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De acordo com Vasconcelos (2005), Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição nesse processo de transformação. (Fonte: VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino–aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo, Libertad Editora, 2005. Coleção Cadernos Pedagógicos).

Diante do texto, analise as asserções a seguir:

I. O Projeto Político-Pedagógico está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: na organização da escola como um todo e na organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade.

PORQUE

II. O Projeto Político-Pedagógico, sendo a sistematização de um processo de planejamento participativo, substitui o Regimento Escolar e dá o devido suporte para a elaboração dos planos de ensino e dos planos de aula.

Está CORRETO o que se afirma em:

A organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais, regulamentada pela Resolução n. 2.197/2012, estabelece princípios éticos, políticos e estéticos que deverão ser adotados para nortear as ações pedagógicas nelas desenvolvidas.

Sobre o processo de avaliação, esse documento estabelece:

I. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será realizada pelos professores, em conjunto com toda equipe pedagógica da escola, e deverá assumir um caráter processual, formativo e participativo, prevalecendo os aspectos quantitativos do aprendizado do estudante sobre os qualitativos.

II. A avaliação da aprendizagem deverá prover, obrigatoriamente, intervenções pedagógicas, ao longo do ano letivo, para garantir a aprendizagem no tempo certo, e assegurar tempos e espaços diversos para aqueles com menor rendimento, para que tenham condição de ser devidamente atendido.

III. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será contínua, cumulativa, diagnóstica e possibilitar a aceleração de estudos para aqueles com distorção idade-série e para aqueles que tiverem frequência superior a 75%, no final do ano letivo.

IV. As formas e procedimentos utilizados pela escola para diagnosticar, acompanhar e intervir pedagogicamente no processo de aprendizagem dos estudantes devem expressar, com clareza, o que é esperado deles, em relação a sua aprendizagem e ao que foi realizado pela escola, devendo ser registrado para subsidiar as decisões e informações sobre sua vida escolar.

V. No caso de desempenho satisfatório dos estudantes e de frequência inferior a 75%, no final do período letivo, a escola deve usar o recurso de reclassificação para posicionar o aluno no ano seguinte de seu percurso escolar.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Um grupo de reações metabólicas que ocorrem no interior celular ficou conhecido como mapa metabólico ou Ciclo de Krebs, por ter sido descrito pelo pesquisador alemão Hans Adolf Krebs (1900 – 1981). O conhecimento sobre essas reações é fundamental para o professor de Educação Física nas escolas, uma vez que as reações descritas no ciclo se relacionam com o movimento humano. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a finalidade das reações metabólicas que ocorrem no ciclo de Krebs em relação ao movimento humano e à Educação Física.

Robson, professor de Educação Física de uma grande cidade de Minas Gerais, observou uma mudança no estilo de vida das crianças atendidas pela escola em que trabalha. Nos últimos anos, ao caminhar pelas ruas da cidade, passou a não encontrar mais crianças correndo, brincando, jogando ou andando de bicicleta. Ao mesmo tempo, o professor percebeu uma maior dificuldade na aprendizagem dos movimentos que ensina nas aulas, ou seja, aquelas crianças estavam com um padrão de movimentos inferior ao que se espera para a idade.

Assinale a alternativa que NÃO representa corretamente uma possível explicação para o fenômeno vivenciado pelas crianças e presenciado pelo professor.

Alexandre é morador de uma cidade do interior e aluno de Ensino Médio de uma escola estadual em Minas Gerais. Em 2018, sua cidade participará do JIMI, Jogos do Interior de Minas. Para participar da equipe de Handebol, ele precisou passar por uma seletiva, na qual foi avaliado do ponto de vista motor para que os treinadores identificassem em que fase na aprendizagem da modalidade se encontrava. Os avaliadores verificaram baixa ocorrência de erros, alta eficiência energética e que era desnecessário prestar atenção na execução do próprio movimento, o que lhe dava liberdade para se ocupar de outros aspectos da modalidade, como a posição em quadra dos seus colegas de equipe e dos adversários.

Para os treinadores da equipe, os avaliadores informaram corretamente que Alexandre estava com os movimentos

Sobre a Educação Física brasileira entre o fim da II Guerra Mundial e a década de 1980, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras ou falsas.

( ) As disputas geopolíticas internacionais ganharam dois novos elementos. Com as bombas atômicas e a divisão entre os blocos capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e comunista, liderado pela União Soviética, o temor por uma guerra nuclear com potencial de destruição global do planeta levou as disputas para o campo esportivo. Por isso, muitos países organizaram sistemas esportivos para formarem atletas que os representassem nas competições internacionais, como os Jogos Olímpicos. Este foi o caso do Brasil, que passou às escolas a obrigação de produzir atletas por meio das aulas de Educação Física, que foram transformadas em treinamento, ministradas por professores que exerciam o papel de treinadores.

( ) Este momento histórico transformou a Educação Física brasileira de maneira bastante significativa. Antes, o esporte não era o principal conteúdo que a área ensinava nas escolas. Sua presença era reservada, principalmente, aos momentos de tempo livre, como o recreio. A ginástica era hegemônica e tratada até como sinônimo de Educação Física. Ensinavam-se os métodos ginásticos que foram substituídos pelas modalidades esportivas de maneira tão intensa que se passou a falar da esportivização das aulas, da hegemonia esportiva ou mesmo da monocultura do esporte na escola.

