A Proposta Curricular do Estado de São Paulo estabelece que a
Educação Física, no ensino fundamental deve aprofundar os
conhecimentos sobre jogo, esporte, ginástica, etc., atribuindo–
lhes os “sentidos e intencionalidades presentes nas codificações
das culturas esportiva, lúdica, gímnica, das lutas e rítmica.”
(pag. 44).
Com base no descrito e nos Parâmetros Curriculares Nacionais,
analise as afirmativas a seguir.
I. O gesto desportivo deve ser demonstrado com precisão
pelo professor, para que o aluno possa repeti–lo
perfeitamente.
II. O professor deve incentivar o aluno a desenvolver seu
gesto, guiando–o para uma execução eficiente.
III. O professor deve orientar o aluno no sentido de uma
execução eficiente, mas abrindo espaço para que ele
arrisque movimentos mais complexos.
Assinale:
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação
Física procura destacar a importância do fato de os indivíduos
se movimentarem em contextos concretos e faz uso da
expressão “Se Movimentar”.
O “Se”, que segundo o texto foi colocado propositalmente
antes do verbo, visa enfatizar
I. que o sujeito (aluno) é autor dos próprios movimentos;
II. que os movimentos estão carregados de emoções, desejos
e possibilidades;
III. que os movimentos não devem resultar de referências
externas, como as técnicas desportivas.
Analise:
Segundo Corsino (2010), “muito se ouve entre professores de
Educação Física, que as diferenças de habilidade entre meninas
e meninos são naturais, argumento este que quase sempre se
passa por uma convincente justificativa para as separações por
sexo”.
Com relação às aulas mistas de Educação Física, analise as
afirmativas a seguir.
I. Elas podem prover oportunidades para que meninos e
meninas convivam, observem–se, descubram–se e possam
aprender a ser tolerantes.
II. Elas podem prover oportunidades para que meninos e
meninas não discriminem e compreendam as diferenças, de
forma a não reproduzir, de forma estereotipada, relações
sociais autoritárias.
III. Elas podem prover oportunidades para que meninos e
meninas tenham clareza sobre suas diferenças físicas e
intelectuais.
Assinale:
O estímulo à prática da atividade física regular, seja na escola ou fora dela, tem sido reconhecido por seus efeitos benéficos, principalmente no controle da obesidade (PALMA, 2000). Esta, que é uma questão de saúde pública, pode ser monitorada pelo professor de Educação Física no âmbito da escola por meio do cálculo de um índice denominado IMC (Índice de Massa Corporal).
Assinale a alternativa que indica a expressão que permite o cálculo do IMC.
A respeito dos exercícios abdominais, assinale a afirmativa correta.
Leia o fragmento a seguir:
“O próprio termo “esporte”, sob o patrocínio das _____, adquiriu múltiplos significados, passando a designar, além das modalidades tradicionais (handebol, atletismo etc.) atividades tão diversas como os esportes radicais e a ginástica aeróbica. (...) Cabe também uma observação em relação à Atividade Rítmica, já que o _____ está presente em todos os outros conteúdos, e ao mesmo tempo é bem visível nas manifestações da cultura de movimento que se caracterizam pela intenção explícita de expressão por meio de movimentos/gestos coreografados na presença de _____e _____.” (SÃO PAULO, 2008; p- 44- Adaptado).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Com relação à importância da dança no âmbito escolar, analise o fragmento a seguir.
“Linguagem artística não _____, patrimônio de todos os seres _____, na qual se manifesta a visão _____, sensível, estética e emocional de si mesmo, da sociedade e do mundo em que estão inseridos, utilizando como fonte e instrumento de _____ e comunicação de seu próprio corpo, segundo as possibilidades deste.” (STOKOE apud LOMAKINE, 2007; p. 42. Adaptado).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Sobre as características do esporte moderno, segundo Stigger (2005), analise as afirmativas a seguir.
I. No esporte moderno, o recorde é caracterizado por uma combinação do impulso para a quantificação com o desejo de vitória, ligado à ideia de comparação e progresso.
II. O esporte moderno é realizado dentro de um sistema de organização (com hierarquia, funções, etc.) de competições unificadas e universais, que permitem disputas em diversos níveis (local, nacional e internacional).
III. O esporte moderno caracteriza–se por transformar todas as façanhas atléticas em algo que pode ser quantificado e medido (número de pontos ou gols, medidas de tempo e distância).
Assinale:
Leia o fragmento a seguir.
“O corpo humano, como qualquer outra realidade do mundo, é _____ concebido e a análise de sua representação _____ oferece uma via de acesso à estrutura de uma sociedade particular. Cada sociedade elege um certo número de atributos que configuram o que e como o homem deve ser, tanto do ponto de vista intelectual ou moral quanto do ponto de vista ______”. (DAOLIO, 2007; p. 38 – 39)
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
O professor, ao se deparar com um aluno em sua turma que faz uso de medicamentos para controle da pressão arterial, deve
Sobre as possíveis dificuldades para a inclusão do ensino de
lutas na escola, analise as afirmativas a seguir.
I. A falta de vivência em lutas por parte dos professores,
tanto no cotidiano de vida como no âmbito acadêmico,
impede a prática adequada de lutas.
II. A falta de estrutura física e a falta de equipamentos nas
escolas inviabilizam o treinamento adequado das diferentes
vertentes da luta.
III. A preocupação com o fator violência, que julgam ser
intrínseco às práticas de luta, incompatibiliza a
possibilidade de abordagem deste conteúdo na escola.
Assinale:
“Numerosos estudos indicam a situação socioeconômica como um fator que influencia a ocorrência de vários problemas relacionados à saúde, incluindo as doenças cardiovasculares, a obesidade e o sedentarismo”. (PALMA, 2000. Adaptado)
Um conjunto de variáveis não biológicas tem sido utilizado para medir a situação socioeconômica como pista para a análise da prevalência de algumas destas doenças.
Quanto a essas variáveis, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para falsa.
( ) Nível educacional.
( ) Ocupação profissional.
( ) Valor dos rendimentos.
As afirmativas são, respectivamente,
Sobre o drible nos desportos coletivos com bola, analise as afirmativas a seguir.
I. No futebol, formas de drible de grande habilidade são realizadas com o objetivo de mostrar superioridade em relação ao adversário.
II. O objetivo do drible é permitir que o atleta aproveite os espaços deixados pelo adversário para se aproximar da meta.
III. Os objetivos do drible nos esportes coletivos com bola se diferenciam por usarem partes do corpo diferentes.
Assinale:
Com relação aos eixos temáticos da Educação Física no Ensino
Médio, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Contemporaneidade – o mundo e a época em que vivemos
caracterizam–se por grandes transformações, das quais o
aumento do fluxo de informações é uma das mais
impactantes, o que influencia os conceitos e as relações
que as pessoas mantêm com seus corpos e com as outras
pessoas.
( ) Mídias – os alunos percebem, valorizam e constroem suas
experiências de Se–Movimentar atendendo a modelos que
apenas dão suporte a interesses mercadológicos o que
precisa ser submetido à análise crítica.
( ) Lazer e trabalho – os conteúdos da Educação Física devem
ser incorporados como possibilidade de lazer em seu tempo
escolar, de controle sobre o próprio esforço físico e do
direito ao repouso e ao lazer no mundo do trabalho.
As afirmativas são, respectivamente,