Texto 1:
Crise nos programas de licenciatura
Uma medida paliativa vem ocorrendo com frequência cada vez maior em escolas públicas e privadas de todo o país. Muitos estudantes estão finalizando o ano letivo de 2023 sem ter tido aulas de física ou sociologia com professores habilitados para ministrar essas disciplinas. Diante da ausência de candidatos para ocupar as docências, as escolas improvisam e colocam profissionais formados em outras áreas para suprir lacunas no ensino fundamental II e no ensino médio. A medida tem se repetido em diferentes estados e municípios brasileiros, como mostram dados de estudo inédito realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep): em Pernambuco, por exemplo, apenas 32,4% das docências em física no ensino médio são ministradas por licenciados na disciplina, enquanto no Tocantins o valor equivalente para a área de sociologia é de 5,4%. Indicativo da falta de interesse dos jovens em seguir carreira no magistério, o número de concluintes de licenciaturas em áreas específicas passou de 123 mil em 2010 para 111 mil em 2021. Esse conjunto de dados indica que o país vivencia um quadro de apagão de professores. Para reverter esse cenário, pesquisadores fazem apelo e defendem a urgência da criação de políticas de valorização da carreira docente e a adoção de reformulações curriculares.
“O apagão das licenciaturas é uma realidade que nos preocupa”, afirma Marcia Serra Ferreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As licenciaturas em áreas específicas são cursos superiores que habilitam os concluintes a dar aulas nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio na área do conhecimento em que se formaram. Dados do último Censo da Educação Superior do Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgados no ano passado, mostram que desde 2014 a quantidade de ingressantes em licenciaturas presenciais está caindo, assim como ocorre em cursos a distância desde 2021. “As áreas mais preocupantes são as de ciências sociais, música, filosofia e artes, que apresentaram as menores quantidades de matrículas em 2021, e as de física, matemática e química, que registraram as maiores taxas de desistência acumulada na última década”, assinala Ferreira.
Dados do Inep disponíveis no Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE) indicam que, em 2022, cerca de 59,9% das docências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de 67,6% daquelas oferecidas no ensino médio eram ministradas por professores qualificados na área do conhecimento. Ao analisar os números, o pedagogo e professor de educação física Marcos Neira, pró-reitor adjunto de Graduação da Universidade de São Paulo (USP), comenta que a situação é diferente em cada área do conhecimento. “Por um lado, a média nacional mostra que 85% dos docentes de educação física são licenciados na disciplina, enquanto os percentuais equivalentes para sociologia e línguas estrangeiras são de 40% e 46%, respectivamente. Ou seja, os problemas podem ser maiores ou menores, conforme a área do conhecimento e também são diferentes em cada estado”, destaca Neira, que atualmente desenvolve pesquisa com financiamento da FAPESP sobre reorientações curriculares na disciplina de educação física.
A falta de formação adequada do professor pode causar impactos no processo de aprendizagem dos alunos, conforme identificou Matheus Monteiro Nascimento, físico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em pesquisa realizada em 2018. De acordo com o pesquisador, na ausência de docentes licenciados em física, quem acaba oferecendo a disciplina nas escolas, geralmente, são profissionais da área de matemática. “Com isso, observamos que a abordagem da disciplina tende a privilegiar o formalismo matemático”, comenta. Ou seja, no lugar de tratar de conhecimentos de mecânica, eletricidade e magnetismo por meio de abordagens fenomenológicas, conceituais e experimentais, os professores acabam trabalhando os assuntos em sala de aula apenas por meio de operações matemáticas e equações sem relação direta com a realidade do aluno. “O formalismo matemático é, justamente, o elemento da disciplina de física que mais prejudica o interesse de estudantes por essa área do conhecimento”, considera Nascimento.
Preocupados em mensurar se as defasagens poderiam ser sanadas com a contratação de profissionais graduados em licenciaturas no Brasil nos últimos anos, pesquisadores do Inep realizaram, em setembro, estudo no qual olharam para as carências de escolas públicas e privadas nos anos finais do ensino fundamental e médio. “Se todos os licenciados de 2010 a 2021 ministrassem aulas na disciplina em que se formaram nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio em 2022, ainda assim o país teria dificuldades para suprir a demanda por docentes de artes em 15 estados, física em cinco, sociologia em três, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira e geografia em um”, contabiliza Alvana Bof, uma das autoras da pesquisa. Além disso, o estudo avaliou se a quantidade de licenciados de 2019 a 2021 seria suficiente para suprir todas as docências que, em 2022, estavam sendo oferecidas por professores sem formação adequada. Foi constatado que faltariam docentes de artes em 18 estados, física em 16 estados, língua estrangeira em 15, filosofia e sociologia em 11, matemática em 10, biologia, ciências e geografia em 8, língua portuguesa em 5, história e química em 2 e educação física em um estado. “Os resultados indicam que já vivemos um apagão de professores em diferentes estados e disciplinas”, reitera Bof, licenciada em letras e com doutorado em educação.
