Nos trechos abaixo foram destacadas palavras, que atuam como elos coesivos entre as orações. Assinale a que possui classificação morfológica diferente das demais.
Aação de mandado de segurança:
Segundo a Constituição Federal, o sigilo das comunicações telefônicas:
A referência teórica do esporte de rendimento é:
Utilizar a dimensão educativa do jogo significa transportar para o campo do ensino-aprendizagem condições para:
Em “E no primeiro espinho já se pensa na próxima relação.”, o autor faz uso de uma figura de linguagem denominada:
De acordo com Belloni (1998), “O campo da educação enfrenta, pois, mais este desafio: o de constituir-se em espaço de mediação entre a criança e esse meio ambiente tecnificado e povoado de máquinas que lidam com a mente e o imaginário.” Em entrevista a Nova Escola, Maria Elizabeth declara que: “temos vários estudos em que o professor reconhece que a tecnologia é importante e ele quer utilizá-la. Mas não é apenas porque tem pouco domínio que não a emprega.” Para utilizar eficientemente a tecnologia como instrumento de aprendizagem, é necessário que o professor:
Aponte a frase em que NÃO deve ocorrer crase:
Considerando a função definida por determine o valor de .
Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que privilegia o consolidado, ou seja, a comparação de uma resposta dada com um padrão certo ou admissível, assumindo-a como parte do processo de construção do conhecimento, é fator determinante considerar o “erro” do aluno como indicador:
As atividades físico-esportivas podem ser classificadas sob a perspectiva da Psicomotricidade como:
Entre os indicadores úteis e relativamente confiáveis para identificar o jogo infantil, pode-se destacar:
Valença tem, proporcionalmente, a maior colônia de descendentes de italianos do sul do estado do Rio de Janeiro, cerca de 60% da população Na República Velha, ocorreu um extraordinário impulso à industrialização do Brasil: imigrantes italianos chegavam em grandes levas , proporcionando mão de obra qualificada, novas técnicas de produção e ideias anarquistas e socialistas.
No século XIX, a imigração europeia para Valença, foi um processo ligado:
“Manter a proposta pedagógica e o planejamento escolar atualizados é a recomendação feita pela educadora Madalena Freire, de São Paulo. Tanto a proposta como o planejamento são processuais e devem correr em paralelo com a construção do conhecimento" . Para que o planejamento contemple a aprendizagem para todos, o professor deve evitar: