Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 38 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.

Há fatores necessários para facilitar as ações da alfabetização. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 referente a essas ações.

Coluna 1

1. Atividades significativas.
2. Capacitação docente.
3. Autoestima.
4. Intervenções.

Coluna 2

( ) O educador necessita conhecer o nível conceitual e as capacidades cognitivas de seus educandos para acreditar que níveis de conhecimentos variados constituem uma riqueza para o trabalho em sala de aula.

( ) É necessário que as atividades de leitura e escrita aconteçam de forma prazerosa, contextualizada, e de acordo com a realidade social dos educandos.

( ) O papel do alfabetizador é preponderante, e necessário, nas intervenções que faz para levar o educando a avançar no seu processo de construção de conhecimento.

( ) Fator relevante em qualquer processo de aprendizagem, para reavivar a confiança em suas capacidades de dar conta dos desafios e dificuldades que terão de vencer.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.

Quando pensamos em agrupar os alunos de forma produtiva, pensamos em organizar duplas ou pequenos grupos, em que umas crianças possibilitem proporcionar, através de ideias e questões, aprendizagens às outras. Para que isso aconteça, devemos ficar atentos a alguns detalhes: I. O educador precisa saber, entender e dominar o que seus educandos sabem, analisando se grafa e reconhece as letras. II. Os alunos têm capacidade de refletir sobre os sons da fala (consciência fonológica). III. Entendem a função da leitura e da escrita; percebem as unidades menores que compõem o sistema de escrita, dentre outras. Quais estão corretos?

Segundo Moretto, o aluno tem uma vivência que lhe permite construir uma estrutura cognitiva formada por ideias e concepções ligadas ao senso comum de seu meio social e às representações que ele mesmo constrói em função de suas próprias experiências. A esse conjunto de ideais ele chama de concepções:

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Considerando o emprego dos pronomes como elementos coesivos e suas relações de referência no texto, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Em “diferenciá-los" (l.04), o pronome oblíquo tem como referente o vocábulo “perguntas" (l.03).

( ) Na linha 30, o pronome demonstrativo “essas" retoma situações descritas no período anterior.

( ) Na linha 49, o emprego dos pronomes possessivos “nossas" e “delas" refere-se, respectivamente, ao autor e ao leitor incluso e às maquinas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Às instituições de ensino fundamental e de ensino médio, tanto privadas quanto públicas, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura:

Para responder à questão, considere o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, ao que se refere ao dever do Estado em assegurar à criança e ao adolescente. ( ) Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. ( ) Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio. ( ) Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, na rede privada. ( ) Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a sete anos de idade. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Segundo Mitler, o objetivo da inclusão está atualmente ligado no coração da política ___________________ e da política __________________ .

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Segundo Hoffmann, há dois tipos de instrumentos comumente usados nas tarefas avaliativas elaboradas pelo professor, sendo elas:

Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A educação escolar deverá vincular-se:

Para responder à questão, considere o Estatuto da Criança e do Adolescente.

É assegurado à criança e ao adolescente: I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. III. Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.

A oferta de vagas está praticamente universalizada no País. O maior contingente de crianças fora da Escola encontra-se na região:

Segundo Libâneo, na pedagogia crítico-social dos conteúdos, alguns requisitos são fundamentais e indispensáveis para que o trabalho docente seja eficaz. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: I. Conhecimento dos processos psicológicos envolvidos na aprendizagem, tais como: processos cognitivos e afetividade. II. Conhecimento da dinâmica de grupo e formas de comunicação para ajudar no manejo de classes numerosas. III. Seleção e conteúdos representativos do saber cultural e científico em termos de se valor formativo, significância e utilidade para intervenção na prática social. Quais estão corretas?

Segundo Gadotti, a educação multicultural pretende reforçar a relação entre: I. Educação e vida. II. Educação no trabalho e reforma política. III. Objetivos e finalidade da educação. Quais estão corretas?

Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.

Segundo Mittler, os professores devem planejar seu ensino a fim de alcançar o progresso quanto à aprendizagem de seus alunos através: I. Da identificação de alunos que têm necessidades educacionais especiais, incluindo dificuldades específicas de aprendizagem. II. Do entendimento de como a aprendizagem dos alunos é afetada pelo seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. III. Das expectativas e exigências apropriadas em relação à aprendizagem dos alunos, à motivação e à apresentação de trabalhos. Quais estão corretas?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282