As alternativas abaixo caracterizam corretamente o método de
pesquisa survey aplicado às Ciências Sociais, à exceção de uma.
Assinale-a.
Sobre a dominação carismática, Max Weber afirma:
"o sempre novo, o extracotidiano, o inaudito e o arrebatamento emotivo que provocam constituem aqui a fonte da devoção pessoal. Seus tipos mais puros são a dominação do profeta, do herói guerreiro e do grande demagogo. A associação dominante é de caráter comunitário, na comunidade ou no séquito. O tipo que manda é o líder. O tipo que obedece é o "apóstolo"".
("Os três tipos puros de dominação legítima". Em: Sociologia. Org.: Gabriel Cohn. São Paulo: Ática, 2006, p. 135)
Com base na definição weberiana de dominação carismática, assinale a alternativa que identifica corretamente um exemplo histórico desse exercício de poder.
“No nível mais elementar, ação refere-se simplesmente às
práticas dos seres humanos: o que eles fazem. Contudo, desde os
primórdios da sociologia, há também grande interesse na
constituição dos atores e na ação per se. Weber, por exemplo,
distinguia quatro diferentes tipos de ação social: a ação racional
com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação
afetiva e a ação tradicional".
(Adaptado de SCOTT, John (org). Sociologia: conceitos-chave. Rio de Janeiro: Zahar,
2010, p.13)
Considere os comportamentos abaixo listados e classifique-os
com base na tipologia de ação social estabelecida por Weber.
1- Um engenheiro projeta a construção de uma ponte,
avaliando os meios e recursos necessários.
2- Um jogador de futebol agride o juiz durante uma partida, por
estar descontente com a arbitragem.
3- Um casal realiza a cerimônia de matrimônioem uma igreja,
mesmo não sendo devoto.
Os exemplos acima ilustram, respectivamente,
O desenvolvimento da sociedade industrial, ao longo do século
XIX, foi objeto da reflexão sociológica. Karl Marx e Émile
Durkheim foram dois teóricos que participaram dessa discussão,
através da análise da divisão do trabalho.
Assinale a opção que identifica corretamente aspectos dessa
análise em Marx e Durkheim.
Desde a concepção grega sobre as formas clássicas de governo –
monarquia, aristocracia e democracia –, assistimos à reelaboração
desta última, conforme se tornou sinônimo da modernidade
política ocidental.
Assinale a alternativa que caracteriza corretamente uma definição
conceitual da democracia em relação à concepção das formas
clássicas de governo.
“Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da
gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. Essa gente
toda recebe salário, chega de manhã, almoça no bandejão, fala
mal do chefe na hora do café e vai embora no fim do dia: são,
digamos, trabalhadores tradicionais. Mas desde 2011 essa equipe
começou a dividir projetos com um time paralelo, formado por
especialistas conectados pela Internet em todo o mundo. Nenhum
deles tem um contrato formal de trabalho com a IBM. Executam
tarefas específicas, como a criação de softwares, e partem para
outra."
(Revista Exame, edição 1035 de 20 de fevereiro de 2013 em
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1035/noticias/flexivel-e-mais-barato)
A charge e o texto reportam experiências diferentes do mundo
do trabalho ao longo do século XX e início do século XXI. Assinale
a alternativa que identifica corretamente características
respectivas das duas experiências retratadas.
“Habitus não é destino. Habitus é uma noção que me auxilia a
pensar as características de uma identidade social, de uma
experiência biográfica, um sistema de orientação ora consciente
ora inconsciente. Habitus é como uma matriz cultural que
predispõe os indivíduos a fazerem suas escolhas".
(SETTON, Maria da Graça Jacintho. "A Teoria do Habitus em Pierre Bourdieu: uma
leitura contemporânea". Revista Brasileira de Educação, nº 20, 2002, p. 61.)
Com base na definição de habitus citada, analise as afirmativas a
seguir.
I. A noção de habitus permite identificar as estruturas
condicionantes do comportamento humano que são
exteriores e anteriores à prática social.
II. O habitus não é produto da história, é uma identidade fixa,
uma subjetividade própria da humanidade, que se revela ao
sociólogo ao analisar as relações sociais.
III. O conceito de habitus permite apreender as relações de
afinidade entre o comportamento dos agentes e as estruturas
sociais condicionantes.
Assinale:
Sobre a escola como uma das instituições transmissoras de
cultura na sociedade capitalista, segundo a perspectiva
sociológica de Bourdieu, analise as afirmativas a seguir.
I. Diferenças de código cultural, como, por exemplo, modos de
falar e de agir, são reproduzidas culturalmente na escola,
fazendo dessa instituição um espaço que democratiza o
convívio com competências culturais variadas, diluindo as
diferenças de aprendizado anterior.
II. O processo pedagógico é um exercício de violência simbólica,
na medida em que impõe o reconhecimento e a legitimidade
de uma única forma de cultura, desconsiderando e
inferiorizando a cultura dos segmentos populares.
