Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

“Anteriormente, salientou-se, para o caso da Europa, que a disciplina histórica na primeira metade do século XIX conferiu um espaço bastante limitado aos indivíduos e às suas biografias, e no Brasil não foi diferente. A monografia Como se deve escrever a história do Brasil, do pesquisador alemão Carl Friedrich Phillip Von Martius, que, em 1840, venceu um concurso do Instituto, não continha uma só palavra a respeito dos grandes homens ou dos heróis. Da mesma forma, nem Francisco Adolfo de Varnhagen nem Capistrano de Abreu, consagrados como “pais fundadores" da historiografia brasileira, têm biografias históricas entre suas obras mais significativas."
(SCHIMDT, Benito Bisso. História e Biografia. In: CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo (org.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 200).

A biografia surgiu ao mesmo tempo em que a narrativa histórica na Grécia Antiga, mas sua trajetória no campo de interesse não foi contínua e por vezes ficou à margem da historiografia. No caso do Brasil o caminho percorrido pela narrativa biográfica também enfrentou percalços, ora estando em evidência, ora sendo deixada em segundo plano. Sobre a biografia no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282