Zluhan e Raitz (2014, p.32) defendem que para “garantir a igualdade e a equidade entre os indivíduos, o Estado estabeleceu,
ao longo da história, várias políticas sociais de proteção a crianças e adolescentes. Faz-se necessário buscar propostas e
encaminhamentos que sustentem um fazer pedagógico que contribua para a construção de um presente mais solidário e de um futuro investido de valores de uma sociedade efetivamente mais justa e igualitária, numa ação conjunta de todos os órgãos sociais”.
As autoras destacam os ordenamentos legais que constituem as políticas de educação, prevenção, atenção e atendimento em relação às violências, entre os quais está incluído o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH.
As opções a seguir contêm princípios norteadores do PNEDH para a educação em direitos humanos na Educação Básica, à exceção de uma. Assinale-a.
O Art. 21 da Resolução CNE nº 4, de 13 de julho de 2013, trata das etapas da Educação Básica. Em seu parágrafo único, a resolução dispõe que “Essas etapas e fases têm previsão de idades próprias, as quais, no entanto, são diversas quando se atenta para sujeitos com características que fogem à norma”.
Assinale a alternativa que indica um caso que não está elencado no referido parágrafo.
Janela de oportunidade que ocorre quando há uma redução da razão de dependência demográfica, que é o coeficiente entre o segmento etário da população definido como economicamente dependente (os menores de 15 anos de idade e os maiores de
65 anos) e o segmento etário potencialmente produtivo (15 a 64 anos).
https://www.scielo.br/j/rbepop/a/M6ZjNHVZRfdcbBwbs9tBkhy/?lang=pt
A janela de oportunidades apresentada no texto refere-se ao conceito de
No dia 26 de março de 2023, comemoraram-se trinta e dois anos da assinatura do Tratado de Assunção de 1991, que deu origem ao Mercosul. Como todo fenômeno político, nesses anos todos, em meio às transformações nos cenários internacional e nacional dos Estados partes, o bloco regional tem sido expressão de diferentes modelos em disputa.
Adap.: https://www.brasildefato.com.br/2023/04/05
Avalie se, desde sua criação, as seguintes afirmativas acerca do processo de integração deste bloco regional estão corretas.
I. Não se limitou ao objetivo de constituir apenas uma zona de livre comércio entre os países membros, buscando também
promover a livre movimentação de pessoas.
II. Consolidou um modelo de integração institucional supranacional, com a implantação da Tarifa Externa Comum (TEC), que protege as economias de seus membros da concorrência externa.
III. Avançou na integração externa, com o Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia, com a extinção dasmedidas protecionistas, para melhor integração nas cadeias produtivas globais.
Está correto o que se afirma em
Por meio delas é possível a representação do relevo em diferentes partes do terreno, ajudando os profissionais a escolher áreas apropriadas para diferentes usos. Quando falamos em produção das curvas de nível, esta pode ser feita tanto através do levantamento topográfico convencional, quanto pela fotogrametria. De toda forma, seja pelo método tradicional ou
aerofotogramétrico, será necessário a criação de um modelo digital do terreno (MDT), contendo todas as informações do local
trabalhado. Por sua simplicidade e facilidade de reprodução, o uso de curvas de nível é a forma mais comum de se documentar o relevo na construção civil.
https://www.geosensori.com.br/2019/05/20/curvas-de-nivel-ponto-crucial-em-um-projeto/
De acordo com a técnica de mapeamento apresentada, relacione as curvas de nível apresentadas a seguir a seus respectivos perfis de relevo.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
A economia de escala, desenvolvida no interior de grandes fábricas com sistemas de produção rígidos, tem sido complementada pela economia de escopo, desenvolvida em fábricas menores e mais flexíveis. Nesta, a produção pode se descentralizar mais facilmente nacional e mundialmente. Ao mesmo tempo, disseminou-se a prática da terceirização, que consiste em repassar para outras empresas atividades de suporte e serviços, como limpeza, manutenção, alimentação e, muitas vezes, a própria produção.
https://www.scielo.br/j/prod/a/FD8rNqkDhCThKcmxmFJsRwL/?format=pdf&lang=pt.