III. Como espaço de reprodução de estruturas sociais e de
transferência de capitais de uma geração para a outra, a
escola é o espaço onde o legado cultural da família se
transforma em legado econômico, relacionado à
possibilidade de a educação prover ascensão econômica e
social.
Assinale:
Em 1999, a banda brasileira O Rappa, conhecida por suas letras de forte impacto social, lançou o CD "LadoB LadoA", com uma das músicas de grande sucesso do grupo: "Minha Alma (A paz que não quero)".
Leia um trecho da letra desta canção.
Leia os fragmentos a seguir.
1- “Um sistema social é um modo de organização de elementos
de ação relativo a processos persistentes ou ordenados de
mudança dos padrões interativos de uma pluralidade de
atores individuais. Uma vez que um sistema social é um
sistema de processos de interação entre atores, é a estrutura
das relações entre os atores, enquanto envolvidos nos
processos interativos, que é essencialmente a estrutura do
sistema social".
2- “Posto que a fundação da física social completa o sistema das
ciências naturais, torna-se possível e mesmo necessário
resumir os diversos conhecimentos adquiridos, que atingiram,
então, um estado fixo e homogêneo, a fim de coordená-los,
apresentando-os como diferentes ramos de um tronco único,
ao invés de continuar considerando-os apenas como vários
corpos isolados".
3- “Não se parte daquilo que os homens dizem, imaginam ou
representam, e tampouco dos homens pensados, imaginados
e representados para, a partir daí, chegar aos homens de
carne e osso; parte-se dos homens realmente ativos e, a partir
de seu processo de vida real, expõe-se também o
desenvolvimento dos reflexos ideológicos e dos ecos desse
processo de vida. (...) não é a consciência que determina a
vida, mas a vida que determina a consciência".
Assinale a opção que identifica corretamente as correntes
teóricas que cada fragmento representa.
O termo positivismo deriva do latim positum, particípio passado neutro do verbo ponere, traduzível como o que é posto, fundado, que tem suas bases na realidade dos fatos. Ele se tornou um conceito sociológico a partir de seu uso por Auguste Comte, que, por "positivo" entendia
Como seria ser outra pessoa? O filme responde esta pergunta ao contar a história de Craig Schwartz (John Cusack), um manipulador de marionetes que, em busca de emprego, ocupa uma vaga de arquivista e acidentalmente descobre um portal que o leva até a mente de John Malkovich. Por 15 minutos, ele experimenta uma viagem surreal - ser John Malkovich. Depois ele é despejado à beira de uma estrada.
2
O mundo em nossa volta está repartido em fragmentos mal coordenados, enquanto as nossas existências individuais são fatiadas numa sessão de episódios fragilmente conectados (...). Para a grande maioria dos habitantes do líquido mundo moderno, atitudes como cuidar da coesão, apegar-se às regras, agir de acordo com precedentes e manter-se fiel à lógica da continuidade, em vez de flutuar na onda das oportunidades mutáveis e de curta duração, não constituem opções promissoras.
(BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 2005, p. 18 e 60)
O enredo do filme de Spike Jonze (1) e a entrevista de Zygmunt Bauman (2) analisam a identidade do indivíduo no cenário pós-moderno. Com base nos exemplos 1 e 2, assinale a opção que caracteriza corretamente a condição do indivíduo neste cenário.
Assinale a alternativa que identifica corretamente uma
característica da modernidade, conforme a análise proposta pela
perspectiva teórica de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer.
Os chamados “novos movimentos sociais" englobam uma enorme
diversidade de movimentos e marcaram fortemente a segunda
metade do século XX, atingindo seu ápice em maio de 1968, na
Europa e Estados Unidos, e chegando ao Brasil, com maior
intensidade, na década de 1980. Esses diferentes movimentos
levantaram questões para os paradigmas tradicionais da
Sociologia, que foi obrigada a repensar os conceitos de classe e
de conflito.
(Adaptado de ANDRADE, Daniel Pereira. "Os novos movimentos sociais e o
paradigma das classes", in Estudos de Sociologia, UFPE, v. 13, n. 2, p. 139.)
Assinale a alternativa que caracteriza corretamente os "novos
movimentos sociais", aos quais o autor se refere no texto acima.
Os dois documentos acima tratam do tema da identidade racial brasileira. Com relação a esta temática clássica do pensamento sociológico brasileiro, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A "redenção" à qual o título do quadro se refere é o processo de embranquecimento gradual das gerações, por meio de miscigenação, como é indicado pelo gesto da senhora negra, que agradece o fato de a criança recém nascida apresentar o fenótipo branco.
( ) Os dois documentos tratam da questão do embraquecimento, por via genealógica. No quadro há três gerações: uma senhora negra, uma mãe mulata e uma criança branca. Já o texto mostra diversas uniões que levam negros a terem descendentes brancos.
( ) O documento 2 se refere à singularidade da formação histórica da sociedade brasileira: a miscigenação, principal causa do constante conflito social e racial e do "sadomasoquismo escravo", próprios da história brasileira. As afirmativas são, respectivamente,