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Considerando as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica –Volume II, analise as atribuições abaixo e identifique a(s) que compete(m) ao Currículo e Educação:

I- Os documentos oficiais sinalizam o currículo como o coração das práticas educativas, por isso, precisa levar em conta as características da comunidade escolar e, sobretudo, o multiculturalismo. As implicações curriculares na visão do multiculturalismo do pensamento pós-crítico estão ligadas à produção das diferenças que não podem ser reduzidas ao determinismo (sempre foi assim), por isso, precisam ser analisadas constantemente.

II- De acordo com o art. 9º, inciso II, da Resolução nº04/2010, o objetivo é de avançar nos conceitos de currículo, garantindo a qualidade da escola que adota como centralidade a criança/aluno e a aprendizagem, levando em consideração “[...] a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade”. (BRASIL, 2010).

III- O currículo é visto como o modelador da construção das identidades e constrói as relações de poder da sociedade, sendo o fio da trama social. Com base nesse pressuposto, o professor deve ser rígido, seguir o currículo de forma efetiva, sem desviar do assunto e conteúdo proposto no início do ano escolar.

IV- Assim, pode-se afirmar que a necessidade de flexibilização curricular supõe a quebra de rigidez de práticas culturalmente construídas, pelas quais os atores sociais da escola estabelecem novas conexões e constroem aprendizagens significativas. Por aprendizagem significativa, entendese aquela carregada de sentido para o sujeito e caracterizada pela interação entre novos conhecimentos relevantes. (MOREIRA, 2003).

Assinale a alternativa correta:

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