Depreende-se desta afirmação que são considerados colegiados representativos das diversas instituições componentes dos sistemas de ensino as seguintes instâncias:
Se, em termos formais, a política curricular diz respeito ao conjunto de leis e regulamentações que versam sobre o que deve ser ensinado nas escolas, por outro lado, a política curricular precisa ser entendida como sendo toda decisão ou todo condicionamento dos conteúdos e da prática do desenvolvimento do currículo a partir das instâncias de decisão política e administrativa.
Logo,
a escola não pode ser considerada um espaço público de tomada de decisão sobre a política curricular.
Sobre as afirmativas acima é correto afirmar que
Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.
Sem alterar o sentido do enunciado, em Uma pesquisa da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, indica que a overdose de Twitter, Instagram e Snapchat, entre outras, patrocina uma vida sedentária (linhas 3 e 4), a forma verbal patrocina poderia ser substituída por
A atual Constituição Federal prevê o estabelecimento de um plano nacional de educação, cujas ações integradas devem conduzir à
O instrumento de avaliação que consiste na “organização de uma coletânea de registros sobre aprendizagens do aluno que favoreçam ao professor, aos próprios alunos e às famílias uma visão evolutiva do processo" (HOFFMANN,J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto alegre: Mediação, 2002, p.201) denomina-se
Nas bases da Teoria Psicológica de Jean Piaget consta que o conhecimento objetivo é uma aquisição construída pela criança a partir de grandes reestruturações globais mentais. A influência desta teoria em educação leva a afirmar o seguinte:
As ações afirmativas podem ser definidas como políticas públicas (e privadas) voltadas à concretização do princípio constitucional da igualdade material e à neutralização dos efeitos da discriminação racial, de gênero, de idade, de origem nacional e de compleição física. São exemplos de medidas que se constituem em ações afirmativas na educação
A definição “(...) todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão".
(BERSCH, R.; TONOLLI, J. C. Introdução ao Conceito de ......... 2006. Disponível em: http://www.bengalalegal.com/. Acesso em: 19 jul. 2018.)
aplica-se à
A Lei 4.024/1961 estabeleceu o seguinte conceito de direito à educação:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394/1996, constitui-se como um princípio da Educação Nacional
O Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, ao regulamentar a Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras –, e o art. 18 da Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000, ao tratar da formação do professor de Libras e do instrutor de libras, define que o seguinte:
A gestão democrática como um princípio da educação brasileira deve ser efetivada na escola com
José Augusto Pacheco, na obra Escritos Curriculares (São Paulo: Cortez, 2005), ensina-nos que o currículo é uma construção marcada por processo contínuo de decisão. Nesse continuum de decisão curricular emergeriam as diferentes porém concatenadas fases de desenvolvimento do currículo. Dentre estas fases temos o chamado currículo prescrito, que é