Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 36 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d

Conforme a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015: Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: Identifique a alternativa CORRETA que condiz com três incisos do artigo 28:

Embasado na Lei Orgânica do Município de Cerro Largo- RS: Art. 113. Farão parte, obrigatoriamente, das diversas disciplinas integrantes do currículo escolar das Escolas Municipais, conteúdos referentes a:

“O projeto jesuítico era o mesmo para todo o Novo Mundo: reunir em aldeia diversas comunidades nativas submetê-las à autoridade colonial e convertêlas ao cristianismo e ao que se considerava como civilização. Jamais houve estratégia jesuítica de construção de “império teocrático-cristão", autossuficiente, nas Américas – Império Universal. Após algumas décadas, quando as comunidades nativas estivessem estabilizadas, elas se transformariam em doutrinas, ficando sob a autoridade eclesiástica dos bispos e, portanto, das Coroas ibéricas, responsáveis pela administração religiosa nas colônias. Desde sua fundação, os povos missioneiros espanhóis estavam submetidos às audiências, órgãos judiciário-administrativos criados pela Coroa ibérica para assessorar os vice-reis. A mesma submissão às autoridades coloniais e metropolitanas ocorria quanto às reduções jesuíticas portuguesas." (retirado de MAESTRI, Mário. Breve história do Rio Grande do Sul: da pré-história aos dias atuais. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2010, p. 62)
O modelo missioneiro foi uma “via de mão-dupla" que perdurou por cerca de um século na região que atualmente compõe o sul do Brasil, chefiado pela Coroa Espanhola. Acerca dos benefícios gerados para os espanhóis e para os nativos que esse modelo de organização proporcionava, assinale a alternativa CORRETA:

“[...] Toda a história do reinado de Augusto se resume nos seus esforços para traduzir para a realidade e os fatos esse caráter quase miraculoso de sua pessoa. Ele quer respeitar as formas tradicionais, embora elas sejam quase vazias de conteúdo. Conserva o consulado, a pretoria, a edilidade, o tribunato, porém, sorrateiramente, tira-lhes quase toda a importância real. Enquanto o consulado mantém alguma autoridade, ele mesmo é cônsul. Depois, um belo dia, deixa de querer sê-lo; é que encontrou outro meio de reter em suas mãos o comando do Estado. É o primeiro do Senado, e sua palavra arrebata sempre a decisão." (retirado de GRIMAL, Pierre. História de Roma. São Paulo: Ed. UNESP, 2011, p. 129).

A política e a sociedade romana imperial mantiveram suas bases, ao menos idealmente, semelhantes às da República, porém, a figura do imperador passou a ser decisiva e de grande poder, como Pierre Grimal deixa claro no trecho anterior. Sobre a sociedade e política do sistema romano imperial, assinale a alternativa CORRETA:

“A construção do Estado Nacional na primeira metade do século XIX foi marcada pelo debate entre diferentes projetos que refletiam a diversidade de interesses e de concepções da elite dirigente." (retirado de: DOLHNIKOFF, Miriam. O pacto imperial: origens do federalismo no Brasil do século XIX. São Paulo: Globo, 2005, p. 23).
Geograficamente o Brasil possui uma grande extensão de terra, isso significa que desde o período imperial brasileiro havia a dificuldade na unidade nacional, e isto se refletiu na formulação de uma constituição quando a República foi proclamada. Sobre as principais diferenças entre as regiões, assinale a alternativa CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282