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A lei 9394/96 organiza a escolaridade em

A avaliação compreendida como parte do processo de ensino e aprendizagem e do planejamento em todas as suas etapas, ou seja, a avaliação formativa, parte dos seguintes pressupostos, exceto este:

A Educação autêntica não se faz de “A” para “B” ou de “A” sobre “B”, mas de “A” com “B”, mediatizados pelo mundo. (Paulo Freire)

Ao refletir sobre a relação pedagógica professor e aluno, Freire denuncia

Temas como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural, segundo os PCNs (1997), devem ser trabalhados

O projeto político-pedagógico deve expressar a cultura da organização, seus valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que o elaboram/concebem.

Para tal, o projeto deve

Em um diário de campo de um gestor pedagógico estava escrita a seguinte indagação:

Como planejar de modo a considerar a flexibilidade inerente aos processos educativos? Um ponto de partida é tomar como base a realidade não idealizada. É fazer uma leitura madura do contexto para ver necessidades, limites e possibilidades de atuação. E como a análise da conjuntura é uma leitura difícil, é melhor fazê-la em conjunto com todos os segmentos da escola.

A leitura do trecho acima nos permite afirmar que

A pesquisa participante em educação, diferente do estudo de caso e da pesquisa etnográfica, tem a intenção de

A Pedagogia tem passado por muitas inovações e mudanças no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem, em relação ao que se compreende hoje sobre o que é o campo do currículo, em relação aos métodos e técnicas de ensino.

Algumas questões exemplificam essas afirmações:

1. começam a ser conhecidas e praticadas as propostas de trabalhos por projetos;
2. os estudos curriculares apontam que é preciso problematizar a hierarquização linear dos conteúdos;
3. há uma reflexão sobre o uso das tecnologias em educação, ao preço da escola se distanciar da vida concreta dos estudantes.

No que se refere à hierarquização linear dos conteúdos, faz-se uma crítica quanto à

A supervisão escolar tem como uma de suas atribuições a melhoria do desempenho do professor. Na sua prática, o supervisor, portanto, deve realizar as seguintes funções, exceto esta:

O que a sociedade espera da educação escolar é tema a princípio óbvio, entretanto bastante controverso, pois espelha a concepção de mundo que cada pessoa ou grupo social possui. Isso significa dizer que a organização da escolaridade é

O texto abaixo se refere a um dos aspectos que são desejados pelos alunos virtuais de um curso.

Os cursos on line não existem isoladamente; são parte de um currículo ou de um programa de treinamento e ministrados, na maior parte das vezes, no campus de uma universidade ou de um ambiente corporativo. Assim, da mesma forma que precisam ter a sensação de estarem em uma comunidade, os alunos virtuais precisam sentir-se conectados à instituição que patrocina o curso. (Palloff e Pratt, 2004)

Os demais aspectos que os estudantes de cursos on line procuram podem ser enumerados da seguinte forma:

I. um programa de curso baseado na capacidade de atender às necessidade de alunos não tradicionais;
II. foco no aluno e não no professor;
III. tecnologia barata de forma a melhorar o custo-benefício;
IV. fácil navegação e transparente para o usuário;
V. baixa expectativa na interação professor/tutor e aluno.

Estão corretas apenas as afirmações

Danilo Gandin afirma que o planejamento participativo institucional apresenta, pelo menos, duas dimensões que se relacionam: uma técnica e outra política. A dimensão técnica tem sua ênfase nos pontos operacionais e a dimensão política

O Plano Nacional de Educação (PN(E) propõe metas a serem alcançadas, por estados e municípios, para o(s) próximo(s)

Tradicionalmente compreendemos o conteúdo escolar como informações, fatos e conceitos relacionados às áreas de conhecimentos como ciências, matemática, história, geografia, etc. e o currículo como a programação dessas disciplinas. Entretanto, hoje a ideia de currículo é outra e compreende-se que ele é um elemento propiciador de construção de conhecimentos e que tais conhecimentos não se restringem às disciplinas, mas que tudo que é suscetível de ser aprendido pode ser considerado conteúdo de aprendizagem na escola.
Partindo das afirmações acima, podemos dizer que os conteúdos de aprendizagem são abrangentes e referem-se a conteúdos

A ênfase em um ensino funcional ou ativo, baseado nos interesses naturais das crianças e no trabalho em grupo ou em comunidade, para criar o hábito da cooperação e incentivar a relação entre a escola e a vida. Essas são características de uma pedagogia baseada

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