Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 57 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A descoberta dos raios cósmicos foi extremamente importante,

pois permitiu fazer a datação de materiais arqueológicos e, assim,

conhecer grande parte da história do planeta Terra.

Os raios cósmicos são partículas de alta energia que se deslocam

no espaço com velocidades próximas à da luz. Ao atingirem a

atmosfera, colidem com átomos nela existentes e ionizam o ar.

O instrumento usado para medir essa ionização é o eletroscópio,

que consiste em duas hastes metálicas que se repelem quando

carregadas.

Podemos simular o funcionamento de um eletroscópio, usando

duas pequenas esferas condutoras suspensas, lado a lado, a um

suporte externo por fios isolantes de mesmo comprimento.

Quando carregadas, as esferas se repelem, como ilustra a figura a

seguir.

Suponha que as esferas carregadas estão em repouso, com os

fios formando ângulos iguais com a vertical.

A esse respeito, assinale a afirmativa pode não ser verdadeira.

Um carro estava trafegando em uma estrada, em um trecho retilíneo e em declive. Com o objetivo de poupar combustível, o motorista colocou o motor do carro em “ponto morto”. Assim, ele percorreu um trecho de 1,6 km de extensão em declive, descendo 30 m com o velocímetro do carro indicando que a velocidade se manteve constante. Considerando a massa do carro e de seus ocupantes em 1,2 t e a aceleração da gravidade local em 10 m/s² , é possível estimar o módulo da resultante das diversas forças de atrito, que se opõem ao movimento do carro durante esse trecho, em

Baterias de íon-lítio equipam alguns aparelhos eletrônicos

portáteis como laptops, máquinas fotográficas e celulares.

As baterias desses aparelhos são capazes de fornecer 1000 mAh

(mili Ampère hora) de carga.

Sabendo que o módulo da carga do elétron é de 1,60 . 10–19C,

assinale a opção que indica o número de elétrons que fluirá entre

os eletrodos até que uma bateria, com essa capacidade de carga,

descarregue totalmente.

A figura a seguir mostra um fio de telefone suspenso por dois

postes. A curva formada é uma “catenária".

Sejam R o raio de curvatura da catenária no ponto mais baixo,

pela manhã, logo antes do nascer do Sol, e R' o raio de curvatura

da catenária no ponto mais baixo ao meio-dia, sob o Sol a pino.

Esses raios de curvatura são tais que

Ronaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente. Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião. I.Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo. II.Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional. III.Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções. Está correto o que se afirma em

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. No que se refere à rotina escolar, o Conselho Tutelar deverá ser acionado nas situações listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

A respeito do documento “Currículo integrador da infância paulistana”, analise o fragmento a seguir. “Ao tratar de experiências e _____ no Currículo Integrador da infância paulistana é fundamental que as Unidades Educacionais trabalhem as múltiplas ______ para além das tradicionalmente valorizadas na escola como _____ e _____, e que reconheçam as experiências reais obtidas por meio _____ e de descobertas sensoriais e estéticas dos bebês e das crianças.” Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Sobre as consequências da mudança estrutural proposta pela Lei nº 10.639/03, de acordo com Nilma Gomes, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Mantém as relações propostas e evocadas na elaboração curricular. ( ) Deverá romper com o silêncio e desvelar rituais pedagógicos a favor da discriminação racial. ( ) Estabelece que o trabalho acerca das questões raciais deve acontecer como uma mudança cultural e política no campo curricular. As afirmativas são, respectivamente,

Paula é professora de artes do Ensino Fundamental e, em suas aulas, procura trabalhar conteúdos relacionados a valores, normas e atitudes. Para a realização desse trabalho devem ser considerados os objetivos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Observe a figura a seguir

O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",

organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,

apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de

currículo construída na Rede.

A partir da análise desse esquema é possível identificar três

conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.

Assinale a afirmativa que os apresenta.

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino

Fundamental, é correto afirmar

As figuras a seguir ilustram a tarefa que o professor propôs para

os alunos no laboratório de uma escola da rede municipal de São

Paulo.

Inicialmente, os alunos devem pesar uma esfera metálica maciça

suspensa por um fio de volume desprezível a um dinamômetro D1

. Devem pesar, também, um recipiente com água que seencontra sobre o dinamômetro D2

, como mostra a figura 1.Em seguida a esfera é totalmente submersa na água, sem tocar

as paredes do recipiente, como mostra a figura 2. Restabelecido

o equilíbrio hidrostático, repetem-se as pesagens. Assim, os

alunos podem constatar que o decréscimo na indicação do

dinamômetro D1 é igual ao acréscimo na indicação do dinamômetro D2

.

Desse modo, o professor induziu os alunos a evidenciar,

experimentalmente, o princípio

Um dêutron e um próton penetram simultaneamente no interior

de um capacitor plano carregado, normalmente à placa negativa,

através de dois furos nela existentes, com velocidades

respectivamente iguais a como ilustra a figura a seguir.

Suponha que essas velocidades sejam tais que nenhum dos dois

consiga atingir a placa positiva. Assim, o dêutron inverte o

sentido de movimento decorrido intervalo de tempo ?t, a uma

distância d da placa negativa. Já o próton inverte o sentido de seu

movimento decorrido um intervalo de tempo ?t', a uma distância

d` da placa negativa.

Lembre-se de que o dêutron é o núcleo do átomo do deutério,

sendo constituído, portanto, por um próton e um nêutron.

Despreze os efeitos de borda.

Esses intervalos de tempo ?t e ?t' e essas distâncias d e d' são

tais que

Os alunos ficaram incrédulos quando o professor de Biologia afirmou: “a combustão e a respiração celular são dois processos químicos similares”. De fato, os dois processos são reações de oxi-redução com liberação de energia. A diferença é que, na combustão, a energia é liberada de uma só vez, abruptamente, enquanto, na respiração celular, a liberação de energia é lenta e controlada, portanto, diluída no tempo. A grandeza física que caracteriza a diferença entre esses dois processos químicos é

A figura a seguir mostra (esquematicamente) como funciona o

“espectrômetro de Dempster".

Em uma região limitada há um campo magnético uniforme

perpendicular ao plano da figura, apontando para dentro.

Quando partículas carregadas penetram nessa região

perpendicularmente ao campo magnético sua trajetória no

interior do espectrômetro é um semicírculo.

Por meio de um dispositivo apropriado, fazem-se partículas

carregadas penetrarem no espectrômetro com a mesma energia

cinética.

A tabela a seguir apresenta as características de três partículas,

sendo e o módulo da carga do elétron.

Sejam Rpr, Rd e Ra os raios dos semicírculos percorridos no

interior do espectrômetro, respectivamente, pelo próton, pelo

dêutron e pela partícula a.

Esses raios são tais que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282