Outro autor do trabalho, o sociólogo do Inep Luiz Carlos Zalaf Caseiro, esclarece que o cenário de falta de professores não está relacionado com falta de vagas em cursos de licenciaturas. “Em 2021, o país teve 2,8 milhões de vagas disponíveis, das quais somente 300 mil foram preenchidas. Isso significa que 2,5 milhões de vagas ficaram ociosas, sendo grande parte no setor privado e na modalidade de ensino a distância”, relata. Licenciaturas 2 oferecidas no ensino público, na modalidade presencial, também tiveram quantidade significativa de vagas ociosas. “De 2014 a 2019, a taxa de ociosidade de licenciaturas em instituições públicas foi de cerca de 20%, enquanto em 2021 esse percentual subiu para 33%”, informa. Cursos como o de matemática apresentaram situação ainda mais inquietante. “Licenciaturas de matemática em instituições públicas no formato presencial registraram 38% de vagas ociosas em 2021”, destaca Caseiro, comentando que muitas vagas, mesmo quando preenchidas, logo são abandonadas. Além disso, segundo o sociólogo, somente um terço dos estudantes que finalizam as licenciaturas vai atuar na docência; o restante opta por outros caminhos profissionais. O estudo foi desenvolvido a partir do cruzamento de dados relativos a docentes presentes no Censo da Educação Básica e referentes a ingressantes e concluintes em licenciaturas captados pelo Censo da Educação Superior. Ambas as pesquisas são realizadas anualmente pelo
Inep para analisar a situação de instituições, alunos e docentes da educação básica e do ensino superior.
Retirado e adaptado de: QUEIRÓS, Christina. Crise nos programas de licenciatura. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/crise-nos-programas-de-licenciatura/ Acesso em: 02 nov., 2023
Texto 02
(o primeiro índice é sempre o de maior percentual e o segundo, de menor):

Fonte: BOF, A. M et al. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. 2023, no prelo. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/crise-nos-programas-de-licenciatura/ Acesso em: 02.nov., 2023.
A respeito das figuras de linguagem, analise as afirmações a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)Em "As licenciaturas abrem muitas portas", há uma figura de linguagem conhecida como metonímia.
(__)Na sentença "O patrono da Educação Brasileira tem muito a nos dizer", há a figura de linguagem chamada de perífrase.
(__)Em "Os jovens não parecem nada interessados nas licenciaturas", há uma figura de linguagem chamada de litote.
(__)Na sentença "São impulsionadores os caminhos da educação", apresenta-se a figura de linguagem polissíndeto.
(__)Em "Não escolhem licenciaturas; Evadem dos cursos; Buscam novas áreas", há a figura de linguagem anacoluto.
(__)Em "Cursamos a área mais bonita que conheço: a do lecionar", há a figura de linguagem silepse.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Texto 1:
Crise nos programas de licenciatura
Uma medida paliativa vem ocorrendo com frequência cada vez maior em escolas públicas e privadas de todo o país. Muitos estudantes estão finalizando o ano letivo de 2023 sem ter tido aulas de física ou sociologia com professores habilitados para ministrar essas disciplinas. Diante da ausência de candidatos para ocupar as docências, as escolas improvisam e colocam profissionais formados em outras áreas para suprir lacunas no ensino fundamental II e no ensino médio. A medida tem se repetido em diferentes estados e municípios brasileiros, como mostram dados de estudo inédito realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep): em Pernambuco, por exemplo, apenas 32,4% das docências em física no ensino médio são ministradas por licenciados na disciplina, enquanto no Tocantins o valor equivalente para a área de sociologia é de 5,4%. Indicativo da falta de interesse dos jovens em seguir carreira no magistério, o número de concluintes de licenciaturas em áreas específicas passou de 123 mil em 2010 para 111 mil em 2021. Esse conjunto de dados indica que o país vivencia um quadro de apagão de professores. Para reverter esse cenário, pesquisadores fazem apelo e defendem a urgência da criação de políticas de valorização da carreira docente e a adoção de reformulações curriculares.
