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Observe a imagem a seguir


A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação

bancária"

No estudo dos modelos atômicos, a hipótese atômica de John Dalton (1766-1844) é trazida para sala de aula dando base à discussão sobre a constituição da matéria.
Para o desenvolvimento do trabalho sobre o modelo de Dalton é importante a discussão sobre

Leia o fragmento a seguir. “Os conteúdos químicos de natureza simbólica estão agrupados no nível representacional, que compreende informações inerentes à linguagem química, como fórmulas e equações químicas. O aspecto representacional inclui ferramentas simbólicas para representar a compreensão dos processos de idas e vindas entre teoria e experimento. (...) Nas análises do momento discursivo que denominei Elaborando uma Forma Química de Pensar, a questão dessa dimensão constitutiva da linguagem química adquire visibilidade.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Sobre as concepções estabelecidas pela autora sobre o momento discursivo, analise as afirmativas a seguir.
I. Para entender as equações químicas os alunos devem aprender uma série de conceitos.
II. A equação química e a linguagem química são instrumentos para a elaboração do pensamento químico.
III. A partir da linguagem química, no movimento de significação das representações vai se constituindo certa forma de pensamento.
Assinale:

Sobre a poluição dos recursos hídricos, o excesso de matéria orgânica aportada nos sedimentos do rio provoca a morte de peixes, devido à(ao)

Leia o fragmento a seguir. “Os alquimistas do século XIV tornaram-se os primeiros a compreender a natureza dos ácidos. O único ácido conhecido pelos antigos fora o ácido acético fraco do vinagre. No século VIII, Djabir havia preparado uma solução fraca de ácido nítrico e outros alquimistas árabes descobriram que a destilação do vinagre produzia um ácido acético mais forte. Mesmo o ácido acético forte, porém, pouco tinha de corrosivo. Não parecia ser dotado de muito poder reagente.”
(STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev.
A verdadeira história da química. 2002, Zahar, p. 57).
Com relação aos ácidos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O ácido acético pode ser classificado como forte ou fraco dependendo do valor do seu Ka, o que explica as observações obtidas pelos alquimistas.
( ) O ácido nítrico é um ácido fraco, o que corresponde ao observado experimentalmente pelos alquimistas.
( ) Tanto o ácido acético como o ácido nítrico são ácidos fortes, porém os alquimistas não tinham informações suficientes para classificá-los corretamente.
As afirmativas são, respectivamente,

Na figura a seguir estão representados, de modo resumido, os

níveis de conhecimento químico e suas possíveis relações.



Na figura acima, I, II e III, correspondem, respectivamente,

A atmosfera terrestre é formada por diversos compostos que

podem sofrer transformações químicas cujas velocidades

dependem de fatores tais como: concentração, temperatura,

catalisador e reatividade.

Alguns autores relacionam a capacidade de reagir e de atuar em

diferentes pontos da superfície terrestre como tempo de

residência. O quadro a seguir apresenta o tempo de residência de

alguns constituintes da atmosfera.


Considerando a hipótese desses compostos serem emitidos nas

mesmas condições e quantidades, e na mesma região geográfica,

assinale a opção que indica o composto que apresenta maior

capacidade de se espalhar pela atmosfera e atuar em regiões

mais distantes.

O documento Programa Mais Educação propõe a ampliação e a qualificação da Educação de Jovens e Adultos. Sobre as reflexões do documento sobre o tema, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A EJA deve ser reconhecida nas suas especificidades, assumindo seu papel de atuar na transformação da realidade social e rompendo com a ideia de que seria uma reprodução do Ensino Fundamental. ( ) O público da EJA deve ser atendido em condições estruturais equivalentes a todos os demais educandos, promovendo a equidade. ( ) O currículo da EJA deve contemplar a diversidade, possibilitando a reorganização dos tempos e espaços, configurando um currículo significativo, ligado às práticas sociais. As afirmativas são, respectivamente,

Relacione as Modalidades da Educação Básica à respectiva característica. 1.Educação de Jovens e Adultos 2.Educação Especial 3.Educação Profissional e Tecnológica 4.Educação do Campo ( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais. ( ) Destina-se aos que se situam em faixa etária superior à considerada própria para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. ( ) Está prevista para população específica, com adequações necessárias às peculiaridades contextuais de cada região. ( ) Modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Sobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir. I.A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura. II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro. III.A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano. Está correto o que se afirma em

Leia a manchete a seguir.


Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte

princípio legal:

Analise a tira a seguir


Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática

educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a

educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a

atuação defendida por Freire.

Leia o fragmento a seguir. “A Química como ciência tem um campo de sentidos histórico, cultural e discursivamente construído. Segundo Candela (1995), os estudos etnográficos que vêm sendo realizados pelos pesquisadores em Sociologia do Conhecimento Científico têm considerado que, para os cientistas, a ciência realiza-se nas práticas discursivas cotidianas e é uma reflexão e um debate sobre alternativas explicativas.”
(MACHADO, A.H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Entendendo a ciência como discurso, segundo Machado, é possível considerar que
I. a ciência é uma construção social que envolve versões diferentes sobre os temas abordados.
II. a linguagem científica pode possibilitar aos sujeitos uma maneira de pensar/falar sobre o mundo.
III. a linguagem científica possui características próprias como forma de registrar e ampliar o conhecimento científico.
Está correto o que se afirma em

No estudo de Termoquímica, o professor propôs uma experiência para determinação do calor de combustão do álcool etílico (etanol).
O procedimento experimental e as anotações de um grupo de alunos estão apresentados a seguir:
I. preparar a lamparina colocando uma quantidade suficiente de álcool etílico para que a combustão possa ser realizada. II. determinar a massa do sistema “álcool-lamparina” (mi) e anotar no caderno. Valor anotado mi= 180,0 g;
III. determinar a massa do erlenmeyer (me) vazio e anotar no caderno. Valor anotado me = 200,0 g;
IV. medir 100 mL de água, que correspondem a 100 g, em uma proveta e transferir para o erlenmeyer. Envolver as paredes do erlenmeyer com jornal e prender com fita crepe. Colocar em um suporte;
V. medir a temperatura da água (Ti) e anotar o valor. Valor anotado Ti = 25°C;
VI. acender a lamparina e aquecer a água do erlenmeyer, durante 5 minutos. Após esse tempo, apagar a lamparina e medir a temperatura da água (Tf) e anotar o valor. Valor anotado Tf = 40°C;
VII. Medir, após algum tempo, a massa do sistema “álcool-lamparina”(mf) após a combustão. Valor anotado mf = 160,0 g.
Utilizando os dados anotados e a constante 1,0 cal.g–1.°C–1 como calor específico da água e a constante 0,2 cal.g–1.°C–1 como calor específico do vidro, os alunos devem chegar a um valor para o calor de combustão do álcool, em cal.g–1, de

Leia o fragmento a seguir. “De acordo com a perspectiva _____, a aula de química é um espaço de _____ do pensamento químico e de (re)elaboração de _____.”
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

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