Fator que possibilita o entendimento da mensagem transmitida no texto. Tem como função a construção dos sentidos da textualidade. Por meio desse recurso, ocorre a concatenação das ideias do texto, ou seja, a forma-ção de uma cadeia de ideias. Estamos falando de:
Analise as afirmativas a seguir com base na temática ortografia: I- Loquaz. II- Empedernido. III- Alvíssaras. IV- Dijuntor. V- Espesso. Agora, assinale a opção correta:
À luz da Lei N. 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, analise os princípios abaixo e marque V, para os devem nortear o ensino ministrado, e F, para os que não devem: ( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. ( ) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. ( ) Respeito à liberdade e apreço à tolerância. ( ) Consideração com a diversidade étnico-racial. ( ) Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Considerando os preceitos constitucionais referentes à educação, assinale a alternativa correta:
Considerando o Anexo III da Lei Complementar N. 662/2007, referente a cargo de Professor, analise os requi-sitos abaixo e identifique o(s) correto(s): I- Para Professor de Educação Especial, a exigência é formação superior completa em pedagogia ou curso normal superior e/ou formação superior completa licenciatura plena e especialização na área de educação especial. II- Para Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, exige-se formação superior completa em pedagogia ou curso normal superior, admitindo-se como habilitação mínima o magistério nor-mal de nível médio. III- A habilitação mínima representada pelo magistério normal de nível médio não é mais admitida para atuação do Professor de Séries Iniciais do Ensino Fundamental. IV- Para Professores de Séries Finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, é exigida a formação superior completa licenciatura plena, com registro no conselho ou órgão fiscalizador do exercício da profissão. Assinale a alternativa correta:
Observe a imagem que segue:
Considerando a imagem, analise as características abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for característica pictórica do Romantismo, e F, se não for:
( ) Os artistas românticos se caracterizam por estar em oposição à arte neoclássica.
( ) O Romantismo confere maior valor expressivo à cor do que ao desenho.
( ) Os pintores românticos preferem salientar o sentimento em detrimento da razão.
( ) O Romantismo não se utiliza da dramaticidade, nem dos contrastes de luz e sombra.
( ) A tela “A Liberdade Guiando o Povo" retrata uma guerra civil iniciada pelo povo francês e pela burguesia, conhecida também como Os três dias gloriosos, em 27, 28 e 29 de julho de 1830.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Na questão da leitura de imagem, o autor Edmund Feldman (citado por Barbosa, 1991, p. 44) se destaca. Ele sugere leituras comparativas entre duas ou mais obras, a fim de que se evidenciem as semelhanças e diferenças, possibilitando analogias e aprendizagens mais enriquecedoras.
(Fonte: https://www.acafe.org.br/).
O autor ainda propõe mais alguns estágios para a leitura de imagem. Analise os itens abaixo e escreva V, se for verdadeira, e F, se não for:
( ) Edmund Feldman aponta quatro estágios a serem seguidos para a leitura da imagem que são distintos, mas interligados entre si e não ocorrem necessariamente nessa ordem. São eles: descrição, análise, interpretação e julgamento.
( ) A descrição se refere a prestar atenção ao que se vê e, a partir da observação, listar apenas o que está evidente, como, por exemplo, tipos de linhas e formas utilizadas pelo autor, cores, elementos e demais propriedades da obra. Nessa etapa, identificam-se, também, o título da obra, o artista que a fez, lugar, época, material utilizado, técnica, estilo ou sistema de representação, se figurativo ou abstrato etc.
( ) A análise diz respeito ao comportamento dos elementos entre si, como se influenciam e se relacionam. Por exemplo, os espaços, os volumes, as cores, as texturas e a disposição na obra criam contrastes, semelhanças e combinações diferentes que neste momento serão analisadas.
( ) O estágio da interpretação é dos mais gratificantes, pois é quando procuramos dar sentido ao que se observou, tentando identificar sensações e sentimentos experimentados, buscando estabelecer relações entre a imagem e a realidade no sentido de apropriar-se da primeira.
( ) No quarto estágio, o do julgamento, emitimos um juízo de valor a respeito da qualidade de uma imagem, decidindo se ela merece ou não atenção. Nessa etapa, as opiniões são muito divergentes, pois algumas obras têm um significado especial para algumas pessoas e nenhum valor para outras. Mas é senso comum que um bom trabalho é o que tem o poder de encantar muitas pessoas por um longo tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Observe a imagem, analise o texto e responda à questão correta:
A peça teatral “Auto da Compadecida", escrita em 1955, consegue a relação perfeita entre a cultura popular e a elaboração literária, ao recriar para o teatro, episódios registrados na literatura do cordel. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, conta uma história carregada de tradições e crenças regionais. Seus personagens são os cangaceiros, coronéis, padres e o famoso João Grilo (personagem conhecido em Portugal e adaptado à cultura nordestina). O autor de “O Auto da Compadecida" é:
Considerando as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica –Volume II, analise as atribuições abaixo e identifique a(s) que compete(m) ao Currículo e Educação:
I- Os documentos oficiais sinalizam o currículo como o coração das práticas educativas, por isso, precisa levar em conta as características da comunidade escolar e, sobretudo, o multiculturalismo. As implicações curriculares na visão do multiculturalismo do pensamento pós-crítico estão ligadas à produção das diferenças que não podem ser reduzidas ao determinismo (sempre foi assim), por isso, precisam ser analisadas constantemente.