“O apagão das licenciaturas é uma realidade que nos preocupa”, afirma Marcia Serra Ferreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As licenciaturas em áreas específicas são cursos superiores que habilitam os concluintes a dar aulas nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio na área do conhecimento em que se formaram. Dados do último Censo da Educação Superior do Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgados no ano passado, mostram que desde 2014 a quantidade de ingressantes em licenciaturas presenciais está caindo, assim como ocorre em cursos a distância desde 2021. “As áreas mais preocupantes são as de ciências sociais, música, filosofia e artes, que apresentaram as menores quantidades de matrículas em 2021, e as de física, matemática e química, que registraram as maiores taxas de desistência acumulada na última década”, assinala Ferreira.
Dados do Inep disponíveis no Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE) indicam que, em 2022, cerca de 59,9% das docências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de 67,6% daquelas oferecidas no ensino médio eram ministradas por professores qualificados na área do conhecimento. Ao analisar os números, o pedagogo e professor de educação física Marcos Neira, pró-reitor adjunto de Graduação da Universidade de São Paulo (USP), comenta que a situação é diferente em cada área do conhecimento. “Por um lado, a média nacional mostra que 85% dos docentes de educação física são licenciados na disciplina, enquanto os percentuais equivalentes para sociologia e línguas estrangeiras são de 40% e 46%, respectivamente. Ou seja, os problemas podem ser maiores ou menores, conforme a área do conhecimento e também são diferentes em cada estado”, destaca Neira, que atualmente desenvolve pesquisa com financiamento da FAPESP sobre reorientações curriculares na disciplina de educação física.
A falta de formação adequada do professor pode causar impactos no processo de aprendizagem dos alunos, conforme identificou Matheus Monteiro Nascimento, físico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em pesquisa realizada em 2018. De acordo com o pesquisador, na ausência de docentes licenciados em física, quem acaba oferecendo a disciplina nas escolas, geralmente, são profissionais da área de matemática. “Com isso, observamos que a abordagem da disciplina tende a privilegiar o formalismo matemático”, comenta. Ou seja, no lugar de tratar de conhecimentos de mecânica, eletricidade e magnetismo por meio de abordagens fenomenológicas, conceituais e experimentais, os professores acabam trabalhando os assuntos em sala de aula apenas por meio de operações matemáticas e equações sem relação direta com a realidade do aluno. “O formalismo matemático é, justamente, o elemento da disciplina de física que mais prejudica o interesse de estudantes por essa área do conhecimento”, considera Nascimento.
Preocupados em mensurar se as defasagens poderiam ser sanadas com a contratação de profissionais graduados em licenciaturas no Brasil nos últimos anos, pesquisadores do Inep realizaram, em setembro, estudo no qual olharam para as carências de escolas públicas e privadas nos anos finais do ensino fundamental e médio. “Se todos os licenciados de 2010 a 2021 ministrassem aulas na disciplina em que se formaram nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio em 2022, ainda assim o país teria dificuldades para suprir a demanda por docentes de artes em 15 estados, física em cinco, sociologia em três, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira e geografia em um”, contabiliza Alvana Bof, uma das autoras da pesquisa. Além disso, o estudo avaliou se a quantidade de licenciados de 2019 a 2021 seria suficiente para suprir todas as docências que, em 2022, estavam sendo oferecidas por professores sem formação adequada. Foi constatado que faltariam docentes de artes em 18 estados, física em 16 estados, língua estrangeira em 15, filosofia e sociologia em 11, matemática em 10, biologia, ciências e geografia em 8, língua portuguesa em 5, história e química em 2 e educação física em um estado. “Os resultados indicam que já vivemos um apagão de professores em diferentes estados e disciplinas”, reitera Bof, licenciada em letras e com doutorado em educação.
