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A posição de um ponto da superfície da Terra, em relação ao

equador, pode ser caracterizada pelo ângulo ?, denominado

“latitude", que seu raio-posição em relação ao centro C da Terra

forma com o plano equatorial, como ilustra a figura.

Os geógrafos contam a latitude, em cada hemisfério, do equador

para os polos.

Assim, em cada hemisfério:

Assinale a opção que indica o gráfico que melhor representa

como o módulo V da velocidade de um ponto da superfície da

Terra, devida à sua rotação, varia com a latitude θ

A figura a seguir mostra a trajetória de uma bolinha de pequenas

dimensões que cai verticalmente e colide com um anteparo.

Nela, estão representados por segmentos orientados a

velocidade da bolinha imediatamente antes da colisão

(vertical, para baixo, de módulo igual a 20 m/s) e a velocidade

da bolinha imediatamente após a colisão (horizontal, para a

direita, de módulo igual a 15 m/s).

É razoável supor que a bolinha esteve em contato com o

anteparo durante 0,10 s.

Neste caso, sendo a massa da bolinha 0,20 kg, podemos estimar

que, o módulo da força média exercida pelo anteparo sobre a

bolinha durante a colisão foi de

A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema. Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir. I.Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem. II.A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola. III.O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino. Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.

Em uma roda de conversas com seus alunos do Ensino Fundamental, a professora Lia ouve um de seus alunos contar para a turma sobre a inauguração de um grande aquário na cidade. Os alunos ficam curiosos e querem saber: Quais animais vão morar lá? De onde eles vêm? Quem vai cuidar deles? Será que vão gostar da nova casa? E uma série de outras perguntas.... A professora organiza a discussão, levando os alunos a levantarem hipóteses a partir do que sabem sobre o assunto. Então, propõe à turma o desenvolvimento de um Projeto sobre o tema. De acordo com Hernández (1998), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A proposta da professora está vinculada a uma concepção de escolaridade em que se dá importância à participação dos alunos em seu processo de aprendizagem. ( ) A proposta da professora costuma ser um procedimento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem. ( ) A proposta da professora valoriza as habilidades que deverão ser desenvolvidas por seus alunos no desenvolvimento do projeto de trabalho a partir de uma questão levantada em grupo. As afirmativas são, respectivamente,

As leis 11.645 e 10.639 incluíram no currículo oficial escolar a obrigatoriedade do estudo das Histórias e Culturas Indígenas. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. I.Essas leis proporcionam às comunidades e povos indígenas a possibilidade de recuperar suas memórias históricas, reafirmar suas identidades étnicas e valorizar suas línguas e conhecimentos. II.Essas leis garantem às comunidades e povos indígenas o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas. III.Essas leis marcam a segregação dos povos indígenas que devem receber tratamento especial quanto à adaptação dos saberes da sociedade atual. Está correto o que se afirma em

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação

bancária"

Os esquemas a seguir mostram como é possível ligar duas

lâmpadas de incandescência, uma de 25 W – 127 V e outra de

100 W – 127 V, a uma tomada de 127 V.


Tendo em conta os esquemas, assinale V para a afirmativa

verdadeira e F para a falsa.

( ) Para que funcionem com seu brilho normal, as lâmpadas

devem ser ligadas como ilustra o esquema 2.

( ) Nas condições normais de funcionamento, a resistência da

lâmpada ( 2) é menor que a da lâmpada ( 1).

( ) Quando estão ligadas como ilustra o esquema ( 1), a lâmpada

(1) brilha mais forte do que a lâmpada ( 2).

As afirmativas são, respectivamente,

Denomina-se “distância mínima de visão distinta" a menor

distância entre um objeto e o olho de uma pessoa para que ela

possa vê-lo com nitidez.

Um dia, caiu um cisco no olho de um oftalmologista. Ele, então,

utiliza um espelho côncavo de 32 cm de raio para obter uma

imagem ampliada de sua vista para melhor examiná-la.

Supondo que sua distância mínima de visão distinta seja 24 cm,

seu rosto deve ficar a uma distância do espelho de, no mínimo,

A tomografia foi uma grande revolução na área da radiologia

diagnóstica desde a descoberta dos raios X. Com ela é possível a

reconstrução tridimensional da imagem por computação, o que

possibilita a visualização de uma fatia do corpo, sem a

superposição de órgãos.

Os raios X utilizados nos exames de tomografia computadorizada

podem ser produzidos em um tubo de gás, como o que está

mostrado simplificadamente na figura a seguir.

O eletrodo C é o cátodo e o eletrodo A, o ânodo. O alvo P está

ligado por condutores ao ânodo A e tem, portanto, o mesmo

potencial que ele. Os elétrons emitidos pelo cátodo C partem do

repouso e são acelerados por uma diferença de potencial Vp – Vc

com cerca de 4,0.104

Volts e atingem o alvo P com energia

suficiente para produzir os raios X.

Sendo 1,6.10–19 C o módulo da carga do elétron, a energia

cinética dos elétrons ao colidirem com o alvo P é de

Leia com atenção as informações a seguir. A aceleração da gravidade na superfície da Terra é da ordem de 10 m/s² ; a constante de gravitação universal vale 6,67.10–11 N.m² /kg² ; e o raio médio da Terra é 6400 km. De posse dessas informações, é possível estimar a massa da Terra em, aproximadamente,

A figura apresenta, esquematicamente, como estão ligadas, a

uma tomada de 110 V, quatro lâmpadas de incandescência

idênticas funcionando com brilho normal.

A tarefa proposta pelo professor é a de ligá-las em uma tomada

de 220 V, de modo que elas continuem funcionando com seu

brilho normal.

Assinale a opção que indica o esquema no qual os alunos, para

cumprir a tarefa, deverão ligar as lâmpadas.

A figura 1 mostra, vista de cima, a superfície livre da água de um

tanque de grandes dimensões. A, B e O são três pontos dessa

superfície. Nos pontos A e B há duas fontes pontuais que oscilam

harmonicamente na vertical, em fase, provocando ondas de

mesmo comprimento de onda na superfície da água.

Verifica-se, entretanto, que o ponto O permanece em repouso.

Desloca-se uma das fontes ao longo da direção AO, aproximandoa

do ponto O que, assim, passa a oscilar. Verifica-se que a

amplitude dessas oscilações se tornam máximas, pela primeira

vez, quando a fonte é levada ao ponto C distante 1 m de A, como

mostra a figura 2.


O comprimento de onda das ondas provocadas por essas fontes

na superfície livre da água é de

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