O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) é produto do
compromisso do Estado com a efetivação dos direitos humanos e de uma construção
histórica de uma sociedade civil organizada, inserindo aspectos dos principais
documentos internacionais de direitos humanos, dos quais o Brasil é signatário.
Analise as seguintes afirmativas referentes ao PNEDH.
I. Um dos princípios norteadores na educação básica é desenvolver uma cultura de
direitos humanos em todos os espaços sociais.
II. Na educação básica, uma de suas ações programáticas é desenvolver uma
pedagogia participativa que inclua conhecimentos, análise crítica e habilidades para
divulgar os direitos humanos.
III. Incentivar a elaboração de metodologias pedagógicas de caráter transdisciplinar e
interdisciplinar para a educação em direitos humanos nas IES é uma das ações
programáticas na educação superior.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.
Para Teixeira e Nunes (2010), é explícita a dissociação entre os discursos oficiais e as
orientações que favorecem a compreensão da eficiência e da prática pedagógica, para
que a integração dos alunos com necessidades educativas especiais se cumpra.
São fatores que contribuem para essa dissociação, EXCETO:
Tendo em vista as reflexões de Ghedin e Franco (2008) sobre as metodologias de
pesquisa em educação, analise as seguintes afirmações.
I. A opção por determinada metodologia implica atitudes, posições e procedimentos
escolhidos de maneira coerente e consistente com as convicções estabelecidas.
II. A metodologia estrutura-se em volta de um quadro de referências, resultante de
atitudes, crenças e valores que se configuram como concepções de mundo, de vida,
de conhecimento.
III. Na abordagem reflexiva, uma das características da metodologia da pesquisa é ser
uma atitude crítica que organiza a dialética do processo investigativo.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS
Considerando-se as reflexões de Silva Júnior e Sguissardi (2001) sobre a educação
superior no Brasil, analise as seguintes afirmativas.
I. Ocorreu uma mercantilização do saber e do ensino superior nas últimas décadas.
II. A qualidade dos cursos está relacionada à dedicação de preferência integral do
corpo docente e aos altos níveis de qualificação profissional.
III. A autonomia universitária é vista como indissociável da democracia interna dos
Institutos de Ensino Superior.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS
Para Pimenta (2010), o fazer docente é atravessado por novas lógicas de organização do
trabalho, do espaço e do tempo de ensinar e aprender, criando novas lógicas de
organização curricular.
Incluem nessas novas lógicas de organização curricular, EXCETO:
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação das técnicas de
pesquisa com as suas respectivas características.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Analise as seguintes afirmativas sobre a educação profissional e tecnológica, assinalando
com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A educação profissional técnica de nível médio pode ser desenvolvida articulada
com o ensino médio ou na forma subsequente, no caso de quem já concluiu o
ensino médio.
( ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi instituída
pela LDB/96
( ) A educação profissional e tecnológica abrangerá os cursos de formação inicial e
continuada ou qualificação profissional e de educação profissional técnica de nível
médio.
( ) Os diplomas de educação profissional técnica possuem validade nacional e
permitem o prosseguimento nos estudos superiores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Com base nas reflexões feitas por Vasconcellos (2005) sobre a avaliação, é INCORRETO
afirmar que
A Lei nº 9.394/96 regulamenta e integra a educação profissional técnica de nível médio e
a educação profissional e tecnológica aos diferentes níveis e modalidades de educação.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a correspondência da
educação profissional técnica de nível médio e da educação profissional e tecnológica
com as suas respectivas normas a partir dessa Lei.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Analise as seguintes afirmativas sobre a Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Estende-se por todos os estados brasileiros, oferecendo cursos técnicos,
superiores de tecnologia, licenciaturas, mestrado e doutorado.
( ) A história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica teve
o seu início com a criação dos Centros Federais de Educação Profissional e
Tecnológica (Cefets), em 1978
( ) É composta pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Centros
Federais de Educação Tecnológica.
( ) Os Institutos Federais têm como foco a justiça social, a equidade, a competitividade
econômica e a geração de novas tecnologias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A valorização do profissional da educação é um dos princípios definidos para a educação
nacional, com a compreensão de que valorizá-lo é valorizar a escola, com qualidade
gestorial, educativa, social, cultural, ética, estética, ambiental.
Sobre a valorização do profissional da educação, é INCORRETO afirmar que
Libâneo, Oliveira e Toshi (2012) pontuaram estudos que mostram a influência do modo de
funcionamento de uma escola nos resultados escolares dos alunos, sinalizando
características organizacionais, os quais podem ser úteis para a compreensão do
funcionamento dessa escola.
Sobre as características organizacionais que influenciam positivamente no desempenho
dos alunos, assinale a alternativa INCORRETA.
Analise as seguintes afirmações referentes à educação inclusiva.
I. A Educação Especial efetiva-se em todos os níveis, etapas e modalidades de
ensino, tendo como parte integrante do processo educacional o Atendimento
Educacional Especializado (AEE).
II. A Lei das Diretrizes e Base da Educação Nacional/96 concebe a educação especial
como modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular
de ensino, para educandos com deficiência e transtornos globais do
desenvolvimento.
III. O Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais disponibiliza às
escolas públicas de ensino regular equipamentos de informática, mobiliários,
materiais pedagógicos e de acessibilidade para a organização do espaço de
atendimento educacional especializado.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas
Para Shaffer (2009), o desenvolvimento da cognição social é bastante influenciado pelas
interações sociais e experiências vividas pelas crianças e adolescentes.
Sobre a cognição social, assinale a alternativa INCORRETA.
Para Carrara (2008), a garantia para que a criança sustente uma atitude ativa em relação
ao conhecimento e que conheça o novo é o fazer compartilhado entre o educador e a
criança.
O educador, na coordenação e direção desse processo, deve compartilhar com a criança,
EXCETO: