Considere os seguintes itens e indique a sequência correta de forma a utilizar as regras de alfabetação segundo o método de classificação alfabético: I – Roberta Almeida da Luz Silvino II – Paulo José Silveira Junior III – Roberto Expedito Silveira Filho IV – Ministra Paula Daniela Smith V – Dr. Ricardo Cardoso da Silva A sequência correta é:
Para a diplomática, a essência do documento, sua razão de existir, o conteúdo que o tornará único no seu contexto de produção e utilização, denomina-se
A política de acesso atual, determinada pela Lei 12.527 de 18 de novembro de 2011, pretende assegurar o direito fundamental de acesso à informação por meio das seguintes diretrizes: I – observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção; II – utilização dos meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação; III – desenvolvimento do controle social da administração privada. São verdadeiras as diretrizes
Credibilidade de um documento enquanto documento, isto é, a qualidade de um documento ser o que diz ser e que está livre de adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção denomina-se
O Arquivo Central de um Instituto Federal de Educação integra o SIGA como
Segundo a diplomática, a estrutura do documento refere-se a regras de representação do conteúdo do documento arquivístico, as quais se manifestam
Para elaborar instrumentos descritivos utilizando a ISAD-G, em uma das áreas coloca-se informação sobre as condições legais, o estado físico do suporte, idiomas, outras descrições já publicadas. Essa é a área de
Incorporação de um documento ao sistema de gestão arquivística, por meio do registro, classificação e arquivamento denomina-se
Para Heloisa Bellotto, só há duas categorias de arquivos. Quais são elas?
Correlacione as duas colunas, considerando as características dos documentos listados e o prazo de guarda: I – Cartões de visitas de fornecedores de material didático; II – Relatório Anual da Gestão Superior; III – Ata da Reunião do Conselho Universitário; IV – Planilhas com os resultados das análises do laboratório de pesquisas biológicas. ( ) Documentos de guarda eventual; ( ) Documentos de guarda temporária; ( ) Documentos de guarda permanente. Assinale a alternativa que mostra uma correlação correta.
O instrumento de pesquisa que descreve pormenorizadamente documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico é chamado
A microfilmagem, em todo o território nacional, autorizada pela Lei 5433 de 8/5/1968, abrange: I – documentos oficiais ou públicos produzidos e recebidos pelos órgãos dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo; II – documentos da União, dos estados e municípios; III – documentos particulares ou privados, de pessoas físicas ou jurídicas; IV – documentos em qualquer espécie e em qualquer suporte. São pertinentes os casos indicados em
O fator norteador da constituição do fundo é o princípio da
O Decreto 4073 de 03/01/2002, que regulamenta os documentos relativos às atividades-fim dos órgãos da administração pública federal, determina que esses documentos serão avaliados e selecionados por quem?
Segundo o Decreto 1799 de 30/01/1996, que regulamenta a Lei 5433 sobre a microfilmagem de documentos oficiais, é vedada, tanto para a confecção do original como para a extração de cópias, a utilização de