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Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


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Q621804

A organização do currículo se tornou necessária porque, com o surgimento da escolarização em massa, precisou-se de uma padronização do conhecimento a ser ensinado, ou seja, que as exigências do conteúdo fossem as mesmas. No entanto, o currículo não diz respeito apenas a uma relação de conteúdos, mas envolve também:

1 questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e .administrador/professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela.
2 relações de classes sociais (classe dominante/classe dominada) e questões raciais, étnicas e de gênero, não se restringindo a uma questão de conteúdos.
3 a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los.
4 transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção individual do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.

Estão corretos apenas os itens:

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Q621796

Como modalidade destas etapas da Educação Básica, a identidade própria da Educação de Jovens e Adultos considerará as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e se pautará pelos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio, de modo a assegurar:

I. quanto à equidade, a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades face ao direito à educação.
II. quanto à diferença, a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
III. quanto à proporcionalidade, a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade informativa comum a participantes específicos da escolarização básica.

Está correto o que se afirma apenas em:

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Q621791

A Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do Ensino Fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de:

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Q621795

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio Enem, como procedimento de avaliação do desempenho do aluno, deverão possibilitar:

1 a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho.
2 a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio.
3 a utilização do exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, especialmente a ofertada pelas instituições federais de educação superior.
4 o acesso a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da Educação Básica. Estão corretos apenas os itens:

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Q621803

Na tendência progressista libertária, a metodologia praticada, entre outras, é composta pela(o):

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Q621788

A Lei de Diretrizes e Bases, Lei n° 9.394/1996, em seu artigo 7°, enfatiza que o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

1 cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino.
2 autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público.
3 capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituição Federal.
4 estrutura para coordenação da política nacional de educação.
5 articulação de diferentes níveis e sistemas e exercício da função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.

Estão corretos apenas os itens:

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Q621790

A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:

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Q621799

A concepção do Projeto Político-Pedagógico como organização do trabalho de toda a escola está fundamentada nos princípios que devem nortear a escola democrática, pública e gratuita. Aquele que implica criação e ampliação de canais e espaços públicos para o diálogo, a discussão e o debate a serviço de um projeto político-pedagógico de qualidade que, assentado no pilar da educação emancipatória, considere os determinantes sociais e as possibilidades concretas da escola é denominado princípio de:

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Q621802

Considerada uma ciência que estuda os saberes necessários à prática docente, a Didática:

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Q621787

0 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil. Sobre ele, pode-se afirmar que:

I. é definido por meio da média dos alunos na Prova Brasil.
II. é calculado para duas etapas: anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
III. a aprovação é medida através dos dados do Censo Escolar. IV. os dados são processados pelo lnep, que divulga o ldeb a cada dois anos.

Está correto apenas o que se afirma em:

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Q621801

0 planejamento representa o processo de síntese do conhecimento, constituindo-se em um espaço centrado na aprendizagem, tendo como um de seus objetivos:

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Q621806

0 ensino formal possui alguns princípios básicos que devem ser considerados em relação às estratégias metodológicas, entre eles pode-se apontar:

I. ser sistemático e científico, de modo a promover o desenvolvimento intelectual dos alunos.
II. ser compreensível e assimilável pelo aluno, num exercício constante de reflexão sobre a vida prática.
III. basear-se na unidade ensino-aprendizagem, como binômio indissociável para que os alunos dominem conscientemente conhecimentos e métodos, desenvolvendo a criatividade e a independência do pensamento.
IV. ser orientado para desvincular o trabalho coletivo às particularidades individuais, de modo que o aluno possa desenvolver-se individualmente.

Estão corretas apenas as estratégias:

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Q621793

0 Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidade ampla:

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Q621798

Em geral, as normas sobre conselhos de ensino referem-se a funções deliberativa, consultiva, normativa, mediadora, mobilizadora, fiscal, recursal, entre outras. A função deliberativa é assim entendida quando:

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Q621805

0 Conselho de Classe tem por finalidade:

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) C
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) D
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