Sobre as principais regiões industriais do planeta, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A região do Ruhr é uma aglomeração metropolitana localizada no oeste da Alemanha, sendo a maior região de indústrias
modernas na Europa, especializada em robótica e criação de inteligências artificiais.
( ) O Vale do Silício, na Califórnia, foi o primeiro parque tecnológico implantado no mundo, sendo um dos mais importantes e servindo de modelo para outros. Tem como destaque as indústrias de semicondutores, produtoras de microprocessadores para indústrias ligadas à informática: computadores e periféricos (hardware); sistemas e programas (software).
( ) O parque industrial japonês situa-se no interior do país, ligando largas e modernas autoestradas, bem como rápidas
ferrovias aos portos. Destaca-se a ilha Honshu, com a segunda aglomeração urbano-industrial do mundo no eixo Tóquio-Osaka, com grande importância para os parques tecnológicos: Tsukuba e Kansai.
As afirmativas são, respectivamente,
O mapa a seguir aborda um tipo de divisão regional brasileira.

http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8911/1/Regi%C3%A3o%20e%20regionaliza%C3%A7%C3%A3o.pdf
As formas de regionalização dependem dos critérios de classificação escolhidos para dividir o espaço geográfico. No mapa,
o critério utilizado baseou-se na seguinte metodologia:

https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/
Assinale a opção que apresenta uma explicação para a ocorrência do fenômeno apresentado e uma ação do poder público capaz de atenuá-lo.
Em todas as opções abaixo foi utilizada a expressão “toda a”; assinale a opção em que essa expressão não deveria vir acompanhada do artigo definido.
Assinale a frase abaixo em que predomina a função fática, a função de linguagem que centraliza seu interesse no contato social.
Observe o seguinte fragmento, retirado de uma reportagem sobre uma cidade interiorana:
“Na praça central da cidadezinha havia a igreja e muitos bancos e mesas onde as famílias se reuniam nos momentos de lazer; por ali também passavam os poucos turistas, provenientes de cidades vizinhas. Nossa reportagem aproximou-se de um grupo de jovens sentado em torno de uma das mesas e perguntou-lhes sobre as possibilidades de lazer na cidade; as risadas que recebemos como resposta já mostrava a quase inexistência de diversão.”
Trata-se de um texto predominantemente narrativo; assinale a opção que mostra o fato que dá início a essa narração.
Avalie, com base no Art. 22 da Lei nº 9.394 (LDB), de 1996, se a educação básica tem por finalidades:
I. Desenvolver o educando.
II. Assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania.
III. Fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Está correto o que se afirma em
“O Eixo Leitura compreende as práticas de linguagem que decorrem da interação ativa do leitor/ouvinte/espectador com os
textos escritos, orais e multissemióticos e de sua interpretação.”
(http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/lingua-portuguesa)
Nesse sentido, avalie se são exemplos as leituras para
I. fruição estética de textos e obras literárias;
II. pesquisa e embasamento de trabalhos escolares e acadêmicos;
III. conhecimento, discussão e debate sobre temas sociais relevantes;
IV. sustentar a reivindicação de algo no contexto de atuação da vida pública.
Estão corretos os itens:
Segundo Candau (2012, p.236): “A presença de grupos socioculturais diversos nos cenários públicos, tanto no âmbito
internacional como no Brasil, tem provocado tensões, conflitos, diálogos e negociações orientadas à construção de políticas
públicas que focalizem estas questões. Em cada contexto esta problemática adquire uma configuração específica, articulada com as diversas construções históricas e político-culturais de cada realidade.
A afirmação das diferenças – étnicas, de gênero, orientação sexual, religiosas, entre outras – manifesta-se de modos plurais,
assumindo diversas expressões e linguagens. As problemáticas são múltiplas, visibilizadas especialmente pelos movimentos sociais que denunciam injustiças, desigualdades e discriminações, reivindicando igualdade de acesso a bens e serviços e reconhecimento político e cultural”.
Para lidar com a problemática descrita no trecho citado, a autora defende que se adote uma perspectiva
Marque a opção que contém uma afirmação incorreta sobre a avaliação da aprendizagem.