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Com base na leitura do texto, assinale a alternativa que contém somente as afirmações CORRETAS. I) “Em cerimônia na sede da organização Panamericana de saúde (OPS), o escritório regional da OMS) em Washington a OMS entregou a Cuba a primeira certificação do mundo que estabelece que o país cumpriu o duplo desafio de eliminar a transmissão do HIV de mãe para filho, bem como, da sífilis congênita.” Portanto, o número de caso de HIV e Sífilis transmitido de mãe para filho caiu para zero. II) Quando as mulheres que possuem o vírus HIV engravidam, mas não recebem tratamento, as chances de transmitirem o vírus para os bebês durante o parto, a amamentação, ou até mesmo durante a gestação, variam entre 15% e 45%. III) Mesmo a mãe e o filho recebendo o tratamento com retrovirais, as chances de o filho contrair o vírus ainda não é nula. Ainda há 1% de chance de transmissão do vírus da mãe para o filho.

O termo gênero, que remete à “linhagem, espécie, família, raça” nem sempre é usado com um único sentido. Nos estudos literários, ele se refere à recorrência de características que permitem agrupar as manifestações literárias. A respeito do gênero lírico, assinale a alternativa CORRETA:

Mediante a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Art. 5º O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. § 1º O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá: EXCETO:

Baseado na Lei Orgânica do Município de Cerro Largo- RS: Art. 98. A lei estabelecerá o Plano Municipal de Educação Plurianual em consonância com o Plano Nacional e Estadual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino nos diversos níveis e à integração das ações desenvolvidas pelo Poder Público que conduzam a: Analise as afirmativas abaixo: I) alfabetização. II) universalização do atendimento escolar. III) melhoria da qualidade do ensino. IV) formação para o trabalho. V) promoção humanística, científica e tecnológica. VI) valorização dos profissionais da educação. VII) prestação de atendimento aos portadores de deficiência, superdotados e talentosos. São verdadeiras:

Assinale a alternativa CORRETA, qual é a melhor possibilidade de acesso para os sites a seguir: http://www.bb.com.br https://www.bb.com.br Considere a segurança como critério de escolha.

[...] Fica claro, então, sem necessidade de outras provas, que a moeda é muito útil e oportuna para o bem da comunidade pública, aliás, muito necessária, como demonstra Aristóteles, no seu quinto livro de Ética. Mesmo que o poeta Ovídio diga:
S
e extraídas da terra as riquezas que dão origem aos males, e agora o ferro deletério e, mais deletério do que o ferro, o ouro etc.
O que quer dizer, em vernáculo, que as riquezas, isto é, o ouro e a prata, que se arrancam e extraem das entranhas da terra são as burlas e os logros dos homens maus, pois muitos males são feitos e perpetrados por causa delas, seguidos de infinitos homicídios, como ocorreu no passado e ocorre até hoje diante dos nossos olhos. Mas isso acontece por causa da cobiça perversa dos homens maus e não pelo dinheiro em si, pois ele é muito amigo e necessário à vida humana e seu uso é muito bom.
(adaptado de: ORESME, Nicole. Pequeno Tratado da Primeira Invenção das Moedas (1355). Tradução, introdução e notas por Marzia Terenzi Vicentini. Curitiba: Segesta, 2004, p. 36-37).
Nicole d'Oresme (1320-1382) natural da Normandia, em sua vida foi teólogo, bispo e participou da política. Realizou este tratado sobre as moedas a pedido do rei Carlos V no período da reforma monetária. Esta obra traz consigo diversas informações que desmistificam o uso da moeda e o comércio na Idade Média Ocidental.
Sobre o pensamento econômico medieval, assinale a alternativa CORRETA:

O período das grandes navegações e início da colonização ganhou expressividade a partir dos séculos XV e XVI. Esses intentos, aparentemente ousados, se deveram ao novo contexto e à mudança no pensamento do período, que vinha se desenvolvendo desde a Idade Média Ocidental. Acerca dessas mudanças, assinale a alternativa CORRETA:

Conforme a Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010: Complete a lacuna do Art. 19. O poder público incentivará a celebração das personalidades e das datas comemorativas relacionadas à trajetória do-------- ----------------------------------------------------, bem como sua comemoração nas instituições de ensino públicas e privadas.

Assinale alternativa CORRETA, para a internet há uma gama de sites e portais de conteúdo e informação que são interligados a operadoras e outras instituições, tornando estes acessíveis a todos, considerando o ambiente empresarial e uma intranet, quais são suas características da intranet?

“Anteriormente, salientou-se, para o caso da Europa, que a disciplina histórica na primeira metade do século XIX conferiu um espaço bastante limitado aos indivíduos e às suas biografias, e no Brasil não foi diferente. A monografia Como se deve escrever a história do Brasil, do pesquisador alemão Carl Friedrich Phillip Von Martius, que, em 1840, venceu um concurso do Instituto, não continha uma só palavra a respeito dos grandes homens ou dos heróis. Da mesma forma, nem Francisco Adolfo de Varnhagen nem Capistrano de Abreu, consagrados como “pais fundadores" da historiografia brasileira, têm biografias históricas entre suas obras mais significativas."
(SCHIMDT, Benito Bisso. História e Biografia. In: CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo (org.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 200).

A biografia surgiu ao mesmo tempo em que a narrativa histórica na Grécia Antiga, mas sua trajetória no campo de interesse não foi contínua e por vezes ficou à margem da historiografia. No caso do Brasil o caminho percorrido pela narrativa biográfica também enfrentou percalços, ora estando em evidência, ora sendo deixada em segundo plano. Sobre a biografia no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

Desde aproximadamente 1858 os franceses ocuparam a região do Vietnã sob o pretexto de proteger os missionários católicos. Os colonizadores da França passaram a explorar o território e proletarizar os vietnamitas. Porém, esses povos estiveram resistindo essa ocupação desde 1898, mas o movimento de libertação do Vietnã se deu com a explosão da II Guerra Mundial. Essas lutas em oposição aos colonizadores para a independência contou com especificações em táticas militares, que eram possíveis devido as características da nação; a respeito disso assinale a alternativa CORRETA:

“Como bem lembra Gianna Pomata, a história do gênero compreendida como a história da construção social, através de discursos e práticas, de categorias do masculino e do feminino é legítima e representa um território útil à pesquisa histórica. Mas não podemos confundi-la com a história das mulheres nem, tampouco, obliterar a necessidade de uma história social das mulheres. A tarefa da história das mulheres – insiste a mesma autora, com a qual concordamos – não é a desconstrução dos discursos masculinos, mas, sim, a ultrapassagem da pobreza dos fatos que tornou a vida dessas atoras sociais tão descarnada. É preciso fazer uma história erudita, baseada num máximo de informações, guiada por um fio que conduza, através da realidade concreta, ao fato material e social, história capaz de criar um entorno que nos ajude a compreender qual o efeito prático dessa avalanche de discursos sobre a vida da mulher ou quais são as relações entre discursos e práticas." (retirado de: DEL PRIORE, Mary. História das mulheres: As vozes do silêncio. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998, p. 233).
O excerto anterior traz consigo a temática da história das mulheres, que compreende um território relativamente pouco explorado pelo historiador. Esse interesse pelas mulheres na história só foi possível no século XX depois de novas correntes historiográficas ganharem espaço, com novos objetos e novas abordagens. Sobre a escrita da história das mulheres neste novo contexto, assinale a alternativa CORRETA:

Sobre as ideias do texto, assinale a alternativa INCORRETA.

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