ComCom base nos valores de eletronegatividade da escala de Pauling, prevê-se que a ligação química com maior caráter iônico é encontrada na molécula base nos valores de eletronegatividade da escala de Pauling, prevê-se que a ligação química com maior caráter iônico é encontrada na molécula
Considere as soluções aquosas a seguir, todas de concentração 0,1 mol/L.
O menor pH e a menor condutibilidade elétrica são observados, respectivamente, nas soluções de:
Murilo é um adolescente de 15 anos que cursa o 1o ano do Ensino Médio. Ele é um aluno que participa muito das aulas, realizando perguntas aos professores e trazendo experiências de seu cotidiano com a intenção de exemplificar sua compreensão sobre o que está sendo estudado. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/1990), a escola e seus profissionais devem
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

“Metalinguagem” pode ser definida como linguagem sobre linguagem, discurso sobre um sistema de signos por meio desse próprio sistema. Por exemplo: a língua falando sobre si mesma (a gramática, a linguística), um poema falando sobre si mesmo, uma narrativa falando sobre si mesma, um filme falando sobre si mesmo etc.
(Adaptado de: LUFT, Celso Pedro. ABC da língua culta. São Paulo: Globo, 2010)
Considerando-se a definição acima, ocorre metalinguagem no seguinte trecho:
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

O termo que qualifica o substantivo na expressão “sorte geral” (4o parágrafo) tem sentido oposto ao termo que qualifica o substantivo em:
Atenção: Para responder às questões de números 11 e 12, examine a tirinha do cartunista André Dahmer.

Na tirinha, está empregado em sentido figurado o seguinte termo:
Quando se cria uma sala de aula no Google Sala de Aula, no Google Drive aparecerá uma pasta chamada Classroom e dentro dela uma pasta com o nome da turma criada. Ao selecionar essa pasta, ficará disponível na tela uma opção para compartilhá-la. Ao clicar nessa opção, aparecerá uma janela onde será possível indicar com quem se deseja compartilhar, se o compartilhamento será feito somente para leitura, se será permitido alteração na pasta etc. Com relação ao tipo de compartilhamento do link que será gerado, estarão disponíveis a partir dessa janela as opções:
O Novo Ensino Médio Capixaba é norteado por oito princípios fundamentais e essenciais, que visam garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando os desafios do novo século. Dentre eles, encontra-se o princípio do “desenvolvimento de competências”, que
Em uma situação hipotética, a professora Luciana entrou, nervosa, na sala dos professores. Havia discutido com a coordenadora pedagógica, que pediu seus diários de classe para verificar a frequência de um estudante e lhe chamou a atenção, pois não havia nenhuma anotação das últimas três semanas, nem da frequência e nem dos conteúdos, atividades e avaliações realizadas. Após conversar com alguns colegas, Luciana refletiu e foi falar com a coordenadora, reconhecendo que havia cometido um erro e, então, tomando por base, exclusivamente, o Estatuto do Magistério do Espírito Santo, dentre os deveres do docente, para reparar essas falhas, Luciana deverá
A matriz de saberes do currículo do ensino fundamental do Espírito Santo revela-se por meio do desenvolvimento, junto aos estudantes, dos quatro pilares da educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser, que, respectivamente, dizem respeito, dentre outros aspectos,
Atenção: Para responder às questões de números 41 e 42, considere as informações abaixo.
As baleias são os maiores seres vivos do planeta e importantes recicladores de nutrientes dos oceanos. Elas consomem uma quantidade colossal de alimento e suas fezes fertilizam as águas próximas à superfície. Por exemplo, uma baleia azul come cerca de 16 toneladas de peixes, lulas e pequenos crustáceos por dia. Hoje, apenas no oceano Austral, as baleias reciclam por ano, 1 200 toneladas de ferro, nutriente essencial para a reprodução do plâncton, organismos microscópicos que estão na base da cadeia alimentar marinha e contribuem para captar gás carbônico da atmosfera.
(Adaptado de: Revista Pesquisa Fapesp, dez. 2021)
A reação global de captura de gás carbônico pelo plâncton é representada corretamente por:
Um professor demonstrou aos seus alunos o experimento para identificar a natureza das ligações de algumas substâncias. Submeteu a um teste de condução de corrente elétrica alguns materiais no estado sólido e após dissolvê-los em água destilada, como segue.
Frasco I: sal de cozinha.
Frasco II: açúcar.
Frasco III: solução aquosa obtida com o material do frasco I.
Frasco IV: solução aquosa obtida com o material do frasco II.
Frasco V: água destilada com a qual preparou as soluções III e IV.
A condução de corrente elétrica capaz de acender a lâmpada é observada somente no frasco
Na teoria da ligação pela valência, o átomo central em um complexo forma uma ligação covalente coordenada com cada ligante no complexo, sendo os dois elétrons do par envolvido na ligação doados pelo ligante. Nesse caso, o átomo central utiliza um conjunto apropriado de orbitais híbridos formados pela combinação de alguns de seus orbitais (n – 1)d, seu orbital ns, e alguns de seus np. De acordo com essa teoria, a hibridização dos orbitais do íon Fe3+ (Z = 26) que recebem os elétrons dos ligantes, no complexo é
O estudo dos elementos químicos teve grande avanço com a espectroscopia. A invenção do espectroscópio nos anos 1850 garantiu a imortalidade desse químico, porém é mais conhecido por ter seu nome associado a um equipamento de laboratório. Esse personagem da História da Química, de nacionalidade alemã, é
Pesquisas sobre o processo de ensino aprendizagem mostram que o fato de o professor avaliar os alunos frequentemente e por meio de estratégias variadas favorece o aprendizado. Ressaltam o valor de se aplicar instrumentos de avaliação com regularidade, inclusive em forma de tarefas, brincadeiras, pois eles têm o potencial de estimular o aprendizado dos alunos na medida em que exige deles um esforço. Há também evidências de que quando o professor fornece feedbacks frequentes e específicos relacionados aos objetivos de aprendizagem, indicando aos alunos o que devem fazer para melhorar, influencia positivamente no desempenho dos estudantes.
Logo, a função básica da avaliação é