Outro autor do trabalho, o sociólogo do Inep Luiz Carlos Zalaf Caseiro, esclarece que o cenário de falta de professores não está relacionado com falta de vagas em cursos de licenciaturas. “Em 2021, o país teve 2,8 milhões de vagas disponíveis, das quais somente 300 mil foram preenchidas. Isso significa que 2,5 milhões de vagas ficaram ociosas, sendo grande parte no setor privado e na modalidade de ensino a distância”, relata. Licenciaturas 2 oferecidas no ensino público, na modalidade presencial, também tiveram quantidade significativa de vagas ociosas. “De 2014 a 2019, a taxa de ociosidade de licenciaturas em instituições públicas foi de cerca de 20%, enquanto em 2021 esse percentual subiu para 33%”, informa. Cursos como o de matemática apresentaram situação ainda mais inquietante. “Licenciaturas de matemática em instituições públicas no formato presencial registraram 38% de vagas ociosas em 2021”, destaca Caseiro, comentando que muitas vagas, mesmo quando preenchidas, logo são abandonadas. Além disso, segundo o sociólogo, somente um terço dos estudantes que finalizam as licenciaturas vai atuar na docência; o restante opta por outros caminhos profissionais. O estudo foi desenvolvido a partir do cruzamento de dados relativos a docentes presentes no Censo da Educação Básica e referentes a ingressantes e concluintes em licenciaturas captados pelo Censo da Educação Superior. Ambas as pesquisas são realizadas anualmente pelo
Inep para analisar a situação de instituições, alunos e docentes da educação básica e do ensino superior.
Retirado e adaptado de: QUEIRÓS, Christina. Crise nos programas de licenciatura. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/crise-nos-programas-de-licenciatura/ Acesso em: 02 nov., 2023
Texto 02
(o primeiro índice é sempre o de maior percentual e o segundo, de menor):

Fonte: BOF, A. M et al. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. 2023, no prelo. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/crise-nos-programas-de-licenciatura/ Acesso em: 02.nov., 2023.
Com base no Texto 1: "Crise nos programas de licenciatura", assinale a alternativa que apresenta corretamente cada um dos referentes retomados pelos anafóricos apresentados a seguir:
I. Ao analisar os números, o pedagogo e professor de educação física Marcos Neira... (terceiro parágrafo):
a. cerca de 59,9% das docências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de 67,6% daquelas oferecidas no ensino médio eram ministradas por professores qualificados na área do conhecimento.
b. a média nacional mostra que 85% dos docentes de educação física são licenciados na disciplina, enquanto os percentuais equivalentes para sociologia e línguas estrangeiras são de 40% e 46%, respectivamente.
II. Para reverter esse cenário, pesquisadores fazem apelo e defendem a urgência... (primeiro parágrafo):
a. o número de concluintes de licenciaturas em áreas específicas passou de 123 mil em 2010 para 111 mil em 2021.
b. o país vivencia um quadro de apagão de professores.
III. Além disso, segundo o sociólogo, somente um terço dos estudantes que finalizam as licenciaturas vai atuar na docência... (último parágrafo):
a. Licenciaturas de matemática em instituições públicas no formato presencial registraram 38% de vagas ociosas em 2021.
b. muitas vagas, mesmo quando preenchidas, logo são abandonadas.
IV. Ambas as pesquisas são realizadas anualmente... (último parágrafo):
a. Censo da Educação Básica e Censo da Educação Superior.
b. O estudo foi desenvolvido a partir do cruzamento de dados relativos a docentes.
V. Esse conjunto de dados indica... (primeiro parágrafo):
a. o número de concluintes de licenciaturas em áreas específicas passou de 123 mil em 2010 para 111 mil em 2021.
b. em Pernambuco, por exemplo, apenas 32,4% das docências em física no ensino médio são ministradas por licenciados na disciplina, enquanto no Tocantins o valor equivalente para a área de sociologia é de 5,4%. Indicativo da falta de interesse dos jovens em seguir carreira no magistério, o número de concluintes de licenciaturas em áreas específicas passou de 123 mil em 2010 para 111 mil em 2021.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre os termos:
Segundo uma pesquisa de Simielli (2023), a diferença entre a nota de um aluno negro e a de um branco no Pisa equivale a dois anos de escolaridade. Um levantamento elaborado pelo Todos Pela Educação e pela Mahin Consultoria Antirracista, com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 2019, demonstra essa disparidade. Em relação a uma
criança negra, uma branca tem 18,9% mais chances de ter acesso à Educação Infantil do que uma criança negra; 39,2% mais chances de frequentar a escola; 40,4% mais chances de aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e 53,9% mais chances de aprendizagem adequada em Matemática no 9° ano do Ensino Fundamental; e 48% mais chances de cursar o Ensino Superior (Gotti; Noronha, 2023). Dado esse contexto, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)A equidade étnico-racial precisa ser um projeto de nação, com centralidade nas políticas públicas, não apenas como ações adjacentes.
