Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.


Como seria ser outra pessoa? O filme responde esta pergunta ao contar a história de Craig Schwartz (John Cusack), um manipulador de marionetes que, em busca de emprego, ocupa uma vaga de arquivista e acidentalmente descobre um portal que o leva até a mente de John Malkovich. Por 15 minutos, ele experimenta uma viagem surreal - ser John Malkovich. Depois ele é despejado à beira de uma estrada.

2

O mundo em nossa volta está repartido em fragmentos mal coordenados, enquanto as nossas existências individuais são fatiadas numa sessão de episódios fragilmente conectados (...). Para a grande maioria dos habitantes do líquido mundo moderno, atitudes como cuidar da coesão, apegar-se às regras, agir de acordo com precedentes e manter-se fiel à lógica da continuidade, em vez de flutuar na onda das oportunidades mutáveis e de curta duração, não constituem opções promissoras.

(BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 2005, p. 18 e 60)

O enredo do filme de Spike Jonze (1) e a entrevista de Zygmunt Bauman (2) analisam a identidade do indivíduo no cenário pós-moderno. Com base nos exemplos 1 e 2, assinale a opção que caracteriza corretamente a condição do indivíduo neste cenário.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282