Está descrito no Capítulo VII - Das Infrações e Penalidades - do Código Brasileiro de Telecomunicações no Art. 71, parágrafo 2º: as emissoras deverão conservar em seus arquivos os textos dos programas, inclusive noticiosos, devidamente autenticados pelos responsáveis. O prazo para que esses textos fiquem guardados na emissora é fixado na Lei e corresponde a:
Suponha que você é o gestor do Setor de Comunicação do DETRAN e foi escolhido para dar início a uma nova campanha sobre prevenção a acidentes de trânsito. Para isso deverá elaborar um Briefing e a apresentar à Diretoria do DETRAN. Esse Briefing deverá:
Para se criar campanhas de comunicação sejam elas para o público interno ou um grupo de investidores específico, é necessário realizar pesquisas para conhecer esse público para o qual será direcionada a mensagem. Sendo assim, você deve solicitar a esse público que lhe forneça os dados de que necessita. De posse desses dados, você poderá traçar sua estratégia. Esse método de pesquisa é conhecido como:
Com a chegada da intranet nas corporações, a comunicação com o público interno passou a ser:
No campo das Teorias da Comunicação, a metáfora sobre o "Modelo de Agulha Hipodérmica" defendida por Katz e Lazarsfeld sobre os efeitos dos "media" no público de massa, se aplica à noção de que a audiência dos meios de comunicação de massa age sobre esse público de modo que:
Consta no Artigo 8º do Regulamento da Profissão de Jornalista - Decreto-Lei n° 972/69: será passível de trancamento, voluntário ou de ofício, o registro profissional do jornalista que, sem motivo legal, deixar de exercer a profissão por mais de:
O Jornal Correio Braziliense foi fundando em Londres no ano de 1808 por Hipólito Jose da Costa. Com o intuito de combater a censura no Brasil, o jornal era vendido clandestinamente. Com o fim da censura, surgiram outras publicações com tons panfletários e com a mesma finalidade: difundir a ideia da independência do Brasil. Entre esses jornais, destacaram-se:
Na produção de conteúdo jornalístico muito se questiona o fator Notícia versus Reportagem. Muitos autores e estudiosos conceituam notícia como sendo algo que acontece, ou seja, vem ao encontro do repórter. Já a reportagem é:
O profissional de comunicação de uma empresa seja ela pública ou privada, é responsável por todas as ações de comunicação dessa empresa. Essas ações, na grande maioria das vezes, representam investimentos lucrativos para a empresa. Entre as ações que esse profissional pode realizar estão:
As diferenças entre a Internet em relação à Mídia Tradicional (televisão, rádio, cinema, jornal e revista) são bem distintas. Quais são os aspectos críticos que diferenciam a rede mundial dessas mídias?
No início do século XX, os jornais produzidos no Brasil não eram atraentes. Diagramados com muitas colunas e textos opinativos mais parecidos com comentários, não possuíam ilustrações e ainda eram impressos com letras pequenas. Indo contra essa "tendência", qual jornal foi o primeiro a adotar novidades europeias como: caricaturas, manchetes, entrevistas e subtítulos em sua diagramação?
Um dos grandes desafios dentro das empresas, sejam elas públicas ou privadas, é conscientizar os funcionários sobre seus papéis dentro da organização: trabalhar melhores formas de relacionamento, exercer a cidadania e a valorização do profissional. Para que isso aconteça, as empresas buscam trabalhar a Comunicação Interna aliada ao setor:
Programa transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro e Record de São Paulo, que foi pioneiro no radiojornalismo brasileiro e influenciou todo o jornalismo para o rádio nos anos 50.
A angulação jornalística é um recurso muito útil para o jornalismo empresarial, já que faz com que o jornalista selecione um ângulo para escrever sua reportagem. Existem algumas técnicas para a descrição e a valorização de ângulos. Uma dessas técnicas é bem descritiva e consiste em apresentar o objeto, a situação ou a pessoa, através de detalhes. Essa técnica é conhecida como:
É inquestionável o rompante tecnológico que o mundo sofreu no final do século passado e na primeira década desse novo século.Apopularização e o fortalecimento da eletrônica, informática e a internet, que juntas foram responsáveis pelo maior número de mudanças em um curto período para a comunicação e o jornalismo. Entre essas mudanças podemos citar: