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Constituição Federal Brasileira de 1988:

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à:

I- Educação;

II- Vida;

III- Propriedade;

IV- Justiça;

V- Segurança.

Assinale a alternativa que apresenta os conceitos que fazem parte do enunciado do artigo 5º:

A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá a dados princípios, sendo estes os princípios:

I- Eficiência.

II- Moralidade.

III- Impessoalidade.

IV- Legalidade.

V- Publicidade.

Assinale a alternativa correta:

Tal tipo de planejamento educacional se preocupa e põe em pauta as possibilidades e os benefícios existentes com o que pode ser alcançado e obtido através das relações entre todas as pessoas envolvidas no processo educacional – sejam professores, diretores, coordenadores, alunos, pais e responsáveis, além da própria comunidade. Sendo assim, a elaboração de tais projetos que consideram novas ideias, novos parâmetros e uma visão plural são modos de um planejamento:

Considerando as primeiras formas de desenvolvimento infantil, principalmente nos primeiros momentos da infância, é correto afirmar que:

A cultura tem relações com o modo de vida de uma sociedade, assim como está relacionada à forma como os indivíduos e a sociedade desenvolvem-se e produzem aspectos constituintes para a manutenção da mesa. Assim, a cultura tanto é influência, quanto influenciada pelos indivíduos e grupos sociais. Com base nesses pressupostos, é incoerente afirmar que:

São motivos para os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental, sendo devida a comunicação ao Conselho Tutelar, exceto os casos de:

Em sala de aula são necessárias abordagens de diversos assuntos de importância social, um deles é acerca da diversidade. Quanto a esse assunto é incorreto afirmar que:

Ao longo da história, a concepção que define o que é infância mudou muito. São várias as concepções históricas e suas análises por especialistas nesse assunto variam, porém, antes da concepção da criança como um indivíduo particular e que necessita dos cuidados dos mais velhos e de seus responsáveis, antes, haviam diversas concepções:

I- Uma concepção muito comum e que perdurou ao longo da história era a que a criança era um adulto em miniatura, ainda em formação em certo sentido, mas que podia ser tratado e julgado do mesmo modo como adultos de fato;

II- Durante muitos séculos as crianças poderiam não ser tratadas com grande afetividade, já que devido a medicina, a qualidade de vida baixa e as condições sanitárias, a mortalidade infantil sempre foi muito alta;

III- Quando o fator da afetividade ganha lugar nas famílias e as crianças passam a ser tratadas de um modo diferente, tal mudança é acompanhada pelas noções de ampliar a qualidade na criação, na educação, na instrução e formação do mesmo para a vida adulta;

IV- É uma noção clássica e constante a ideia de que a criança é não só obrigação dos pais e responsáveis, mas também obrigação do Estado e, assim, deve ser amparada pelas leis, por tratados e decisões político-sociais que as amparem.

Assinale a alternativa correta:

Considerando o objetivo principal da educação infantil, responda qual é a visão que melhor constitui o objetivo para o desenvolvimento da criança nessa fase:

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