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Para Macedo, agora é fundamental um ensino e uma aprendizagem mais investigativa, ou seja, pautados por projetos ou pelo enfrentamento de situações-problema. O papel do professor, nesse novo cenário, é também o de um:

Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN.

Uma escola Municipal de Santa Rosa está com um percentual muito alto de violência entre seus alunos e, em função dessa realidade, iniciou o Projeto de Educação para Paz e Não Violência a ser trabalhado pelos professores e pela comunidade escolar. Segundo a LDBEN, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de: I. Promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas. II. Estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas. III. Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola. Quais estão corretas?

Professores, direção e coordenação pedagógica da Escola Municipal ABC se reuniram com o intuito de encontrar caminhos para prevenir e combater ações violentas dentro da escola e na comunidade escolar. A ideia da equipe pedagógica da Escola é unir forças e trazer para dentro da unidade de ensino instituições e entidades que lidam com a questão da violência em diversas esferas sociais. Segundo Perrenoud, a competência de referência que trata da situação acima é:

Para Mittler, a inclusão não diz respeito a colocar as crianças nas escolas regulares, mas: I. A mudar as escolas para torná-las mais responsivas às necessidades de todas as crianças. II. A ajudar todos os professores a aceitarem a responsabilidade quanto à aprendizagem de todas as crianças nas suas escolas. III. Prepará-los para ensinarem àquelas crianças que estão atual e correntemente excluídas das escolas por qualquer razão. Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN.

Os municípios terão a incumbência de:

Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

A meta progressiva do investimento público em educação será avaliada no ____________ ano de vigência do PNE e poderá ser ampliada por meio de lei para atender às necessidades financeiras do cumprimento das demais metas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Para responder à questão, considere o tema Projeto Político-Pedagógico, de Celso Vasconcellos.

De acordo com a legislação em vigor, a elaboração do Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Escolar é de competência:

A tecnologia está dominando o ambiente escolar e muitos especialistas em educação afirmam que em poucos anos o ensino será personalizado e os professores precisarão estar preparados para essa evolução. Nesse sentido, o papel do professor é de:

Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN.

Assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos, quanto às condições que devem ser seguidas ao ensino de iniciativa privada. ( ) Cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino. ( ) Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público. ( ) Capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituição Federal. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

– Em relação à execução do PNE e ao cumprimento de suas metas, assinale C, se Correta, ou I, se Incorreta, ao que refere-se às instâncias responsáveis pelo monitoramento contínuo e das avaliações periódicas do plano. ( ) Ministério da Educação. ( ) Conselho Municipal de Educação. ( ) Fórum Nacional da Educação. ( ) Conselho Estadual de Educação. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder à questão, considere o tema Projeto Político-Pedagógico, de Celso Vasconcellos.

O Projeto Político-Pedagógico (ou Projeto Educativo) é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. Portanto, ele possui: I. Valor de articulação da prática. II. Memória do significado da ação. III. Elemento de referência para a caminhada de uma construção coletiva do conhecimento. Quais estão corretas?

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