(__)Dentro da escola, o racismo estrutural é também um desafio a ser enfrentado.
(__)Um fator que impacta a aprendizagem envolve os problemas psicológicos que o racismo causa.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Uma empresa cresceu rapidamente e virou referência no ramo das madeireiras. Foi uma das primeiras companhias desse tipo no Brasil a ser certificada por uma ONG mundialmente conhecida, que atesta a exploração responsável de produtos florestais. O certificado funciona como uma garantia de que a madeira da empresa não foi desmatada ilegalmente, tampouco, extraída por trabalhadores em condições degradantes. Por trás dessa roupagem ecológica, no entanto, há uma série de infrações ambientais cometidas ao longo de décadas. Ainda no final dos anos 1980, a Funai flagrou funcionários da empresa extraindo mogno em áreas públicas griladas no meio da Terra Indígena Apyterewa, onde vivem indígenas da etnia parakanã.
Segundo o Ministério Público Federal, a empresa devastou 5 mil hectares de floresta e construiu mais de 100 km de estradas para escoar a madeira ilegal. As infrações não pararam depois da certificação emitida pela ONG. De 2000 a 2017, a empresa foi multada 12 vezes pelo Ibama por destruir a floresta sem autorização do poder público e transportar madeira sem documentação. Ao todo, as multas somaram R$ 1,6 milhão em valores nominais (texto adaptado de Poder 360 (2023), com nomes intencionalmente excluídos).
O texto apresentado evidencia a prática de algumas empresas e governos de se mostrarem comprometidos com a causa ambiental quando, na verdade, agem no sentido oposto. Essa prática é conhecida como:
A profissionalização e, mais especificamente, o aprendizado da docência é um processo longo e contínuo que se dá mesmo antes de o indivíduo se tornar professor. Considera-se, ainda, que a socialização, profissional é, igualmente, um componente ou uma fase de extrema importância para a profissionalização, dentre outras (Guimarães, 2006).
A partir desse enunciado, assinale a alternativa correta:
Ao que compete às Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis - SC (2015), analise as afirmações a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Na organização de novos tempos e experiências educativas, os grupos geracionais têm um espaço de aprendizados assegurado, por isso a hierarquização entre as gerações é necessária. Entende-se que todo ser humano no interior de um dado grupo geracional tem competências à aprendizagem.
(__)Um trabalho pedagógico que toma a problematização como ponto de partida enriquece as experiências e permite aos estudantes atribuírem sentido aos conhecimentos e produtos culturais. Nesse sentido, os núcleos de ação pedagógica devem ser contemplados de modo fragmentado para, no fim, permitir uma abordagem global dos seus processos de aprendizagem.
(__)A instituição-comunidade tem se revelado central, dado o papel das instituições educacionais na organização social contemporânea. Esse elemento relacional pode consolidar a proposta de educação omnilateral. Nesse sentido, tal pressuposto amplia a ideia de prática pedagógica, além de reforçar o educar e o cuidar como indissociáveis.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Os princípios de gestão escolar democrática e participativa, defendidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, envolvem uma série de questões. Uma delas é apresentada a seguir:
É um documento no qual são expressos objetivos, metas e diretrizes e no qual se expressa a autonomia da gestão administrativa e pedagógica da escola, por meio do planejamento de ações que estejam alicerçadas nas demandas e particularidades pedagógicas e identitárias de toda a comunidade escolar. Deve ser um documento vivo e elaborado de forma participativa.
O texto apresentado se refere ao seguinte elemento da gestão escolar democrática e participativa:
O planejamento docente é fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma coerente, mobilizando intencionalidades em favor da construção de conhecimentos que façam sentido para os estudantes.
No seu planejamento, o professor mobiliza uma série de elementos. A esse respeito, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona distintos elementos que compõem o planejamento do professor com a sua descrição:
Primeira coluna: elementos
1.Recursos didáticos
2.Avaliação
3.Objetivos
4.Metodologia
5.Conteúdos de ensino
Segunda coluna: descrição
(__)materiais físicos ou digitais utilizados para a mediação do processo de ensino e aprendizagem.
(__)metas traçadas no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, podendo englobar uma aula, um projeto, uma sequência didática ou o que se espera alcançar ao longo de um dado período escolar.
