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O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) é produto do

compromisso do Estado com a efetivação dos direitos humanos e de uma construção

histórica de uma sociedade civil organizada, inserindo aspectos dos principais

documentos internacionais de direitos humanos, dos quais o Brasil é signatário.

Analise as seguintes afirmativas referentes ao PNEDH.

I. Um dos princípios norteadores na educação básica é desenvolver uma cultura de

direitos humanos em todos os espaços sociais.

II. Na educação básica, uma de suas ações programáticas é desenvolver uma

pedagogia participativa que inclua conhecimentos, análise crítica e habilidades para

divulgar os direitos humanos.

III. Incentivar a elaboração de metodologias pedagógicas de caráter transdisciplinar e

interdisciplinar para a educação em direitos humanos nas IES é uma das ações

programáticas na educação superior.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.

Para Teixeira e Nunes (2010), é explícita a dissociação entre os discursos oficiais e as

orientações que favorecem a compreensão da eficiência e da prática pedagógica, para

que a integração dos alunos com necessidades educativas especiais se cumpra.

São fatores que contribuem para essa dissociação, EXCETO:

Tendo em vista as reflexões de Ghedin e Franco (2008) sobre as metodologias de

pesquisa em educação, analise as seguintes afirmações.

I. A opção por determinada metodologia implica atitudes, posições e procedimentos

escolhidos de maneira coerente e consistente com as convicções estabelecidas.

II. A metodologia estrutura-se em volta de um quadro de referências, resultante de

atitudes, crenças e valores que se configuram como concepções de mundo, de vida,

de conhecimento.

III. Na abordagem reflexiva, uma das características da metodologia da pesquisa é ser

uma atitude crítica que organiza a dialética do processo investigativo.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS

Considerando-se as reflexões de Silva Júnior e Sguissardi (2001) sobre a educação

superior no Brasil, analise as seguintes afirmativas.

I. Ocorreu uma mercantilização do saber e do ensino superior nas últimas décadas.

II. A qualidade dos cursos está relacionada à dedicação de preferência integral do

corpo docente e aos altos níveis de qualificação profissional.

III. A autonomia universitária é vista como indissociável da democracia interna dos

Institutos de Ensino Superior.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS

Para Pimenta (2010), o fazer docente é atravessado por novas lógicas de organização do

trabalho, do espaço e do tempo de ensinar e aprender, criando novas lógicas de

organização curricular.

Incluem nessas novas lógicas de organização curricular, EXCETO:

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação das técnicas de

pesquisa com as suas respectivas características.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Analise as seguintes afirmativas sobre a educação profissional e tecnológica, assinalando

com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A educação profissional técnica de nível médio pode ser desenvolvida articulada

com o ensino médio ou na forma subsequente, no caso de quem já concluiu o

ensino médio.

( ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi instituída

pela LDB/96

( ) A educação profissional e tecnológica abrangerá os cursos de formação inicial e

continuada ou qualificação profissional e de educação profissional técnica de nível

médio.

( ) Os diplomas de educação profissional técnica possuem validade nacional e

permitem o prosseguimento nos estudos superiores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Com base nas reflexões feitas por Vasconcellos (2005) sobre a avaliação, é INCORRETO

afirmar que

A Lei nº 9.394/96 regulamenta e integra a educação profissional técnica de nível médio e

a educação profissional e tecnológica aos diferentes níveis e modalidades de educação.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a correspondência da

educação profissional técnica de nível médio e da educação profissional e tecnológica

com as suas respectivas normas a partir dessa Lei.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Analise as seguintes afirmativas sobre a Rede Federal de Educação Profissional,

Científica e Tecnológica, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Estende-se por todos os estados brasileiros, oferecendo cursos técnicos,

superiores de tecnologia, licenciaturas, mestrado e doutorado.

( ) A história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica teve

o seu início com a criação dos Centros Federais de Educação Profissional e

Tecnológica (Cefets), em 1978

( ) É composta pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Centros

Federais de Educação Tecnológica.

( ) Os Institutos Federais têm como foco a justiça social, a equidade, a competitividade

econômica e a geração de novas tecnologias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A valorização do profissional da educação é um dos princípios definidos para a educação

nacional, com a compreensão de que valorizá-lo é valorizar a escola, com qualidade

gestorial, educativa, social, cultural, ética, estética, ambiental.

Sobre a valorização do profissional da educação, é INCORRETO afirmar que

Libâneo, Oliveira e Toshi (2012) pontuaram estudos que mostram a influência do modo de

funcionamento de uma escola nos resultados escolares dos alunos, sinalizando

características organizacionais, os quais podem ser úteis para a compreensão do

funcionamento dessa escola.

Sobre as características organizacionais que influenciam positivamente no desempenho

dos alunos, assinale a alternativa INCORRETA.

Analise as seguintes afirmações referentes à educação inclusiva.

I. A Educação Especial efetiva-se em todos os níveis, etapas e modalidades de

ensino, tendo como parte integrante do processo educacional o Atendimento

Educacional Especializado (AEE).

II. A Lei das Diretrizes e Base da Educação Nacional/96 concebe a educação especial

como modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular

de ensino, para educandos com deficiência e transtornos globais do

desenvolvimento.

III. O Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais disponibiliza às

escolas públicas de ensino regular equipamentos de informática, mobiliários,

materiais pedagógicos e de acessibilidade para a organização do espaço de

atendimento educacional especializado.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas

Para Shaffer (2009), o desenvolvimento da cognição social é bastante influenciado pelas

interações sociais e experiências vividas pelas crianças e adolescentes.

Sobre a cognição social, assinale a alternativa INCORRETA.

Para Carrara (2008), a garantia para que a criança sustente uma atitude ativa em relação

ao conhecimento e que conheça o novo é o fazer compartilhado entre o educador e a

criança.

O educador, na coordenação e direção desse processo, deve compartilhar com a criança,

EXCETO:

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