Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 34 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Uma proposta aprovada pela Comissão Especial da Câmara Federal fez com que instituições como o Inca, Fiocruz, Ministério Público Federal (MPF), Ibama, Anvisa, entre outras, publicassem notas públicas contra o projeto. O alvo das críticas das instituições é:

Foram assustadores os números que refletem a violência no trânsito no segundo final de semana do mês de julho, em Santa Catarina. Em um período de 16 horas,13 pessoas morreram nas rodovias federais e estaduais, não havendo concentração em determinada área do Estado. Um dos acidentes envolveu cinco carros, resul-tando em três mortes e quatro feridos, na rodovia que passa pelo município de Ilhota, Vale do Itajaí. Isso posto, assinale a alternativa que identifica a rodovia, também conhecida como Jorge Lacerda:

Leia e preencha a lacuna:

“A ruptura neoconcreta na arte brasileira data de março de 1959, com a publicação do Manifesto Neoconcreto pelo grupo de mesmo nome, e deve ser compreendida a partir do movimento concreto no país, que remonta ao início da década de 1950 e aos artistas do Grupo Frente, no Rio de Janeiro, e do Grupo Ruptura, em São Paulo. (...) O manifesto de 1959, assinado por __________________________________________________ denuncia já nas linhas iniciais que a 'tomada de posição neoconcreta' se faz 'particularmente em face da arte concreta levada a uma perigosa exacerbação racionalista'. Contra as ortodoxias construtivas e o dogmatismo geométrico, os neoconcretos defendem a liberdade de experimentação, o retorno às intenções expressivas e o resgate da subjetividade."

Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3810/neoconcretismo.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

As danças folclóricas são uma das principais formas de manifestação cultural brasileira, que revelam características da cultura regional e das etnias formadoras do folclore nacional. Considerando essa premissa, avalie as seguintes asserções:

Primeira: o Carimbó é um ritmo musical e uma dança de origem indígena, típica da região Norte, do estado do Pará. Segunda: o Carimbó também possui influência dos negros, por causa da percussão e sensualidade da dança, e dos portugueses, por meio do uso das palmas e instrumentos de sopro.

Considerando as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica –Volume II, analise os itens abaixo e identifique a(s) que compete(m) à Arte e Educação e diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, e F, se não for:

( ) A arte é disciplina obrigatória nas escolas, conforme determinação da Lei de Diretrizes e Bases 9.394, no Artigo 26: “§ 2o “O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvi-mento cultural dos alunos”. (BRASIL, 1996).

( ) Em seus objetivos gerais, o ensino da arte articula ações que oportunizam aos alunos se reconhecerem como seres humanos em sua integridade; que possam conhecer e vivenciar arte não apenas no fazer artístico, mas dando ênfase à reflexão sobre o produto artístico, fazer arte e pensar sobre ela.

( ) O ensino da arte, aqui apresentado, defende as quatro linguagens da arte, portanto, os arte-educadores devem ser professores polivalentes e que trabalhem as Artes Visuais, Dança, Música e Teatro de ma-neira efetiva e constante, resgatando uma educação plural e tradicionalista.

( ) Outro objetivo da arte na escola é conhecer a produção artística que é concebida em seu entorno, possibilitando aos alunos se perceberem como parte neste processo e se identificarem com o meio ao qual pertencem. Quando crianças e adolescentes se percebem inseridos na arte que é produzida em sua cidade, no seu país, eles se sentem valorizados, fortalecendo a autoestima e estabelecendo conexões entre o particular e universal.

( ) O ensino de Arte deve considerar, ainda, a diversidade e a pluralidade cultural, considerando classe social, raça, etnia, gênero, religião, opção sexual, exceto à educação especial. Quanto a este último, não há parâmetros legais, pedagógicos e artísticos para alunos portadores de necessidades educacionais especiais a serem oportunizados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

O Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) estima que foram pescadas 7.000 toneladas de tainha em Santa Catarina no ano passado, na pesca artesanal e industrial. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

Analise os casos abaixo em que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar e identifique o(s) correto(s): I- Casos de maus-tratos envolvendo seus alunos. II- Casos de reiteração de faltas injustificadas, esgotados os recursos escolares. III- Qualquer caso de repetência escolar. IV- Evasão escolar, desde que esgotados os recursos escolares. Assinale a alternativa correta que indica os casos que deverão ser comunicados ao Conselho Tutelar:

Assinale a alternativa que indica uma atribuição comum ao Professor, ao Educador e ao Coordenador Pedagó-gico:

Muitos artistas da Arte Moderna se tornaram reconhecidos por suas obras. Com base nesse pressuposto, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, ou seja, o nome do artista com o título de sua obra:

Assinale a alternativa que associa corretamente as lacunas:

Este tipo de material utilizado nas artes visuais é feito de pigmento em pó misturado com goma ou resina sufici-ente para aglutiná-los. Por isso, as cores são intensas, o que permite aos artistas realizar belos trabalhos de contraste e luz. Seu nome deriva justamente da massa que é formada para depois ser moldada em barras. Por sua versatilidade, pode-se desenhar ou pintar. Está-se falando de:

Manifestação artística da década de 1960 que se revelou em várias linguagens da arte, como no teatro, na poesia, nas artes visuais, no cinema e, principalmente, na música. Na linguagem musical, artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Gal Costa, Tom Zé, entre outros, misturaram ritmos brasileiros, africanos, pop e rock e outros sons, criando composições que mesclam contextos culturais, marcando a história brasileira e influenciando comportamentos. O nome desse movimento é:

A dança é uma das linguagens da Arte. Observe a seguir os estilos de dança e relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

Assinale a alternativa que associa corretamente as lacunas:

A Pontuação é assunto de extrema relevância na Língua Portuguesa, pois auxilia na mensagem que o texto deseja passar, evitando ambiguidades, por exemplo. Sobre a pontuação, mais precisamente o uso da vírgula, analise as afirmativas a seguir: I- A vírgula pode ser utilizada para separar explicações que estão no meio da frase. Exemplo: João, o aluno que não fez a prova, esteve na escola hoje. II- A vírgula não pode ser utilizada para separar orações independentes. Exemplo: Eu iria à festa mas fiquei indisposta. III- A vírgula pode ser utilizada para separar o lugar, o tempo ou o modo, que vier no início da frase. Exemplo: De um modo geral, os alunos da quinta série estão com boas notas. Agora, assinale a opção correta:

Os Gêneros do Discurso são elementos fundamentais no processo de produção textual, pois eles são os res-ponsáveis pelas formas que estes assumem, entre outras funções. Podemos afirmar que toda manifestação verbal se organiza de acordo com algum gênero. Sobre os Gêneros do discurso, analise as afirmativas a seguir: I- A proficiência do aluno em Língua Portuguesa depende também do conhecimento que ele tem sobre os gêneros e de sua adequação às diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser objeto de ensino e tema das atividades que se organizar. II- Os gêneros se caracterizam pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas linguísticas específicas. Assim, não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa. III- Os gêneros são formas de enunciados, produzidas historicamente, que se estão disponíveis na cultura, como notícia, reportagem, conto (literário, popular, maravilhoso, de fadas, de aventuras…), romance, anún-cio, receita médica, receita culinária, tese, monografia, fábula, crônica, cordel, poema, repente, relatório, seminário, palestra, conferência, verbete, parlenda, adivinha, entre outros. IV- Saber identificar/selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer as suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, por exemplo. Sendo assim, quanto mais se sabe sobre um gênero, maiores são as possibilidades do discurso ser eficaz. Agora, assinale a alternativa correta:

Assinale a alternativa que indica o propósito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282