(__)momento de reflexão sobre todo o processo de ensino e aprendizagem e que deve fazer parte do cotidiano da sala de aula, permitindo observações sobre o processo de construção de conhecimentos pelos estudantes e sobre a própria prática docente.
(__)saberes sistematizados numa dada área do conhecimento ou de forma inter/transdisciplinar.
(__)conjunto de métodos, processos, procedimentos utilizados na mediação da construção do conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Considere e analise as seguintes asserções:
I.O desafio de construir um currículo escolar inclusivo que atenda a todos/as os/as alunos/as a partir da reflexão sobre o que ensinamos e como ensinamos pressupõe "reverter uma situação que não conseguimos resolver inteiramente: mudar o mundo e torná-lo mais humano" (Mantoan, 2015).
ALÉM DISSO,
II.Para que a inclusão se torne, efetivamente, possível na escola, é necessário melhorar as condições da escola, as práticas de ensino, adquirir novos saberes, olharmos e valorizarmos a diversidade e a diferença de nossos/as alunos/as, encontrar outras maneiras de resolver problemas e de avaliar a aprendizagem, buscar outras formas de ensinar de modo que nela se possam formar gerações mais preparadas para viver a vida na sua plenitude, sem preconceitos e sem barreiras.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A avaliação institucional, quando orientada pela forte influência da política neoliberal e da globalização sobre a educação em todos os níveis, é levada a assumir uma função mais orientada ao individualismo e ao pragmatismo econômico do que aos ideais do conhecimento universal, da pertinência e da justiça social. Nesse sentido, está fundamentada em uma concepção racionalista e pragmatista, quando se limita a medir o rendimento escolar para efeito de regulação, pela qual os órgãos governamentais disciplinam, controlam e modelam unidirecionalmente a escola, dada a necessidade de controle, medição, ranking e prestação de contas, à semelhança do que ocorre no mundo econômico (Sobrinho, 2010). Por outro lado, há a
possibilidade de se investir em uma concepção crítica de avaliação institucional a partir da consideração da sua dimensão ética e, portanto, política. Sobre a concepção crítica da avaliação institucional, é correto o que se afirma em:
Acerca da Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, em seu art. 75, há a afirmação de que a ação ___________________________ da União e dos Estados será exercida de modo a corrigir, progressivamente, as disparidades de acesso e garantir o padrão mínimo de qualidade de ensino.
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
Pedro visitou 8 clientes na segunda-feira, 6 clientes na terça-feira, 8 clientes na quarta-feira e 4 clientes na quinta-feira. Sabendo que ele trabalha cinco dias na semana e que tem como meta atender uma média de 7 clientes por dia, pode-se afirmar que, para atingir essa meta, a quantidade de clientes que ele deve visitar na sexta-feira é de:
Em uma promoção, uma loja oferece 20% de desconto no valor total da compra de 3 peças, 30% para 4 peças e 50% para 5 peças ou mais. Luana foi até essa loja e comprou uma calça com valor de R$ 120,00, uma blusa com valor de R$ 90,00, um casaco de R$ 230,00 e um cachecol de R$ 60,00 (valores sem o desconto). Com essa promoção, o valor total pago por esses produtos, depois de aplicado o desconto, foi, em reais, de:
Considere as afirmativas relacionadas a Ambientes Virtuais de Aprendizagem apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma plataforma online utilizada para fins educacionais.
(__)O Moodle é um exemplo de Ambiente Virtual de Aprendizagem de código aberto e livre de licenciamento.
(__)Ambientes Virtuais de Aprendizagem oferecem recursos de aulas em vídeo, chat, fóruns, bibliotecas virtuais, entre outros.
(__)O ChatGPT também pode ser considerado um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nele, é possível criar e publicar conteúdos de texto, áudio e vídeo utilizando-se das ferramentas de Inteligência Artificial para geração automática de conteúdo.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Considerando que a gestão democrática pressupõe a mobilização e a organização das pessoas para atuar coletivamente na promoção de objetivos educacionais, o trabalho dos/as diretores/as escolares se assenta sobre a capacidade de influenciar a atuação de pessoas (professores/as, funcionário/as, alunos/as, pais/mães,outros) para a efetivação desses objetivos e o seu
envolvimento na realização das ações educacionais necessárias para sua realização (Lück, 2009).
O excerto citado trata do seguinte componente da gestão escolar: