Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.
Há fatores necessários para facilitar as ações da alfabetização. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 referente a essas ações.
Coluna 1
1. Atividades significativas.
2. Capacitação docente.
3. Autoestima.
4. Intervenções.
Coluna 2
( ) O educador necessita conhecer o nível conceitual e as capacidades cognitivas de seus educandos para acreditar que níveis de conhecimentos variados constituem uma riqueza para o trabalho em sala de aula.
( ) É necessário que as atividades de leitura e escrita aconteçam de forma prazerosa, contextualizada, e de acordo com a realidade social dos educandos.
( ) O papel do alfabetizador é preponderante, e necessário, nas intervenções que faz para levar o educando a avançar no seu processo de construção de conhecimento.
( ) Fator relevante em qualquer processo de aprendizagem, para reavivar a confiança em suas capacidades de dar conta dos desafios e dificuldades que terão de vencer.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.
Quando pensamos em agrupar os alunos de forma produtiva, pensamos em organizar duplas ou pequenos grupos, em que umas crianças possibilitem proporcionar, através de ideias e questões, aprendizagens às outras. Para que isso aconteça, devemos ficar atentos a alguns detalhes: I. O educador precisa saber, entender e dominar o que seus educandos sabem, analisando se grafa e reconhece as letras. II. Os alunos têm capacidade de refletir sobre os sons da fala (consciência fonológica). III. Entendem a função da leitura e da escrita; percebem as unidades menores que compõem o sistema de escrita, dentre outras. Quais estão corretos?
Segundo Moretto, o aluno tem uma vivência que lhe permite construir uma estrutura cognitiva formada por ideias e concepções ligadas ao senso comum de seu meio social e às representações que ele mesmo constrói em função de suas próprias experiências. A esse conjunto de ideais ele chama de concepções:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considerando o emprego dos pronomes como elementos coesivos e suas relações de referência no texto, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Em “diferenciá-los" (l.04), o pronome oblíquo tem como referente o vocábulo “perguntas" (l.03).
( ) Na linha 30, o pronome demonstrativo “essas" retoma situações descritas no período anterior.
( ) Na linha 49, o emprego dos pronomes possessivos “nossas" e “delas" refere-se, respectivamente, ao autor e ao leitor incluso e às maquinas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Às instituições de ensino fundamental e de ensino médio, tanto privadas quanto públicas, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura:
Para responder à questão, considere o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, ao que se refere ao dever do Estado em assegurar à criança e ao adolescente. ( ) Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. ( ) Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio. ( ) Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, na rede privada. ( ) Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a sete anos de idade. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo Mitler, o objetivo da inclusão está atualmente ligado no coração da política ___________________ e da política __________________ .
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Segundo Hoffmann, há dois tipos de instrumentos comumente usados nas tarefas avaliativas elaboradas pelo professor, sendo elas:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Caso, na linha 49, substituíssemos a palavra “máquinas" por sua forma singular, quantas outras alterações deveriam ser feitas no período a fim de que mantivéssemos as corretas relações de concordância?
Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A educação escolar deverá vincular-se:
Para responder à questão, considere o Estatuto da Criança e do Adolescente.
É assegurado à criança e ao adolescente: I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. II. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. III. Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.
A oferta de vagas está praticamente universalizada no País. O maior contingente de crianças fora da Escola encontra-se na região:
Segundo Libâneo, na pedagogia crítico-social dos conteúdos, alguns requisitos são fundamentais e indispensáveis para que o trabalho docente seja eficaz. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: I. Conhecimento dos processos psicológicos envolvidos na aprendizagem, tais como: processos cognitivos e afetividade. II. Conhecimento da dinâmica de grupo e formas de comunicação para ajudar no manejo de classes numerosas. III. Seleção e conteúdos representativos do saber cultural e científico em termos de se valor formativo, significância e utilidade para intervenção na prática social. Quais estão corretas?
Segundo Gadotti, a educação multicultural pretende reforçar a relação entre: I. Educação e vida. II. Educação no trabalho e reforma política. III. Objetivos e finalidade da educação. Quais estão corretas?
Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.
Segundo Mittler, os professores devem planejar seu ensino a fim de alcançar o progresso quanto à aprendizagem de seus alunos através: I. Da identificação de alunos que têm necessidades educacionais especiais, incluindo dificuldades específicas de aprendizagem. II. Do entendimento de como a aprendizagem dos alunos é afetada pelo seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. III. Das expectativas e exigências apropriadas em relação à aprendizagem dos alunos, à motivação e à apresentação de trabalhos. Quais estão corretas?