( ) Pedagogicamente, a presença praticamente exclusiva do esporte como conteúdo das aulas, a utilização da lógica do rendimento ou performance como valor fundamental para o desenvolvimento do ensino e, principalmente, a seletividade como estratégia para encontrar e preparar atletas entre os estudantes foram responsáveis pela exclusão das aulas de muitos alunos e alunas que não gostavam de esporte, tinham dificuldade em aprender as técnicas ou não tinham aptidão física adequada para as modalidades ensinadas ou treinadas nas escolas.

( ) Os clubes esportivos brasileiros surgem nesse momento, com a ideia de dar seguimento à preparação esportiva dos atletas que se formavam nas escolas e não tinham mais um local adequado para continuar os treinamentos e competições. A esportivização da Educação Física nas escolas entre as décadas de 1940 e 1980, portanto, foi fundamental para que, nas grandes cidades, se organizassem os clubes que passaram a ter papel fundamental para o desenvolvimento esportivo do país. O caso de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é bastante significativo, com a fundação Atlético, América, Cruzeiro e Minas Tênis Clube a partir desse período

Considerando a história da Educação Física brasileira, especialmente o período entre as décadas de 1940 e 1980, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Os Conteúdos Básicos Comuns, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, estabelecem, para o ensino da Educação Física no ensino médio, que, ao tratar do esporte, sua condição como direito social deve ser discutida com os alunos e, nessa perspectiva, a legislação esportiva também deve ser abordada. A Constituição Federal (CF) de 1988 estabeleceu que o esporte e o lazer fossem tratados como direito de todos os brasileiros e a regulamentação da sua oferta à população foi estabelecida, nas bases atuais, em 1998, com a Lei 9.615 conhecida como Lei Pelé, em homenagem ao ex-jogador de futebol que ocupava o posto de Ministro Extraordinário do Esporte, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Sobre as contribuições que a Lei Pelé trouxe ao ambiente esportivo brasileiro, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras ou falsas.

( ) Ficou estabelecido que o sistema esportivo brasileiro passasse a ter como base o ensino da Educação Física escolar, compreendida a partir de então como treinamento esportivo, de onde passaram a sair os atletas selecionados para os clubes esportivos em cada modalidade.

( ) No que diz respeito ao financiamento esportivo, a Lei Pelé liberou o funcionamento dos cassinos, bingos e jogos de azar, cujos impostos recolhidos passaram a ter um percentual repassado diretamente para os clubes, treinadores e atletas brasileiros.

( ) A Lei Pelé reconheceu como legítimas as práticas esportivas formais e não formais, além das seguintes manifestações sociais do esporte: educacional (praticado nos sistemas de ensino e formas assistemáticas de educação), de participação (de modo voluntário, com a finalidade de integração, promoção da saúde e educação e preservação do meio ambiente), de rendimento (com a finalidade de obter resultados e integrar as pessoas) e de formação (caracterizado pela aquisição inicial de conhecimentos esportivos que garantam competência para a recreativa, competitiva e de alta competição, incluída no texto legal em 2015).

( ) Ficou estabelecido que as entidades de administração e de prática do esporte no Brasil são pessoas jurídicas de direito privado com organização e funcionamento autônomo e que os dirigentes, unidades ou órgãos de entidades de administração do desporto não exercem função delegada pelo Poder Público nem são consideradas autoridades públicas.

Considerando o ordenamento que regula a oferta do esporte e do lazer à população brasileira atualmente, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Sobre a abordagem pedagógica que deve ser dada ao esporte de acordo com a proposta de ensino da Educação Física da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e classifique-as como verdadeiras ou falsas.

( ) Deve-se evitar um tratamento pedagógico crítico ao esporte, uma vez que criticar esta prática representa diminuir sua importância, desqualificar seu significado, reduzir o valor da aprendizagem das técnicas e táticas e a relevância da competição no mundo moderno.

( ) Para ser ensinado, o esporte precisa ser situado histórica e socialmente e vivenciado a partir da compreensão de seus fundamentos e da ressignificação de seus sentidos e significados. É preciso também conhecer benefícios e riscos das modalidades, bem como os valores que as orientam.

( ) A dimensão política do esporte não deve ser tratada pela Educação Física nas escolas, uma vez que um dos benefícios da prática esportiva é exatamente a neutralidade política e ideológica, o que auxilia na redução da tensão e da intolerância no ambiente escolar.

( ) O eixo temático esporte é compreendido pelos seguintes tópicos: história, elementos técnicos, táticas, regras, riscos e benefícios, diferença entre esporte educacional, de participação e de rendimento, hidratação e vestuário, inclusão no esporte, atitudes e valores éticos e democráticos.

Sobre a abordagem pedagógica reservada ao esporte pela proposta de ensino da Educação Física da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a sequência CORRETA.

Todas as alternativas a seguir apresentam sugestões de reformulação do texto, entre parênteses, em consonância com a norma padrão do português, EXCETO:

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