos apenas os itens: