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A figura a seguir é formada por cinco quadrados congruentes, cada um de área 17 cm² Se forem ligados os pontos P, Q, R, S e P, nesta ordem, será construído o quadrilátero PQRS.

Calcule a área de PQRS.

A expressão trigonométrica a seguir vale:

Uma solução mais econômica para decorar alguns ambientes, são as estantes em formato de colmeias. A imagem a seguir, ilustra uma destas estantes. composta por 8 nichos, distribuídos em 4 filas horizontais e 2 filas verticais.

Suponha a estante vazia inicialmente. Se forem ocupados 4 compartimentos de maneira aleatória, calcule a probabilidade de que haja apenas um compartimento utilizado por fila horizontal.

Um torneio de futebol de mesa reuniu seis moradores de um condomínio (Carlos, Elias, Jorge, Wilson, Bruno e Robson). Na primeira sequência, três jogos aconteceram simultaneamente. Antes de iniciar o torneio, três torcedores tentaram descobrir quais seriam os três vencedores nas partidas que seriam realizadas, não necessariamente na ordem destes jogos.

Torcedor 1: Carlos, Bruno e Elias;
Torcedor 2: Bruno, Wilson e Robson;
Torcedor 3: Elias, Jorge e Robson.

Nessa sequência de jogos iniciais, o adversário direto do Carlos foi:

Sobre o texto leia as afirmativas a seguir.

I. Do fato de certas pessoas não terem gosto pela vida, surgem sentimentos de tristeza, cansaço e falsa alegria.
II. O texto revela a visão pessimista de mundo sentida pelo locutor em suas observações da realidade da vida.
III. O texto, em certo momento, faz uma crítica aos moços de tendência modernista que vivem em gabinetes e não observam a vida.

Está correto apenas o que se afirma em:

A oração destacada em "Eu acho, Drummond, pensando bem, que o que falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros é isso: GOSTAREM DE VERDADE DA VIDA." atribui ao fragmento ideia:

No início de 2003, após debates em âmbito nacional, houve alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação com a sanção da conhecida Lei n° 10.639, determinando que:

Sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), leia as afirmativas.

I. Fornece recursos para todas as etapas da Educação Básica - desde creches, Pré-escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos.
II. Cada estado distribui os recursos de seu próprio fundo, de acordo com o número de estudantes que estão matriculados em sua rede de Educação Básica.
III. Todas as etapas do ensino devem receber o mesmo valor por aluno.

Está correto apenas o que se afirma em:

Na tendência liberal tradicional, entre outros aspectos, a metodologia praticada é:

Para reformar a sala de sua casa, Sávio retirou várias tábuas retangulares de madeira, todas de mesma espessura e largura, que seriam substituídas por um novo piso em porcelanato. A fim de aproveitar as tábuas, ele as organizou por comprimento e percebeu que havia 18 tábuas com 2,40 m e 5 tábuas com 1 ,50 m. Estas tábuas seriam tratadas e cortadas no maior comprimento possível de maneira que:

- não haja perda de material; e
- todas as tábuas retangulares tenham o mesmo comprimento.

Assim, o número de tábuas tratadas e cortadas em um mesmo comprimento foi de:

Para uma atividade lúdica, o professor Márcio dividiu a sua turma de 12 alunos em 3 grupos. De quantas formas distintas, de acordo com a divisão feita em 3 grupos, pelo professor, estes grupos poderiam estar organizados?

Se r: 4x - 3y + 15 = O é uma reta contida no plano R² calcule a distância entre r e o ponto P (1 , -2).

Se A e B são duas proposições verdadeiras, sobre a sentença pode-se afirmar que:

" Mas havia uma negra moça que dançava melhor que os outros." A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.

I. A forma verbal HAVIA, mesmo que a oração a que pertence fosse flexionada no plural , permaneceria no singular.
II. A segunda ocorrência do QUE é uma conjunção integrante.
III. A conjunção MAS poderia ser substituída, sem alteração do sentido original, por CONTUDO.

Está correto apenas o que se afirma em:

A Lei de Diretrizes e Bases, Lei n° 9.394/1996, em seu artigo 4° enfatiza que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

1 Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
2 Educação Infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
3 acesso público e gratuito aos Ensinos Fundamental e Médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
4 oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
5 oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades.
6 vaga na escola pública de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 3 (três) anos de idade.

Estão corretos apenas os itens:

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