Conforme a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015: Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: Identifique a alternativa CORRETA que condiz com três incisos do artigo 28:
Embasado na Lei Orgânica do Município de Cerro Largo- RS: Art. 113. Farão parte, obrigatoriamente, das diversas disciplinas integrantes do currículo escolar das Escolas Municipais, conteúdos referentes a:
Assinale a alternativa CORRETA, devo adicionar um destinatário joe@outllok.com ao e-mail sem notificar os demais destinatários da mensagem, qual é o campo de preenchimento?
“O projeto jesuítico era o mesmo para todo o Novo Mundo: reunir em aldeia diversas comunidades nativas submetê-las à autoridade colonial e convertêlas ao cristianismo e ao que se considerava como civilização. Jamais houve estratégia jesuítica de construção de “império teocrático-cristão", autossuficiente, nas Américas – Império Universal. Após algumas décadas, quando as comunidades nativas estivessem estabilizadas, elas se transformariam em doutrinas, ficando sob a autoridade eclesiástica dos bispos e, portanto, das Coroas ibéricas, responsáveis pela administração religiosa nas colônias. Desde sua fundação, os povos missioneiros espanhóis estavam submetidos às audiências, órgãos judiciário-administrativos criados pela Coroa ibérica para assessorar os vice-reis. A mesma submissão às autoridades coloniais e metropolitanas ocorria quanto às reduções jesuíticas portuguesas." (retirado de MAESTRI, Mário. Breve história do Rio Grande do Sul: da pré-história aos dias atuais. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2010, p. 62)
O modelo missioneiro foi uma “via de mão-dupla" que perdurou por cerca de um século na região que atualmente compõe o sul do Brasil, chefiado pela Coroa Espanhola. Acerca dos benefícios gerados para os espanhóis e para os nativos que esse modelo de organização proporcionava, assinale a alternativa CORRETA:
“[...] Toda a história do reinado de Augusto se resume nos seus esforços para traduzir para a realidade e os fatos esse caráter quase miraculoso de sua pessoa. Ele quer respeitar as formas tradicionais, embora elas sejam quase vazias de conteúdo. Conserva o consulado, a pretoria, a edilidade, o tribunato, porém, sorrateiramente, tira-lhes quase toda a importância real. Enquanto o consulado mantém alguma autoridade, ele mesmo é cônsul. Depois, um belo dia, deixa de querer sê-lo; é que encontrou outro meio de reter em suas mãos o comando do Estado. É o primeiro do Senado, e sua palavra arrebata sempre a decisão." (retirado de GRIMAL, Pierre. História de Roma. São Paulo: Ed. UNESP, 2011, p. 129).
A política e a sociedade romana imperial mantiveram suas bases, ao menos idealmente, semelhantes às da República, porém, a figura do imperador passou a ser decisiva e de grande poder, como Pierre Grimal deixa claro no trecho anterior. Sobre a sociedade e política do sistema romano imperial, assinale a alternativa CORRETA:
“A construção do Estado Nacional na primeira metade do século XIX foi marcada pelo debate entre diferentes projetos que refletiam a diversidade de interesses e de concepções da elite dirigente." (retirado de: DOLHNIKOFF, Miriam. O pacto imperial: origens do federalismo no Brasil do século XIX. São Paulo: Globo, 2005, p. 23).
Geograficamente o Brasil possui uma grande extensão de terra, isso significa que desde o período imperial brasileiro havia a dificuldade na unidade nacional, e isto se refletiu na formulação de uma constituição quando a República foi proclamada. Sobre as principais diferenças entre as regiões, assinale a alternativa CORRETA: