Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 57 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber

como será a organização curricular da escola em que vão atuar e

querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos.

Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas

a seguir.

I.A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base

comum nacional, uma vez que todas as escolas no país

devem ensinar os mesmos conteúdos.

II.A definição curricular deve levar em conta a definição da

escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.

III.A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o

que ensinar?", abrangendo também “para quem, como, com

quem e por que ensinar?".

Está correto o que se afirma em

Sobre o ensino religioso na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, de acordo com a legislação vigente, assinale a afirmativa correta.

Nas unidades escolares da rede municipal de São Paulo, o atendimento aos educandos portadores de deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD ou com Altas Habilidades / Superdotação – AH/SD, deverá seguir a Portaria nº 1.185. A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Deve ser estruturado um plano de Atendimento Educacional Especializado básico para atender a todos os alunos que necessitam de atendimento especial. ( ) Deve ser elaborado um Plano de Atendimento Educacional Especializado individual, que deverá ter um orientador de atendimento, independentemente da forma ofertada. ( ) Deve ser preparada uma versão reduzida do planejamento curricular da escola com o objetivo de atender esses educandos. As afirmativas são, respectivamente,

O documento “Programa Mais Educação: São Paulo” propõe a relação entre os aspectos sociais, econômicos e culturais e a aprendizagem dos alunos. Sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.

Leia a manchete a seguir

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte

princípio legal:

Analise a tira a seguir

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática

educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a

educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a

atuação defendida por Freire.

Diariamente a Terra é bombardeada por uma série de partículas

eletricamente carregadas oriundas principalmente das reações

nucleares ocorridas no Sol. A chegada dessas partículas à

superfície da Terra, algumas com alta energia, provocaria sérios

danos aos seres vivos. Somos protegidos de muitas dessas

partículas pela atmosfera e pelo campo magnético terrestre.

Na figura a seguir, as linhas indicam, aproximadamente, a direção

e o sentido do campo magnético em torno da Terra. Nela estão

mostradas as trajetórias de duas partículas carregadas M e N que

se aproximam da Terra e, representadas por segmentos

orientados, suas velocidades

Sobre a figura, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a

falsa.

( ) A partícula M será defletida pelo campo magnético da Terra.

( ) A partícula N não será defletida pelo campo magnético da

Terra.

( ) Sejam ou não defletidas, a interação dessas e de outras

partículas carregadas com o campo magnético terrestre não

lhes altera a energia cinética.

As afirmativas são, respectivamente,

Observe a figura representada a seguir.


Uma esfera de aço de pequenas dimensões e com peso de

módulo igual a 25 N, que estava em repouso, suspensa por um fio

de 2,5 m de comprimento a um suporte, recebe um impulso

horizontal.

A esfera passa a percorrer uma trajetória circular, de centro no

ponto de suspensão do fio, num plano vertical e consegue

chegar, no máximo a 0,50 m de altura acima de sua posição

inicial.

O módulo da resultante das forças que atuam sobre a esfera no

instante em que ela alcança essa posição mais alta é

Há evidencias de que a microcefalia é uma patologia neurológica

relacionada à contaminação da gestante pelo zika vírus,

transmitido pela picada do mosquito aedes aegypt.

Normalmente, a microcefalia era diagnosticada após o

nascimento do bebê, mas o aumento significativo de casos tem

feito com que os profissionais da saúde façam investigações do

cérebro do feto, ainda no período da gestação. Um dos exames

utilizados é a ultrassonografia que, com a obtenção de imagens

de estruturas internas, permite detectar a patologia.

Numa ultrassonografia, ondas de ultrassom são transmitidas

através da barriga da gestante, ao interior do corpo da mãe e do

bebê. As ondas que retornam ao aparelho são transformadas em

sinais elétricos, amplificadas, processadas por computadores e

visualizadas no monitor de vídeo.

O fenômeno físico, característico a qualquer tipo de onda, em

que se baseia esse diagnóstico por imagem é

As figuras a seguir ilustram o experimento proposto pelo

professor e realizado pelos alunos no laboratório de uma escola

da rede de ensino da cidade de São Paulo.

Sobre a tampa horizontal da mesa do laboratório há um

recipiente contendo água em equilíbrio hidrostático. O recipiente

possui dois pequenos furos que estão obstruídos (figura 1).

Quando os furos são desobstruídos, a água jorra através deles,

seguindo as trajetórias mostradas na figura 2.

A respeito das evidências mostradas no experimento realizado,

assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Os líquidos em equilíbrio exercem forças normais às

superfícies com as quais está em contato.

( ) São necessários enormes acréscimos de pressão para

provocar pequenos decréscimos no volume de um líquido.

Assim, os líquidos podem ser considerados praticamente

incompressíveis.

( ) Em um líquido em equilíbrio, a pressão aumenta com a

profundidade.

As afirmativas são, respectivamente,

Um caminhão se desloca em uma estrada plana retilínea e horizontal em movimento uniforme, de modo que suas rodas, de 0,50 m de raio, rolam sem deslizar na estrada. Considere Π = 3,14. Sendo assim, enquanto o caminhão percorre a distância de 628 m, suas rodas efetuam

Observe a figura a seguir.

Um operário, com o auxílio de uma corda que passa por uma

roldana fixa, tenta arrastar um caixote apoiado em uma

superfície plana e horizontal.

Embora a força horizontal IMAGEM exercida pela corda sobre o caixote

tenha o módulo igual a 500 N, ele permanece em repouso.

O peso do caixote é 1200 N.

Nesse caso, a força exercida pela superfície horizontal de apoio

sobre o caixote tem um módulo igual a

Felipe é professor de Física do 2º ano do Ensino Médio. Ele costuma acompanhar a aprendizagem de seus alunos por meio da participação nas aulas, dos exercícios realizados individual e coletivamente e dos trabalhos e provas que compõem a avaliação institucional da escola. O professor reconhece que a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, envolve, ainda, a seguinte dimensão:

Os estudos sobre a avaliação da educação básica no Brasil identificam três fases nas políticas de avaliação em larga escala. Sobre estas três fases, analise as afirmativas a seguir. I.A primeira fase enfatiza a avaliação com caráter diagnóstico da qualidade da educação ofertada no Brasil, sem atribuição de consequências diretas para as escolas e para o currículo. II.As avaliações de segunda fase geraram consequências simbólicas decorrentes da divulgação e da apropriação dos resultados das escolas pelos pais e pela sociedade. III.As avaliações de terceira fase servem de referência para políticas de responsabilização que contemplam sanções ou recompensas em decorrência dos resultados de alunos e escolas e envolvem mecanismos de remuneração em função de metas estabelecidas. Está correto que se afirma em

“O conhecimento do tema Atmosfera, por exemplo, na aula de determinado ano ou série, lecionado por meio de um método, registrado em um texto, desenvolvido rapidamente e avaliado com uma prova objetiva, por exemplo, não é um conhecimento que os estudantes têm sobre a Terra”. (Sacristan, 2013, p. 20) A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282