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O regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, estabelece que constituem deveres do servidor, dentre outros, os seguintes:

A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se

em Estado Democrático de Direito e possui, dentre outros, os seguintes fundamentos:

Os seguintes gráficos mostram respectivamente a quantidade de usuários de um determinado serviço e a quantidade de

reclamações mensais dos usuários do serviço. Ambos dados foram obtidos para o ano de 2014


Analisando-se conjuntamente os dois gráficos conclui-se que:

Uma padaria produz bolos dos tipos I e II. Para fazer esses bolos, a padaria utiliza, dentre outros, os seguintes ingredientes:
320 gramas de açúcar e 360 gramas de farinha para o bolo do tipo I e 480 gramas de açúcar e 240 gramas de farinha de trigo para o bolo do tipo II. Sabe-se que a padaria compra diariamente a mesma quantidade (peso) de açúcar e de farinha de trigo para fazer tais bolos.
Qual é a quantidade mínima de bolos que a padaria deve fazer, diariamente, de forma que os ingredientes sejam todos utilizados na produção desses dois tipos de bolos?

O Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 dispõe em forma de lei os direitos e proteção integrais às crianças e adolescentes brasileiros. Sobre as orientações contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entende-se que

“A democracia não é, absolutamente, a ditadura da maioria. Pelo contrário, ela pressupõe a proteção das minorias e a não repressão de ideias que possam parecer afastar-se de padrões estabelecidos, que possam parecer absurdas (...).” (MORIN, E. Ética, cultura e educação. São Paulo: Cortez, 2001, p. 32)
Para que a avaliação seja mais democrática e inclusiva devemos então, tentar estabelecer com nossos alunos avaliações que não os coloquem afastados com padrões de respostas que pareçam absurdas como nos afirma Morin. Para considerarmos esse contexto de avaliação mais democrática, esta deve apresentar uma dimensão

A Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Uma das principais tônicas que permeiam o documento DCNEM com relação ao mundo do trabalho é

“Há a demanda pela definição do papel do coordenador pedagógico; certamente esta busca reflete o desejo de redefinição da atuação do profissional.” (VASCONCELOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002, p. 86)
Concordando com o autor acima, numa perspectiva de educação emancipatória, assinale abaixo a principal função da coordenação pedagógica.

“A contradição entre as classes marca a questão educacional e o papel da escola. Quando a sociedade capitalista tende a generalizar a escola, esta generalização aparece de forma contraditória, porque a sociedade burguesa preconizou a generalização da educação escolar básica.”
(SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente as novas tecnologias. In: Novas tecnologias, trabalho e educação. Petrópolis /RJ: Vozes, 1994
O trecho acima de Dermeval Saviani chama atenção e analisa a escola no prisma da sociedade burguesa. Tal sociedade entende ser função da escola

A cronista, no início de seu texto, cita a opinião de um professor de Literatura, segundo o qual

A primeira estrofe de uma das canções da trilha sonora da novela “Roque Santeiro” diz: “Estou de volta pro meu aconchego / Trazendo na mala bastante saudade / Querendo um sorriso sincero, um abraço, / Para aliviar meu cansaço / e toda essa minha vontade.” (Dominguinhos e Nando Cordel)
Observa-se, neste trecho, a presença da seguinte figura de linguagem:

Segundo a Constituição Federal de 1988, a União aplicará, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, recurso mínimo derivado da aplicação de percentual calculado sobre a receita

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