Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 59 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, o professor de

Ciências está ensinando o conteúdo “Natureza cíclica das

transformações da água na natureza". Ao final dos 50 minutos de

aula, o professor recolhe seu material, apaga as anotações do

quadro e se despede. Na aula seguinte, a professora de

Geografia, a partir da leitura do livro didático, inicia o estudo de

um novo tema: “Os rios e as bacias hidrográficas".

Sobre a situação hipotética acima, com base em Hernández

(1998), assinale a afirmativa correta.

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio reuniu um grupo de professores para analisar o currículo da escola. Ela abriu a reunião propondo aos professores uma visão ampliada do conceito de currículo. Segundo a coordenadora, a importância do currículo para a escolaridade reside no fato de que ele é

A Lei nº 11.645/08 incluiu, no currículo oficial escolar, a obrigatoriedade do estudo da história e das culturas indígenas. Sobre essa lei, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) O estudo dos povos indígenas brasileiros resgata suas contribuições nas áreas social, econômica e política. ( ) Essa lei procura reparar o tratamento de exclusão oferecido historicamente aos grupos indígenas no Brasil. ( ) Essa lei rompeu com a visão etnocêntrica que apresenta a ideia de que, aquele que é diferente, é naturalmente inferior. As afirmativas são, respectivamente,

Em uma aula de Ciências, um aluno fez o seguinte questionamento: Todos falam que o ar expirado tem mais gás carbônico que o inspirado, mas como podemos ter certeza? O professor explicou que, agitando água de cal incolor no ar contido no interior de sacos plásticos, é possível demonstrar a presença de gás carbônico. Considerando a utilização de sacos plásticos do mesmo tamanho, com 5 mL de água de cal incolor, assinale a opção que indica o melhor experimento capaz de permitir que os alunos verificassem se o ar expirado contém mais ou menos gás carbônico que o inspirado.

Dentro da concepção de Karl Popper, existem hipóteses que são falseáveis e outras que não o são. Com relação à essa proposição de Popper, analise as hipóteses a seguir: I.Todos os pontos de um círculo euclidiano são equidistantes do centro. II.É possível ter sorte em uma aposta na loteria esportiva. III.Ou chove ou não chove. Assinale

Um experimento, indicado para turmas de Ciências, permite que

os alunos entendam a relação entre plantas e animais entre si e

com o ambiente. Esse experimento pode ser feito com água de

um aquário à qual é acrescentado bromotimol esverdeado, como

representado na figura a seguir.

Considere que os tubos são do mesmo tamanho, que as plantas e

os animais colocados nos tubos são do mesmo tipo e na mesma

quantidade, que o bromotimol esverdeado foi adicionado à água

antes dela ser colocada nos tubos, que quantidades iguais de

água foram colocadas nos tubos e que o bromotimol esverdeado

fica azulado em meio alcalino e, amarelado, em meio ácido.

Os tubos são colocados juntos, em local iluminado.

Com relação ao experimento, analise as afirmativas a seguir.

I.O tubo 1 é imprescindível porque, caso existam autotróficos e

heterotróficos na água do aquário, eles que podem interferir

na quantidade de CO2 do ambiente. O tubo 1 serve de

comparação (controle) para os demais tubos.

II.A influência das plantas e a dos animais na quantidade de CO2

no ambiente é evidenciada pelos resultados dos tubos 2 e 3,

respectivamente.

III.O resultado do tubo 4 evidencia a relação entre plantas e

animais e suas interferências na quantidade de CO2 no

ambiente.

Assinale:

Ao longo da história do pensamento científico, Aristóteles, Lamarck e Darwin exerceram e exercem grande influência. A respeito desses três pensadores, são destacadas a seguir três atribuições às ações do ambiente. I.O ambiente orienta as modificações sofridas pelos seres vivos. II.Os seres vivos são produzidos para viver em determinados ambientes. III.O ambiente age escolhendo as variedades que melhor sobrevivem nele. As três citações acima estão relacionadas, respectivamente, às ideias de

Para verificar o que seus alunos sabem sobre excreção, o

professor apresentou a tabela a seguir e pediu que eles

identificassem os componentes do sistema urinário indicados por

W, X, Y e Z, considerando uma pessoa saudável.


Analisando os dados fornecidos pela tabela, os alunos chegaram

à conclusão correta de que

A figura a seguir mostra quatro fases (fora de escala) de vida do

mosquito Aedes aegypti.

A figura pode ser utilizada em uma aula para que os alunos

percebam que, no combate a esse ou a qualquer outro tipo de

mosquito,

I.o uso de inseticidas e o de raquetes elétricas é pouco

significativo, porque só combate a forma de vida 2.

II.a eliminação de criadouros só combate as formas de vida 1 e 3.

III.a eliminação de criadouros e a raspagem das bordas de

criadouros combatem a forma 4.

Está correto o que se afirma em

O documento “Indagações sobre o currículo”, elaborado pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental- DPE, vinculado à Secretaria de Educação Básica – SEB, do Ministério da Educação – MEC, propõe o debate sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração. Sobre as ideias expressas nesse documento, analise as afirmativas a seguir. I.Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características sociais, culturais e econômicas locais e regionais. II.O processo educativo é complexo e marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais, e, portanto, não pode ser analisado fora de interação dialógica entre escola e vida, considerando o desenvolvimento humano, o conhecimento e a cultura. III.Eliminar a reprovação implica em não avaliar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Está correto o que se afirma em

Maria tem 4 filhos. Os dois mais velhos, de 12 e 10 anos, não estão frequentando a escola porque estão ajudando a mãe no trabalho. Uma Assistente Social visitou a família e aconselhou a matrícula imediata das crianças na rede regular de ensino. A indicação dada à mãe está de acordo com a seguinte disposição legal:

Lucas, professor de Inglês do 6º ano de uma unidade escolar da rede municipal de ensino de São Paulo, vai receber uma aluna com deficiência auditiva. A coordenadora pedagógica da escola conversou com os professores daquela série sobre o “Programa Inclui”, instituído pela Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo. Pensando no contexto de seu trabalho, Lucas e seus colegas se detiveram especialmente nos Projetos “Identificar” e “Rede” que propõem, respectivamente,

A mudança estrutural proposta pela Lei nº 10.639/03, de acordo com Nilma Gomes, abre caminhos para a construção de uma educação antirracista. Sobre a educação antirracista, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Deve valorizar todas as situações de sala de aula que possibilitem analisar a diversidade cultural e étnico-racial. ( ) Deve ter, entre seus objetivos, o de valorizar a equidade de oportunidades, quando oferecidas a todos. ( ) Deve estimular os alunos, por meio de procedimentos e atitudes, a atuarem em uma sociedade multicultural. As afirmativas são, respectivamente,

A pesquisadora e escritora Inaldete Pinheiro de Andrade realizou uma oficina em escolas em que oferecia livros que reforçavam a imagem do povo negro. Após lerem, os alunos deveriam comentar ou se expressar sobre a história lida. A estratégia, replicada em vários espaços, tem como objetivos I.apreender a manifestação da identidade racial. II.estimular a promoção da autoestima dos alunos. III.alimentar a memória negativa na construção da identidade do aluno negro. Está correto o que se afirma em

“Não há docência sem discência.” (Paulo Freire.) Com a afirmativa acima, o educador Paulo Freire inicia um diálogo sobre os conhecimentos necessários para a realização da prática educativa. Assinale a opção que melhor explicita a afirmativa de Paulo Freire.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282