Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Está descrito no Capítulo VII - Das Infrações e Penalidades - do Código Brasileiro de Telecomunicações no Art. 71, parágrafo 2º: as emissoras deverão conservar em seus arquivos os textos dos programas, inclusive noticiosos, devidamente autenticados pelos responsáveis. O prazo para que esses textos fiquem guardados na emissora é fixado na Lei e corresponde a:

Suponha que você é o gestor do Setor de Comunicação do DETRAN e foi escolhido para dar início a uma nova campanha sobre prevenção a acidentes de trânsito. Para isso deverá elaborar um Briefing e a apresentar à Diretoria do DETRAN. Esse Briefing deverá:

Para se criar campanhas de comunicação sejam elas para o público interno ou um grupo de investidores específico, é necessário realizar pesquisas para conhecer esse público para o qual será direcionada a mensagem. Sendo assim, você deve solicitar a esse público que lhe forneça os dados de que necessita. De posse desses dados, você poderá traçar sua estratégia. Esse método de pesquisa é conhecido como:

Com a chegada da intranet nas corporações, a comunicação com o público interno passou a ser:

No campo das Teorias da Comunicação, a metáfora sobre o "Modelo de Agulha Hipodérmica" defendida por Katz e Lazarsfeld sobre os efeitos dos "media" no público de massa, se aplica à noção de que a audiência dos meios de comunicação de massa age sobre esse público de modo que:

Consta no Artigo 8º do Regulamento da Profissão de Jornalista - Decreto-Lei n° 972/69: será passível de trancamento, voluntário ou de ofício, o registro profissional do jornalista que, sem motivo legal, deixar de exercer a profissão por mais de:

O Jornal Correio Braziliense foi fundando em Londres no ano de 1808 por Hipólito Jose da Costa. Com o intuito de combater a censura no Brasil, o jornal era vendido clandestinamente. Com o fim da censura, surgiram outras publicações com tons panfletários e com a mesma finalidade: difundir a ideia da independência do Brasil. Entre esses jornais, destacaram-se:

Na produção de conteúdo jornalístico muito se questiona o fator Notícia versus Reportagem. Muitos autores e estudiosos conceituam notícia como sendo algo que acontece, ou seja, vem ao encontro do repórter. Já a reportagem é:

O profissional de comunicação de uma empresa seja ela pública ou privada, é responsável por todas as ações de comunicação dessa empresa. Essas ações, na grande maioria das vezes, representam investimentos lucrativos para a empresa. Entre as ações que esse profissional pode realizar estão:

As diferenças entre a Internet em relação à Mídia Tradicional (televisão, rádio, cinema, jornal e revista) são bem distintas. Quais são os aspectos críticos que diferenciam a rede mundial dessas mídias?

No início do século XX, os jornais produzidos no Brasil não eram atraentes. Diagramados com muitas colunas e textos opinativos mais parecidos com comentários, não possuíam ilustrações e ainda eram impressos com letras pequenas. Indo contra essa "tendência", qual jornal foi o primeiro a adotar novidades europeias como: caricaturas, manchetes, entrevistas e subtítulos em sua diagramação?

Um dos grandes desafios dentro das empresas, sejam elas públicas ou privadas, é conscientizar os funcionários sobre seus papéis dentro da organização: trabalhar melhores formas de relacionamento, exercer a cidadania e a valorização do profissional. Para que isso aconteça, as empresas buscam trabalhar a Comunicação Interna aliada ao setor:

Programa transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro e Record de São Paulo, que foi pioneiro no radiojornalismo brasileiro e influenciou todo o jornalismo para o rádio nos anos 50.

A angulação jornalística é um recurso muito útil para o jornalismo empresarial, já que faz com que o jornalista selecione um ângulo para escrever sua reportagem. Existem algumas técnicas para a descrição e a valorização de ângulos. Uma dessas técnicas é bem descritiva e consiste em apresentar o objeto, a situação ou a pessoa, através de detalhes. Essa técnica é conhecida como:

É inquestionável o rompante tecnológico que o mundo sofreu no final do século passado e na primeira década desse novo século.Apopularização e o fortalecimento da eletrônica, informática e a internet, que juntas foram responsáveis pelo maior número de mudanças em um curto período para a comunicação e o jornalismo. Entre essas mudanças podemos citar:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282