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Folha de respostas:

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Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo, com base no texto.

Coluna 1 Períodos históricos
1. Antiguidade
2. Desde a Idade Média
3. A partir da segunda metade do século XIV
4. Século XIX
5. Século XX

Coluna 2 Descrições
(  ) Responsabilidade da Igreja e da aristocracia
(  ) Museu Nacional de Belas Artes
(  ) Humanistas, antiquários, artistas e cientistas
(  ) Conservação de patrimônio e exposições gerais de belas artes
(  ) Bibliotecas e gabinetes
(  ) Mitologia grega

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

O desconto comercial (simples) a 2,7% ao ano, sobre uma duplicata de R$26.000, paga com 4 meses de antecedência, é:

O atendimento ao público, seja presencial ou por telefone, demanda ações importantes do atendente para que as expectativas dos clientes sejam atendidas.

Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.

  1. É necessário manter uma conversa simples com o interlocutor pelo telefone, sempre atendendo com um cordial “alô”.
  2. Ser sempre cortês com todos os clientes, deixando de lado preconceitos e más impressões é imprescindível para realizar um bom atendimento.
  3. É necessário perceber as necessidades dos clientes, ouvindo suas solicitações, direcionando-os de acordo com suas necessidades.
  4. No atendimento telefônico, a educação, cordialidade e gentileza são fatores importantes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Assinale a alternativa correta com relação aos periféricos de um computador.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o e-mail.

( ) O campo “Assunto” deve ser sempre preenchido, refletindo claramente o conteúdo da mensagem, pois isso facilita a identificação pelo destinatário e, posteriormente, pelo próprio remetente.
( ) O texto dos correios eletrônicos deve ser iniciado por uma saudação, como por exemplo: Senhor Coordenador, Prezada Senhora.
( ) O fecho padrão em comunicações oficiais é “Atenciosamente”, devendo-se evitar abreviações como “Att.” e outros fechos como “Abraços”, em e-mails profissionais.
( ) Em e-mails oficiais, não se adota um padrão de texto de assinatura, bastando o nome do remetente, sem necessidade de identificação do cargo ou função nem do órgão ou unidade.
( ) Como o correio eletrônico permite flexibilidade na comunicação, o texto, mesmo que seja profissional, aceita o uso de emoticons e de grafias como “vc” ou “aki”.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Assinale a alternativa correta, com base no texto

Uma escola tem merenda suficiente para 180 estudantes por 60 dias. Após 15 dias, mais 30 estudantes ingressam na escola.

Quantos dias durará a merenda?

Em um verão, em uma cidade, a razão entre o número de salva-vidas e o número de afogamentos é 15:2.
Se no referido verão o número de salva-vidas excede o número de afogamentos em 104, então o número de salva-vidas nessa cidade, no referido verão, é:

Qual é a denominação dada ao documento padronizado pelos Correios cuja finalidade é o registro do envio da correspondência, bem como da entrega
ou não ao destinatário.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

(  ) Tanto o memorando como o ofício devem conter o logo (timbre) da Instituição, número do documento, local e data, endereçamento, assunto, texto do documento, fecho e identificação do signatário.
(  ) Memorando e ofício são documentos oficiais com finalidades distintas: o primeiro é utilizado para comunicação externa ao órgão emitente e o segundo é utilizado para comunicação interna, de forma rápida e objetiva.
(  ) O requerimento é um documento cuja função é solicitar ou requerer algo, normalmente escrito em terceira pessoa e trazendo como fecho uma fórmula convencional do tipo “Nestes termos, pede deferimento”.
(  ) O termo “circular” aplica-se a documentos enviados a vários destinatários, costumando ser associado em expressões como “Memorando Circular”, “Ofício Circular” e “Carta Circular”.
(  ) O endereçamento a autoridades tratadas por Vossa Excelência deve ser “A Sua Excelência o Senhor [nome]” ou “A Sua Excelência a Senhora
[nome]”; já a autoridades tratadas por Vossa Senhoria deve ser “A Sua Senhoria o Senhor [nome]” ou “A Sua Senhoria a Senhora [nome]”.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Analise o quadrinho abaixo:

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando o quadrinho.

(  ) O texto apresenta reflexões e perplexidade de um observador diante do valor de uma obra de arte.
(  ) Em “Tem algo misterioso, obscuro…”, o verbo sublinhado é usado de maneira informal e impessoal.
(  ) Em “A gente analisa…”, o termo sublinhado pode ser substituído por “Nós”, sem desvio da norma culta da língua escrita.
(  ) A construção “O que faz um troço desses custar tão caro?” pode ser reescrita, sem desvio da norma culta da língua escrita, como: “Por quê um troço desses custa tão caro?”

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Considere os trechos a seguir retirados dos textos

  1. “Os visitantes de museus não precisam necessariamente de informações para se sentirem satisfeitos depois de visitar uma exposição.A arte pode falar por si mesma.” (texto 1, 1º parágrafo)
  2. “As obras de arte de Ensor geralmente parecem bizarras ou absurdas; esse modo de expressão específico pode ser o que levou os espectadores a fornecer avaliações mais extremas.” (texto 1, 3ºparágrafo)
  3. “A história da criação de museus de arte no Brasil remonta […] fundação da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), no Rio de Janeiro, em 1826, responsável pela organização de exposições, conservação de patrimônio, criação de pinacotecas e coleções.”
    (texto 2, 2º parágrafo)

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando o trecho em seu contexto.

(  ) Em 1, o primeiro período apresenta circunstâncias de finalidade e de tempo.
(  ) Em 1, o segundo período funciona como uma explicação para o primeiro.
(  ) Em 2, as informações são expressas de modo objetivo, factual e assertivo.
(  ) Em 2, os termos bizarras ou absurdas e mais extremas funcionam como predicativo nos dois casos.
(  ) Em 3, “de arte” funciona como adjunto adnominal e “de exposições”, como complemento nominal.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Com relação aos computadores de mesa (desktops), assinale a alternativa correta.

Analise as afirmativas abaixo:

  1. Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
  2. Arquivo é a designação para um conjunto de documentos produzidos e recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, para fins de prova ou informação.
  3. Quanto à natureza do assunto, os documentos podem ser classificados como ostensivos ou sigilosos.
  4. A forma diz respeito ao estágio de preparação e de transmissão de documentos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas

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