Para responder à questão, considere o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Segundo RCNEI, entende-se a importância do brincar, tendo em vista, o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, ou seja, como o: I. Cognitivo. II. Afetivo. III. Motor. IV. Social. Quais estão corretos?
Segundo Mitler, durante o planejamento e o ensino dos conteúdos, espera-se que os professores levem em consideração os princípios-chaves: I. Estabelecer desafios de aprendizagens compatíveis. II. Responder à diversidade das necessidades de aprendizagem dos alunos. III. Superar barreiras potenciais à aprendizagem e à avaliação tanto do aluno como da turma. Quais estão corretos?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Analise as assertivas a seguir a respeito do texto:
I. As preocupações com questões envolvendo a inteligência artificial remontam ao século passado.
II. Pode-se inferir, a partir da leitura do texto, que problemas como o álcool, a velocidade e o cansaço não são inerentes a máquinas.
III. Os primeiros carros autônomos surgiram na Alemanha.
Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considerando a correta ortografia das palavras em Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas presentes nas linhas 09, 12, 24 e 47.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta vocábulo que poderia substituir a palavra “diretrizes" (l.46) sem provocar alterações no sentido do texto. Desconsidere eventuais necessidades de alterações de estrutura na palavra.
Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação.
Compete ao Ministério da Educação, ao Fórum Nacional de Educação, entre outras instâncias: I. Divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet. II. Analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas. III. Analisar e propor a revisão do percentual de investimento público em educação. Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere a teoria sobre Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.
Segundo Vasconcellos, o Projeto de ensino-aprendizagem pode ser subdividido, basicamente, em sua abrangência em:
Segundo Luckesi, a avaliação da aprendizagem existe propriamente para:
Para Perrenoud, o docente que trabalha a partir das representações dos seus alunos, a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem e constrói e planeja dispositivos e sequências didáticas, possui a competência de referência de:
Para responder à questão, considere o tema Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar, de acordo com Lev Vygotsky.
Cada função no desenvolvimento cultural de uma criança aparece duas vezes, ou seja, primeiro no nível:
Segundo Moretto, na perspectiva da construção do conhecimento, há um novo enfoque a ser dado ao papel do professor, que deve dominar três núcleos de conhecimento. Com base nessa informação, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Características psicossociais e cognitivas.
2. Conteúdos relevantes da área do saber.
3. O papel de mediador da aprendizagem.
Coluna 2
( ) O professor precisa ter sensibilidade e fundamentação necessárias para detectar o contexto de vivência de seus alunos e com isso saber ancorar os novos conhecimentos.
( ) Ao professor cabe conhecer com boa profundidade os conteúdos de sua disciplina ou área do saber.
( ) O professor deve conhecer as competências, as tecnologias disponíveis para o apoio pedagógico e as melhores intervenções pedagógicas, de modo a criar as melhores condições para que o aluno aprenda.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere o tema Avaliação na Educação Infantil, de acordo com a autora Jussara Hofmann.
Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, ao que refere-se a tarefa avaliativa bem elaborada.
( ) Favorece a expressão própria de ideias e diferentes estratégias de solução dos alunos.
( ) Suscita respostas diferentes de alunos diferentes a uma mesma pergunta.
( ) Analisa processos de aprendizagens através de registros classificatórios, como graus numéricos, fichas de comportamento e pareceres roteirizados.
( ) Possibilita ao professor investigar hipóteses construídas por eles.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considerando os aspectos elencados no texto, assinale a alternativa que NÃO apresenta um assunto por ele abordado.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas presentes nas linhas 03, 06, 26 e 28.
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Analise as assertivas a seguir no que tange ao emprego correto dos sinais de pontuação.
I. Na linha 44, a ocorrência dos travessões indica a inserção de um discurso direto intercalado.
II. Nas linhas 12 e 15, o emprego das aspas indica a reprodução do enunciado de outra pessoa de maneira indireta.
III. Na linha 14, o emprego dos dois pontos indica a ocorrência de uma estrutura explicativa.
Quais estão corretas?