II- De acordo com o art. 9º, inciso II, da Resolução nº04/2010, o objetivo é de avançar nos conceitos de currículo, garantindo a qualidade da escola que adota como centralidade a criança/aluno e a aprendizagem, levando em consideração “[...] a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade”. (BRASIL, 2010).
III- O currículo é visto como o modelador da construção das identidades e constrói as relações de poder da sociedade, sendo o fio da trama social. Com base nesse pressuposto, o professor deve ser rígido, seguir o currículo de forma efetiva, sem desviar do assunto e conteúdo proposto no início do ano escolar.
IV- Assim, pode-se afirmar que a necessidade de flexibilização curricular supõe a quebra de rigidez de práticas culturalmente construídas, pelas quais os atores sociais da escola estabelecem novas conexões e constroem aprendizagens significativas. Por aprendizagem significativa, entendese aquela carregada de sentido para o sujeito e caracterizada pela interação entre novos conhecimentos relevantes. (MOREIRA, 2003).
Assinale a alternativa correta:
De acordo com as classes gramaticais, analise o trecho do texto a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A palavra VEJO (1ª linha) é um verbo conjugado no modo indicativo e no tempo presente.
( ) A palavra IMEDIATAMENTE (1ªlinha) é um advérbio.
( ) A palavra JOGAREI (6ª linha) é um verbo conjugado no futuro do pretérito do modo indicativo.
( ) A palavra FICAREI (6ª linha) é um verbo foneticamente irregular, com uma pequena irregularidade tam-bém na sua estrutura formal.
Agora, assinale a alternativa correta:
“A educação nunca é neutra, ela é uma ação voluntária. Ela é uma prática assentada em outra prática e que tem como condutor o profissional professor” (TAVARES, 2018). Com base no relatório de Políticas Eficientes para Professores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em 2018, é correto afirmar:
Destacam-se como elementos culturais representativos de um povo, entre outros: a língua, as crenças, os comportamentos, os valores, os costumes, a religião, o folclore, a dança, a culinária, a arte. A cultura brasileira é uma mescla de culturas, que sintetizam as várias etnias que formam o povo brasileiro. A respeito da cultura brasileira, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): I- Cada região brasileira apresenta aspectos singulares relativos aos costumes, crenças ou manifestações culturais e artísticas. II- Na região nordeste, há uma grande mistura de elementos culturais das culturas indígena, mineira, gaúcha, boliviana e paraguaia. III- Entre as manifestações culturais presentes na região Sul do Brasil, destacam-se as festas instituídas por imigrantes advindos principalmente da Europa no século XX. IV- Uma das principais características da cultura afro-brasileira é sua homogeneidade cultural em todo território brasileiro, em razão dos africanos terem sido trazidos de uma única região da África. Assinale a alternativa correta:
Considerando as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica –Volume II, analise as atribuições abaixo e identifique a(s) que compete(m) às possibilidades metodológicas para o oitavo e nono anos sobre o eixo temático III - linguagem visual:
I- aos alunos, oportunizar conhecer e vivenciar os diversos modos de expressão na linguagem visual, como: assemblage, cerâmica, colagem, mosaico, desenho, escultura, gravura, impressão, fotografia, cinema, videoarte, performance, instalações (Land Art, Site specif) e outras.
II- importante que a turma tenha muitas possibilidades de explorar a obra de arte, analisando o contexto em que ela foi produzida e o estudo dos elementos formais: ponto, linha, cor, forma, textura, dimensão, movimento, volume, plano, espaço, equilíbrio, ritmo, profundidade, simetria, assimetria, matéria, suporte e outros.
III- para despertar o gosto e o interesse pela arte, um dos meios é visitar espaços culturais, museus, galerias, bienais e outros. Junto a isso, é importante que a pesquisa e o estudo do contexto histórico e social do objeto artístico tenham sido produzidos pela humanidade através dos tempos.
IV- o aluno deverá desenvolver pesquisa sobre artistas e suas obras e o reconhecimento e execução de escalas ascendentes e descendentes e a produção sonora e musical com elementos do cotidiano.
V- importante para acompanhar o desenvolvimento e aprendizado do aluno é utilizar formas de registros como: álbuns, portfólio, diário de bordo, blog e outros.
Assinale a alternativa correta:
É um gênero do teatro que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, que frequentemente está envolto em um conflito entre uma personagem e algum poder de veemência maior, como os deuses ou o destino. Originou-se do Ditirambo, um canto coral grego e quer provocar na plateia as emoções como piedade e pavor, finalizando de maneira fatal. O objetivo é provocar uma espécie de catarse ou purificação. Um exemplo seria a peça “Édipo Rei". Está-se falando de:
Leia e preencha as lacunas: Nos Parâmetros Curriculares em Artes, lê-se sobre o Histórico da Ensino da Arte no Brasil:
“Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas predominantes. Na escola ___________, valorizavam-se principalmente as habilidades manuais, os “dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão, mostrando ao mesmo tempo uma visão utilitarista e imediatista da arte. Os professores trabalhavam com exercícios e modelos convencionais selecionados por eles em manuais e livros didáticos. O ensino de Arte era voltado essencialmente para o domínio técnico, mais centrado na figura do_____________; competia a ele “transmitir” aos alunos os códigos, conceitos e categorias, ligados a padrões estéticos que variavam de linguagem para linguagem, mas que tinham em comum, sempre, a ______________.” (PCNs, 1998, p.22)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: