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A Biologia da Conservação é a área que estuda as causas de ameaças e extinção de espécies a fim de desenvolver métodos de preservação de genes, espécies, comunidades e ecossistemas, como por exemplo, formas para estimar as taxas atuais de extinção e identificar espécies em risco de extinção. A partir do contexto, analise a adequação das estratégias propostas abaixo:

  1. O estudo longitudinal da relação entre o número de espécies e o tamanho de uma área analisada é uma forma de estimar o número de extinções em consequência da destruição do habitat, como por exemplo, o estudo das florestas tropicais brasileiras ao longo das décadas relacionando a taxa de desmatamento com o número de espécies.
  2. A análise da interação entre a variação genética da população, a morfologia, a fisiologia, o comportamento e seu ambiente físico e biológico é usada para estimar o risco de extinção de uma população, pois espécies cuja população esteja aumentando rapidamente em uma área provavelmente serão extintas por perturbações locais tais como incêndios.
  3. As informações demográficas e genéticas coletadas ao longo do tempo são usadas para determinar o risco de extinção de populações que vivem em diferentes locais com perturbações naturais frequentes, tais como a análise dos dados de sobrevivência, crescimento e reprodução de plantas submetidas a periódicos eventos naturais de incêndios (cerrado) ou enchentes (região amazônica).

É CORRETO o que se afirma em:

Muitos estudantes nas aulas de ciências sobre origem da vida se questionam tanto sobre o fato de como é possível estudar um evento único que ocorreu há vários bilhões de anos, quanto se podemos observar atualmente o surgimento da vida a partir da matéria não-viva. Para responder a tais questionamentos, docentes devem argumentar que, para a formulação de hipóteses plausíveis sobre o tema, levamos em consideração os princípios de: continuidade (a vida deve ter evoluído da não vida em um processo gradual); vestígios (a continuidade histórica dos processos prebióticos fornece pistas bioquímicas); e o de “nada é de graça” (organismos vivos usam o processo de oxidação para obter a energia necessária para a sobrevivência).
Considerando esse contexto, analise as asserções a seguir, que constituem respostas às perguntas dos discentes.

I - Atualmente não se formam seres vivos a partir da matéria-não viva.

Porque

II - As moléculas biológicas simples que se formam no ambiente atual são rapidamente oxidadas ou consumidas pela vida preexistente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

A tabela abaixo apresenta a participação relativa de grupos de alimentos no total de energia, avaliado por meio de aquisição alimentar domiciliar, por classe de rendimento familiar mensal per capita.

Tabela 1: Participação relativa de grupo de alimentos no total de calorias, segundo a aquisição alimentar domiciliar, por classe de rendimento familiar mensal em Salário Mínimo Per Capita (SMPC), Brasil, 2002-2003. (FONTE: IBGE, Pesquisa de Orçamento Familiar. Brasil, 2002-2003.).

A análise das informações da tabela indica como tendências do padrão alimentar no Brasil que:

  1. Quanto maior a renda, maior é o consumo de carnes, leite e derivados, frutas, legumes e verduras, condimentos, refeições prontas e bebidas alcoólicas. Quanto maior a renda, maior é o consumo de fibras e proteínas.
  2. Quanto menor a renda, maior é o consumo de feijão, raízes e tubérculos, tais como batata e macaxeira. Ou seja, quanto menor a renda maior é o consumo de carboidratos.
  3. Na classe +5 SMPC o consumo de leite e derivados supera em mais de três vezes a participação desse grupo de alimentos na classe inferior de rendimentos (até 1/2 SMPC); as carnes superam 1,5 vezes; as frutas cerca de seis vezes e as verduras e legumes três vezes.
  4. Cereais e derivados, tais como arroz e pão francês, são consumidos relativamente na mesma proporção entre as classes de rendimentos, variando em cerca de 1/3 da contribuição energética.
  5. O consumo energético da classe de maior rendimento representa cerca de 1,5 vez o consumo da classe de menor rendimento.
  6. O alto consumo de refeições prontas pelas classes mais altas é ruim, pois esses alimentos processados, em geral, possuem teores elevados de gorduras, açúcares e sal, cujo consumo deve ser restringido.

É CORRETO o que se afirma em:

Uma pesquisa recente constatou que cerca de 80% dos casos de câncer de mama em mulheres com idades entre 20 e 35 anos não têm origem hereditária. Entre estes casos, mais de 40% apresentaram mutação somática em gene que codifica proteína de reparo de DNA.

Fonte: Encinas G., Sabelnykova V. Y., de Lyra E., Hirata Katayama M., Maistro S., de Vasconcellos Valle P., de Lima Pereira G., Munhoz Rodrigues L., de Menezes Pacheco Serio P., Chaves de Gouvêa A., Correa Geyer F., Alves Basso R., Solange Pasini F., et al. Somatic mutations in early onset luminal breast cancer. Oncotarget, 9 (32), 22460-22479, 2018.

Considerando este contexto, analise as asserções a seguir.

I- As mutações dos cânceres das mulheres estudadas ocorrem no momento de duplicação das células (replicação do DNA), quando a enzima DNA polimerase cria duas cadeias de DNA a partir de uma única molécula de DNA original, e, portanto, não têm origem hereditária.

