Em Regras do Método Sociológico (1895), Durkheim identificou
os princípios fundamentais para realizar uma pesquisa científica
dos fenômenos sociais e sustentou a possibilidade de uma análise
causal dos mesmos, buscando a explicação da vida social na
natureza da própria sociedade.
Assinale a opção que caracteriza corretamente os procedimentos
metodológicos envolvidos na explicação causal dos fatos sociais
para Durkheim.
O estruturalismo não é uma escola sociológica, mas um método
de análise que permeou diversas disciplinas desde a década de
1930, da linguística à psicologia e à antropologia, tendo
influenciado numerosas teorias sociológicas contemporâneas.
Com relação à estrutura, entendida como modelo teórico, analise
as afirmativas a seguir.
I. O modelo de uma estrutura inerente à língua, como sistema
de diferenças entre os seus diversos elementos considerados
em sua solidariedade sincrônica, foi proposto pelo linguista
Ferdinand de Saussure.
II. A estrutura na antropologia de Lévi-Strauss é um dado
concreto, observável e mensurável, que se manifesta nas
normas sociais, como o parentesco, por exemplo.
III. A emergência do pós-estruturalismo, com Jacques Derrida,
radicaliza as premissas do estruturalismo, ao recusar
qualquer forma de análise que se refira a elementos internos
ao texto.
Assinale:
Liberalismo e Socialismo são correntes teóricas herdeiras da
Revolução Industrial e da Revolução Francesa.
Assinale a opção que identifica corretamente o ideário liberal e o
socialista, a partir dessa dupla herança.
“Se, na concepção do decurso da história, separarmos as ideias
da classe dominante da própria classe dominante e se as
concebermos como autônomas, se nos limitarmos a dizer que em
uma época estas ou aquelas ideias dominaram, sem nos
preocuparmos com as condições de produção e com os
produtores destas idéias, se, portanto, ignorarmos os indivíduos e
as circunstâncias mundiais que são a base destas ideias, então é
correto afirmar, por exemplo, que, na época em que a
aristocracia dominou, os conceitos de honra, fidelidade etc.
dominaram, ao passo que na época da dominação da burguesia
dominam os conceitos de liberdade, igualdade etc."
(MARX, K. e ENGELS, F. A ideologia alemã. 6ª ed. São Paulo: Hucitec, 1987, p. 73.)
As alternativas a seguir fornecem características do conceito de
ideologia tal como concebido por K. Marx e F. Engels, à exceção
de uma. Assinale-a.
Em seu esforço de compreender o processo de modernização e
racionalização na sociedade, Max Weber analisou as formas de
dominação legal, extraindo daí o conceito de burocracia.
Sobre esse conceito, analise as afirmativas a seguir.
I. A administração burocrática moderna é ordenada segundo
leis e regras, que fixam a distribuição das atividades,
estabelecem os poderes de mando e os recursos de coação
eventualmente necessários ao cumprimento dos deveres
distribuídos.
II. A burocratização não é exclusiva do Estado, sendo também
encontrada em organizações eclesiásticas e em empresas
privadas, que concentram os meios de administração no topo
da hierarquia e utilizam regras racionais, visando à máxima
eficiência.
III. Na organização burocrática, o exercício da autoridade legal
está relacionado com o cargo profissional ocupado pelo
funcionário, que está subordinado a uma ordem objetiva e
impessoal que orienta suas ações.
Assinale:
"Estamos, pois, diante de uma ordem de fatos que apresenta caracteres muito especiais: consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhes impõem". Esta é uma das definições de fato social formuladas por Émile Dukheim. Com base nesta definição observe as imagens a seguir.
Assinale a alternativa que identifica corretamente os episódios que ilustram fatos sociais, segundo a definição durkheimiana.
Não é o falo (ou a falta de) o fundamento desta visão de mundo
[androcêntrica], e sim é essa visão de mundo que, estando
organizada segundo a divisão em gêneros relacionais, masculino
e feminino, pode instituir o falo, constituído em símbolo da
virilidade, de ponto de honra caracteristicamente masculino; e
instituir a diferença entre os corpos biológicos em fundamentos
objetivos da diferença entre os sexos, no sentido de gênero,
construídos como duas essências sociais hierarquizadas.
(Tradução de BOURDIEU, Pierre. La domination masculine. Paris: Seuil, 2002, p. 43)
As opções a seguir caracterizam corretamente as pré-condições
para que haja a perpetuação de uma cultura androcêntrica,
à exceção de uma. Assinale-a.
A polissemia do conceito de cultura faz parte da própria história
de sua construção, culminando com as contribuições da
Antropologia e das Ciências Sociais a partir da segunda metade
do século XIX.
Assinale a opção que apresenta corretamente um conceito de
cultura de acordo com seu proponente.
Como muitos antropólogos já concluíram, a distinção clássica
entre natureza e cultura não pode ser utilizada para descrever
dimensões ou domínios internos a cosmologias não-ocidentais
sem passar antes por uma crítica etnológica rigorosa. Tal crítica
exige a dissociação e redistribuição dos predicados subsumidos
nessas duas séries paradigmáticas que tradicionalmente se
opõem (natureza e cultura): universal e particular, objetivo e
subjetivo, dado e construído, humanidade e animalidade, entre
tantos outros. Um dos traços do pensamento ameríndio seria seu
multinaturalismo em contraste com as cosmologias
multiculturalistas modernas. Enquanto estas se apóiam na
implicação mútua entre unicidade da natureza e multiplicidade
das culturas, a concepção ameríndia suporia uma unidade do
espírito e uma diversidade dos corpos. Recombinar, portanto,
para depois dessubstancializar, pois as categorias de Natureza e
Cultura, no pensamento ameríndio, não possuem o mesmo
estatuto de seus análogos ocidentais; elas não assinalam regiões
do ser, mas antes configurações relacionais, pontos de vista.
(CASTRO, E.Viveiros de (adaptado de http://www.oquenosfazpensar.com/web/).)
Assinale a alternativa que identifica a corrente teórica da
antropologia contemporânea descrita no trecho citado.