Porque

II- Uma vez que as células germinativas não passam pelo processo de duplicação do DNA, os cânceres das mulheres estudadas são resultados do processo de mitose, no qual há a possibilidade de geração de cópia(s) não idêntica(s) à molécula original, o que pode resultar em erros nas replicações caso haja problemas com o sistema de reparo de DNA.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

Um dos dilemas que docentes de ciências enfrentam nas salas de aula são as questões discentes que contrapõem os conhecimentos científicos com os religiosos. Há diversas indicações para que os saberes discentes sejam levados em consideração nos processos de ensino e aprendizagem, porém, também há recomendações para que seja feita a distinção entre possíveis formas de compreensão do mundo e a legitimidade de cada uma delas. Assim, é importante a compreensão do conhecimento científico para a análise do mundo que nos cerca. Entre estas questões aparecem os dilemas: “Como sabemos que a Terra é antiga?”, “Quais as evidências de que a vida evoluiu há milhões de anos na Terra e que continua evoluindo?”.

Entre os argumentos do conhecimento científico que são usados para explicar estas questões estão:

  1. Através de datação de carbono-14 conseguimos estimar a idade das rochas.
  2. Apesar dos continentes parecerem estáticos atualmente, o que acontece é que o núcleo da Terra tem perdido calor ao longo dos milhões de anos, e como consequência a deriva continental tem diminuído durante a história da Terra.
  3. O registro fóssil revela padrões regulares, tal como o fato de que um dado organismo é encontrado em rochas de idades específicas e novos organismos só aparecem em rochas mais recentes.
  4. As lacunas no registro fóssil são evidências da ausência do processo evolutivo de determinados organismos.
  5. Mudanças no ambiente físico ou biológico, tais como concentração salina, temperatura, umidade e presença de predadores, influenciam as taxas evolutivas dos organismos ao longo do tempo.
  6. A seleção artificial e a biotecnologia têm influenciado, principalmente, na evolução de organismos com importância econômica.

É CORRETO o que se afirma em:

O Ministério da Saúde aponta que as pessoas comumente associam o termo sexualidade ao ato sexual e/ou aos órgãos genitais. Porém, enquanto o sexo ou a atividade sexual é apenas uma das dimensões importantes da sexualidade, a sexualidade é a identidade sexual do indivíduo, que integra o seu modo de ser, abrangendo aspectos biológicos, psíquicos, sociais, culturais e históricos, não limitando-se, portanto, à genitalidade ou a uma função biológica responsável pela reprodução (BRASIL, 2013).

Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva. 1. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

Partindo deste amplo significado da sexualidade, analise as asserções a seguir.

I – Para compreender a sexualidade infantil, é necessário ir além do conhecimento referente ao desenvolvimento sexual e reprodutivo, levando-se em conta o desenvolvimento emocional de cada sujeito.

Porque

II – Considerando que o desenvolvimento emocional depende do aprendizado obtido por meio das relações construídas a partir da infância é de grande importância para a consolidação da autoestima que as fases mais precoces do desenvolvimento humano sejam vivenciadas em um contexto de afetividade e estímulo as potencialidades.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

Uma pesquisa recente avaliou o efeito do uso de anabolizantes associado ao treinamento físico em ratos Wistar machos. Para avaliar os efeitos, foram formados 4 grupos de cobaias, tratadas duas vezes por semana:

  1. sedentário tratado com veículo (propilenoglicol).
  2. treinado tratado com veículo (propilenoglicol).
  3. sedentário tratado com decanoato de nandrolona (N = 5 mg/Kg).
  4. treinado tratado com decanoato de nandrolona (N = 5 mg/Kg).

O tratamento com o anabolizante (decanoato de nandrolona) induziu aumento na concentração tecidual de colágeno nos corações dos ratos sedentários e treinados conforme os dados abaixo:

  • Sedentários tratados com anabolizante 10,32±0,75 > Sedentários tratados com veículo 2,93±0,22)
  • Treinados tratados com anabolizante 34,34±2,78 > Treinados tratados com veículo 6,45±1,02 m2).

Além do colágeno, as evidências apontam para o fato de que a utilização de anabolizantes em altas doses acentua o aumento do coração. O experimento evidenciou ainda que o uso de anabolizantes provoca uma diminuição das cavidades cardíacas, uma vez que, além do aumento do músculo, ocorre também o aumento de fibras de colágeno. Este aumento acarreta a diminuição da capacidade de bombeamento do sangue durante a contração.

Fonte dos dados: Giordano, F.C.L.; Cunha, T. S.; Tanno, A.P.; Marcondes, F.K. Associação entre exercício físico de alta intensidade e esteróide anabolizante induz hipertrofia e aumento de colágeno no tecido cardíaco. IN: Caderno de resumos do XIV Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP, 27 e 28 de setembro de 2006, pp 70. Campinas, SP: UNICAMP/Pró-Reitoria de Pesquisa, 2006. Disponível em: https://www.prp.unicamp.br/pibic/congressos/xivcongresso/cdrom/pdfN/1027.pdf>. Acessado em: 20 de outubro de 2019.

A partir da análise desse contexto infere-se:

  1. Os casos de parada cardíaca e morte súbita em atletas usuários de anabolizantes podem estar relacionados às alterações fisiológicas no coração, provocadas pelo uso do anabolizante.
  2. O uso de anabolizantes sem exercício físico não traz prejuízos à saúde.
  3. Anabolizantes associados a exercícios físicos causam mais prejuízos do que quando utilizados por sedentários.

É CORRETO o que se afirma em:

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